terça-feira , 1 setembro 2015
Início / Resenha / 5 maneiras de amar sua pior mixagem

5 maneiras de amar sua pior mixagem

Você já mixou algo que soou muito mal?  Tudo bem, isso é perfeitamente aceitável. Neste artigo você descobrirá como  olhar aquela mixagem que ficou um lixo e tirar proveitodo seu erro.

 

Você pode pensar que nunca fez uma mixagem ruim (principalmente se você está começando), mas como você dirá a uma criança que está aprendendo a andar, que ela nunca vai cair com a cara no chão?

 

Isso simplesmente acontece!! O tempo todo!!!

E mesmo quando uma criança já pega a prática e já quer correr, nada  é  alem de uma forma mais elaborada de cair mais rápido.  Ela vai cair o tempo todo!

No aprendizado do caminhar a criança consegue achar esse “cair – levantar” uma bricadeira divertida, e transforma a queda em algo positivo, um aprendizado.

Tudo vem com o tempo.

Você também pode desfrutar de suas mixagens ruins.

Aqui vão algumas maneiras:

  1. Ouça algumas vezes a sua mix ruim e tome nota do que você mais gosta nessa mix. Há pelo menos alguma coisa que você fez bem…
  2. Faça a pergunta: “Será que eu poderia ter gravado melhor?  O que me ajudaria a mixar melhor este trabalho?”
  3. Faça uma lista de coisas que precisam ser alterados. Sério. ANOTE. É bem mais fácil  quando você tem uma lista de coisas específicas para voltar atrás e refazer, do que apenas guardar na memória.
  4. Faça a pergunta: ” será que eu estou fazendo coisas demais nessa mix?”   Você não comprimiu aquele instrumento sem razão alguma?
  5. ANIME-SE  !!!    A sua mix #2 vai sempre soar melhor que a primeira, porque você acabou de aprender com a “queda”.

LEIA:

Apesar de se chatear pela sua recente catástrofe na mix, sorria pra ela, respire fundo, volte lá e faça TUDO OUTRA VEZ!  Como uma criança que cai, levanta e corre denovo.

Na maioria das vezes os problemas de uma mix estão relacionados com coisas simples como equalização e níveis de fader.   Um band-aid na sua mix horrível, é uma saudável compreensão de como um EQ funciona.

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

por dentro da cena - jota quest

Bruno Campregher – Jota Quest | Por dentro da Cena #5

O Eng de P.A do Jota Quest mostra como ele usa sua cena, seus plugins e fala sobre sua mixagem!