domingo , 15 setembro 2019
Início / Dicas / 5 erros comuns de monitoração em Home Studio

5 erros comuns de monitoração em Home Studio

Se seus monitores não estão te dando uma verdadeira representação do que está saindo do seu mix bus, você precisa corrigi-lo! Aqui vão os cinco erros mais comuns que as pessoas cometem com os monitores:

 

1. Alto-falantes muito grandes

Sim, se você está em um quarto pequeno com grandes alto-falantes – pior ainda com um sub ligado junto – há uma grande probabilidade de que você terá problemas com ondas estacionárias, frequências que simplesmente desaparecem ou um quarto que se transforma em uma enorme porta para os graves. Grandes falantes não significam grandes mixagens. Inclusive, vários engenheiros tops mixam em nearfields.

 

 

2. Volume muito alto.

Mixar com volume muito alto vai criar problemas semelhantes e também a fadiga auditiva. Por quê não tenta remixar alguns de seus tracks mais problemáticos, na metade do volume que você usaria normalmente? Depois veja como soam, você pode ser surpreendido! O volume usual dos monitores é de 85dBs RMS.

 

3.Monitores muito perto da parede.

A posição ideal dos monitores deve ser de um metro de distância da parede e você a um metro deles. Sim, somando você tem que estar a dois metros da parede. A maioria dos home studios nem sequer tem esse espaço – percebe o problema? Quanto mais perto estiver de paredes e cantos, é provável que tenha uma resposta exagerada nos graves. Se você afastar seus monitores da parede e dos cantos o máximo que puder, perceberá uma queda nos graves – o que significa que esse grave que falta agora, você pensou que estava lá antes.

 

4. Monitores sem isolamento

Alto-falantes criam energia. O que você está tentando fazer é obter o máximo possível da energia disparada em sua direção. A parte frontal do alto-falante funciona como um defletor, mas o som também percorre através do mobiliário, fazendo-o vibrar. Um set de MoPads ou equivalente pode fazer uma boa diferença para ajudar a ter o som certo.

 

5. Posição incorreta.

A posição dos seus monitores tem um enorme efeito, tanto nas repostas das frequências, como já mostrado, quanto na imagem estéreo. Nem sempre é seguro afirmar que você pode colocar os monitores na vertical ou horizontal, é melhor verificar com o fabricante. O ideal é você ter os tweeters apontados para os seus ouvidos e com distâncias idênticas, se não, você poderá ter problemas com a imagem estéreo nas suas mixagens.

 

 

Como você pode ver, todas essas correções custam nada ou quase nada. Às vezes, um problema não precisa de dinheiro para ser solucionado e sim, um pouco de cuidado e atenção.

 

 

Artigo traduzido e modificado do site protoolsexpert.com

 

Sobre Karen Ávila

é colaboradora do Áudio Reporter, formada em Produção Musical pela Anhembi Morumbi e assistente do produtor musical Eduardo Pepato.

Confira também

Gravação do DVD da dupla Maiara & Maraisa

Eu e o meu amigo Renato Riva estávamos lá e vamos contar pra vocês um pouquinho de como foi o evento ;)

%d blogueiros gostam disto: