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quinta-feira , 25 abril 2024

Como fazer um cabo para mixar fone em estéreo?

É muito comum precisarmos fazer uma mixagem de fone em estéreo, mas como fazer as ligações?

Primeiro precisamos ter ideia de como preparar a console para este funcionamento. Existem consoles que para efetuar este processo, é preciso efetuar agrupamento em dois canais de auxiliares, sendo o impar indo para o L (esquerdo) e o par indo para o R (direito).

Já em outros modelos de console, é possível criar uma via de auxiliar estéreo, sem precisar agrupar nenhum auxiliar. De qualquer forma, o procedimento usará duas portas de saída para cada via estéreo (agrupado ou não) de fone.

Já nos amplificadores de fone, quando estes dão a possiblidade de entrar com sinal L independente do R, fica muito fácil, pois é só pegar a saída L da via (na console) e ligar na entrada L (do amplificador), e o mesmo para o outro lado do fone.

Acontece que quando o amplificadores de fones tem agrupado os canais L e R em uma única conexão, precisamos ter um cabo especial para situação:

Ligação de Fone Estéreo

 

Para construir este cabo:

– Pegue o positivo (Pino 1) do conector que vai na saída L da console e ligue no Pino 1 da entrada do amplificador de fones;
– Pegue o positivo (Pino 1) do conector que vai na saída R da console e ligue no Pino 1 da entrada do amplificador de fones;
– Pegue o positivo (Pino 2) do conector que vai na saída L da console e ligue no Pino 2 da entrada do amplificador de fones;
– Pegue o positivo (Pino 2) do conector que vai na saída R da console e ligue no Pino 3 da entrada do amplificador de fones;
– Em caso de saídas balanceadas, pegue o Pino 3 do conector que vai nas saídas da console e some ao Pino 1, desbalanceando o sinal.

 

Quem está acostumado com os antigos cabos de Insert das consoles analógicas, devem ter reparado semelhança no cabo. Realmente são parecidos, mas neste caso, o fluxo do sinal só segue o envio (send), sem o retorno (return) que havia no Insert.

Sobre Tiago Borges

Sou especialista em ajudar técnico de som iniciante se tornar profissional e alcançar resultado mais alto em sua carreira técnica, impactando através do compartilhamento do meu conhecimento.

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Quando comecei no áudio, eu acreditava que um sistema alinhado era um sistema no qual eu conseguiu ligar o microfone, falar nele e não ter a realimentação, ou seja, não dava microfonia. Com muita pesquisa, muita pergunta e ouvindo muitas vezes: lá vem aquele moleque chato fazer perguntas, que eu comecei a entender que o alinhamento de um sistema não era nada do que eu pensava.

Um comentário

  1. Thiago boa Tarde ! tenho um home studio e estou tentando transforma-lo em um studio, claro que bem devagar, vou te passar os equipamentos que tenho para vc ter uma ideia. Tenho uma mesa de som da behringer x1832 que sei que não é grande coisa, placa fast track ultra e um macbook pro , de microfones tenho o shure beta 58 A SM-57 e 58, AKG 414-b xls . de caixas tenho a GV-30 da Meteoro Valvulada e de baixo Harte A100 e uma bateria acustica simples uma bateria Alesis DM10 que é muito boa, meus monitores Sao da Behringer Truth B2031A que estou tendo alguns problemas de fidelidade, de software estou aprendendo a trabalhar com o logic pro x e já domino sonar 8.5. a minha pergunta é como fazer esta transição ? recentemente comprei um compressor da DBX 266xl e gostaria de saber qual seria o meu próximo passo em questões de aparelho, o que comprar, estou trabalhando na parte de leitura das salas de técnica e de gravação para poder atenuar as frequências, acredito que vou resolver já já este problema, ja comprei a lã de rocha e vou construir meus basstraps e atenuadores, mas o que gostaria de sua ajuda é saber qual o próximo passo em equipamentos para melhorar a minha gravação como por exemplo este compressor que eu comprei e estou em vista de um equalizador para a sala de gravação, vc poderia me passar uma lista de equipamentos futuros alguma dica sobre o que comprar agora ?

    Obrigado meu amigo !!!

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