fbpx
quinta-feira , 28 março 2024

1176 – A história da lenda

Alguma vez em alguma mixagem,  seja ao vivo ou no estúdio você já usou o 1176 ou um modelo inspirado nele. Com certeza o compressor mais famoso da história, entrando para o Technology Hall of Fame em 2008.

1176

 

 

 

 

 

 

Em 1966 o Lendário engenheiro Bill Putnam, migrou das válvulas  para a nova tecnologia  de estado sólido, redesenhando o bem sucedido compressor valvulado 176 usando transistor de efeito de campo (FET), e assim nasceu o 1176.

Um pouco de história

Lançado em 1968, como dizia no seu release original “um verdadeiro limitador de pico com circuito transistorizado e desempenho superior em todos os tipos de material de programa”,  o 1176 era vendido como um compressor com um  attack absurdamente rápido ( aprox .00002 segundos). Também oferecia um design moderno pra época, com corpo de alumínio, tendo o preço inicial de venda em 1967 de U$ 486

Similar ao 176,  o 1176 não tem controle de threshold, apenas ajuste de entrada e saída além de attack e release variável, o que era uma novidade pra época. A quantidade de compressão era determinada pelo  ajuste do sinal de entrada. Quando mais sinal era detectado pelo circuito, maior era a compressão.

Características

engenheiros testando um 1176
engenheiros testando um 1176

  • Usa um circuito FET para  o “gain reduction”
  • Quatro diferentes ratios estão disponíveis via chave seletora –   4:1, 8:1, 12:1, e 20:1
  • Attack ajustável entre 20 milissegundos até 800 milissegundos
  • Release ajustável entre 50 ms a 1.100 ms
  • Duas unidades (link) podem ser usadas para utilização stereo

 

Revisões

Uma das coisas que os donos de um 1176 sabem é que nem todo aparelho  foi fabricado exatamente igual. Existe um longo histórico de revisões feitas ao longo dos anos são elas:

Panfleto do 1176
Panfleto do 1176
  • Revisão A – versão de lançamento 1967, seguida da revisão AB  e B meses depois.
  • Revisão C – Batizada como 1176LN  após ser redesenhada com um circuito de  baixo ruído. Famoso pelo apelido “cara preta” (Black face)
  • Revisão D e E – Fabricada entre 1970 e1973 são considerados as unidades com a melhor sonoridade

A universal áudio fez um histórico com todas as atualizações do 1176 que voce pode encontrar aqui

 

Um velho truque “all buttom mode”

Era comum o uso do 1176 em “all buttom mode” ou “British mode”. Isso acontece quando os quatro botões  de ratio são pressionados simultaneamente.

 

Isso faz com que o ratio, attack e relese tornem-se completamente dependentes do que entra de sinal. Neste modo o ratio vai pra algo em torno de 12:1 a 20:1, e é isso que dá a marca registrada deste equipamento, que é uma leve distorção bem característica.

 

O shape da compressão muda completamente neste modo, enquanto 4:1 é uma curva gentil, no all buttom mode parece um despenhadeiro.

A geração atual

O 1176 Foi relançado em 2000  pela Universal Audio, com uma reprodução do “blackface”  1176LN, baseado nas revisões C, D e E.1176ln

Segundo eles, o processo de fabricação continua da mesma forma que foi feito o primeiro, há 47 anos atrás.  Verdadeiramente uma lenda!

Agora que você já sabe sobre as revisões  e sobre o all buttom mode, pode agora testar  e diferenciar todos os modelos!

Fonte: Universal Audio e WikiPedia

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

mitos do audio

Mitos do áudio revelados! Parte 1

Vou mais uma vez causar polêmica e discussão com este post, pois sei que muita gente que segue o blog faz ou já fez, concorda ou discorda de alguns desses mitos que eu vou comentar agora:

2 comentários

  1. Claudeir Tomé Claudeir

    Muito bom Diego!

  2. Opa. Bela idéia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.