sábado , 21 setembro 2019
Início / Dicas / Como fazer um cabo para mixar fone em estéreo?

Como fazer um cabo para mixar fone em estéreo?

É muito comum precisarmos fazer uma mixagem de fone em estéreo, mas como fazer as ligações?

Primeiro precisamos ter ideia de como preparar a console para este funcionamento. Existem consoles que para efetuar este processo, é preciso efetuar agrupamento em dois canais de auxiliares, sendo o impar indo para o L (esquerdo) e o par indo para o R (direito).

Já em outros modelos de console, é possível criar uma via de auxiliar estéreo, sem precisar agrupar nenhum auxiliar. De qualquer forma, o procedimento usará duas portas de saída para cada via estéreo (agrupado ou não) de fone.

Já nos amplificadores de fone, quando estes dão a possiblidade de entrar com sinal L independente do R, fica muito fácil, pois é só pegar a saída L da via (na console) e ligar na entrada L (do amplificador), e o mesmo para o outro lado do fone.

Acontece que quando o amplificadores de fones tem agrupado os canais L e R em uma única conexão, precisamos ter um cabo especial para situação:

Ligação de Fone Estéreo

 

Para construir este cabo:

– Pegue o positivo (Pino 1) do conector que vai na saída L da console e ligue no Pino 1 da entrada do amplificador de fones;
– Pegue o positivo (Pino 1) do conector que vai na saída R da console e ligue no Pino 1 da entrada do amplificador de fones;
– Pegue o positivo (Pino 2) do conector que vai na saída L da console e ligue no Pino 2 da entrada do amplificador de fones;
– Pegue o positivo (Pino 2) do conector que vai na saída R da console e ligue no Pino 3 da entrada do amplificador de fones;
– Em caso de saídas balanceadas, pegue o Pino 3 do conector que vai nas saídas da console e some ao Pino 1, desbalanceando o sinal.

 

Quem está acostumado com os antigos cabos de Insert das consoles analógicas, devem ter reparado semelhança no cabo. Realmente são parecidos, mas neste caso, o fluxo do sinal só segue o envio (send), sem o retorno (return) que havia no Insert.

Sobre Tiago Borges

Sou especialista em ajudar técnico de som iniciante se tornar profissional e alcançar resultado mais alto em sua carreira técnica, impactando através do compartilhamento do meu conhecimento.

Confira também

Alinhamento de sistemas para iniciantes.

Quando comecei no áudio, eu acreditava que um sistema alinhado era um sistema no qual eu conseguiu ligar o microfone, falar nele e não ter a realimentação, ou seja, não dava microfonia. Com muita pesquisa, muita pergunta e ouvindo muitas vezes: lá vem aquele moleque chato fazer perguntas, que eu comecei a entender que o alinhamento de um sistema não era nada do que eu pensava.

%d blogueiros gostam disto: