fbpx
segunda-feira , 9 setembro 2024

5 erros comuns de monitoração em Home Studio

Se seus monitores não estão te dando uma verdadeira representação do que está saindo do seu mix bus, você precisa corrigi-lo! Aqui vão os cinco erros mais comuns que as pessoas cometem com os monitores:

 

1. Alto-falantes muito grandes

Sim, se você está em um quarto pequeno com grandes alto-falantes – pior ainda com um sub ligado junto – há uma grande probabilidade de que você terá problemas com ondas estacionárias, frequências que simplesmente desaparecem ou um quarto que se transforma em uma enorme porta para os graves. Grandes falantes não significam grandes mixagens. Inclusive, vários engenheiros tops mixam em nearfields.

 

 

2. Volume muito alto.

Mixar com volume muito alto vai criar problemas semelhantes e também a fadiga auditiva. Por quê não tenta remixar alguns de seus tracks mais problemáticos, na metade do volume que você usaria normalmente? Depois veja como soam, você pode ser surpreendido! O volume usual dos monitores é de 85dBs RMS.

 

3.Monitores muito perto da parede.

A posição ideal dos monitores deve ser de um metro de distância da parede e você a um metro deles. Sim, somando você tem que estar a dois metros da parede. A maioria dos home studios nem sequer tem esse espaço – percebe o problema? Quanto mais perto estiver de paredes e cantos, é provável que tenha uma resposta exagerada nos graves. Se você afastar seus monitores da parede e dos cantos o máximo que puder, perceberá uma queda nos graves – o que significa que esse grave que falta agora, você pensou que estava lá antes.

 

4. Monitores sem isolamento

Alto-falantes criam energia. O que você está tentando fazer é obter o máximo possível da energia disparada em sua direção. A parte frontal do alto-falante funciona como um defletor, mas o som também percorre através do mobiliário, fazendo-o vibrar. Um set de MoPads ou equivalente pode fazer uma boa diferença para ajudar a ter o som certo.

 

5. Posição incorreta.

A posição dos seus monitores tem um enorme efeito, tanto nas repostas das frequências, como já mostrado, quanto na imagem estéreo. Nem sempre é seguro afirmar que você pode colocar os monitores na vertical ou horizontal, é melhor verificar com o fabricante. O ideal é você ter os tweeters apontados para os seus ouvidos e com distâncias idênticas, se não, você poderá ter problemas com a imagem estéreo nas suas mixagens.

 

 

Como você pode ver, todas essas correções custam nada ou quase nada. Às vezes, um problema não precisa de dinheiro para ser solucionado e sim, um pouco de cuidado e atenção.

 

 

Artigo traduzido e modificado do site protoolsexpert.com

 

Sobre Karen Ávila

é colaboradora do Áudio Reporter, formada em Produção Musical pela Anhembi Morumbi e assistente do produtor musical Eduardo Pepato.

Confira também

Gravação do DVD da dupla Maiara & Maraisa

Eu e o meu amigo Renato Riva estávamos lá e vamos contar pra vocês um pouquinho de como foi o evento ;)

9 comentários

  1. Muito bom Karen.

  2. Ótimas dicas! No caso de uma sala técnica pequena, monitores de 5'' estão de bom tamanho? Valeu!

    • Olha.. meu quarto é pequeno, uso monitores de 5'' e gosto muito do resultado! Assisti uma palestra com o Paul White que ele falava exatamente o que está nesse post.. foi onde eu decidi comprar monitores de 5'' e não me arrependi. Mas tem pessoas que não gostam de falantes de 5'' pois acham que não dão uma resposta boa dos graves… aí vc tem que dar uma pesquisada, ouvir alguns modelos, comparar e ver o que vc gosta mais. Monitor depende muito do gosto pessoal 😉

      Abçs

  3. Ótimo post! Parabéns Karen! Até o próximo…

  4. Ola Karen Avila.
    Estou curtindo muito esse blog.
    Eu estudo Eng. Master de som na SAE em Munique na Alemanha.
    E alem disso sou musico e tenho meu home-studio tambem.
    Estou adorando ler tudo isso em portugues e vou aproveitar muitas informacoes daqui para discuti-las com meus professores.

    Parabens!

    Ah, e dei uma bisbilhotada no teu facebook. rsrsrs…

    Voce toca tamborim em uma bateria "MUITO BACANAAAAAA"

    Vou ficar sempre em contato ai no blog, ja estao nos meus favoritos!

    Abraco

  5. Parabens pelo texto. achei este forum depois de muitas busca e vou relatar meu problema pra saber se encontro alguma solucao.
    Ontem tranferi meus monitores para uma nova sala, medindo 3×2 mais ou menos e 2,3 de altura. forro de gesso, piso de madeira e paredes de carpete grosso. O que acontece foi que os meus monitores ficaram com um som tao esquisito que desconheci na hora. Primeiro PERDI TODOS OS GRAVES. Segundo, GANHEI UM MÉDIO, E UMA SOBRA DE 125 a 200 htz acentuadissima. (meus monitores sao rockit de 8, funcionando normalmente. Qualquer musica escutada nos monitores dentor dessa sala fica tosca demais. gostaria de saber se tem haver com o teto baxinho, o gesso? alguma ideia? ( o gesso nao eh tao grosso, eh fino e por cima tem lan de vidro antes de xegar na laje.

  6. Olá Karen, tudo bem?
    No caso da distância entre o monitor e a parede, é uma faca de dois gumes, pois quem não tem a sala muito grande um metro faz muita falta para o espaço, o outro lado é o que você explicou sobre o excesso de graves que fica se deixar os monitores muito perto da parede. Mas tem algo que pode resolver isto, se eu não estiver errado, alguns monitores tem equalizadores na qual você pode reduzir os graves. Isso ajudaria não?

  7. ola gostaria se possivel você me dar uma dica meu homestudio tem 12 metros quadrados qual seria o tamanho ideal dos monitores de 5,6 ou 8 obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.