sábado , 29 abril 2017
Início / Dicas / Como fazer um cabo XLR ?

Como fazer um cabo XLR ?

Fazer um cabo de qualidade requer um pouco de pratica mais não é nada que você mesmo não consiga fazer. Hoje você vai aprender como soldar um cabo XLR

Há muito tempo venho estudando e praticando a arte de fazer um bom cabo de áudio. E vou ensinar em alguns posts, um pouco da minha experiência.

Pra começar precisamos escolher as ferramentas que vamos usar, que são facilmente encontradas em qualquer loja de eletrônica. Vamos precisar de:

  • Ferro de solda
  • Solda 40/60 1mm
  • Alicate de corte
  • Estilete ou canivete
  • Palha de aço

Vale lembrar que na hora de comprar o ferro de solda, você poderá encontrar modelos de 10 a 200w de potência, mas aconselho a começar por um modelo mais básico de 30w, que atende a maioria dos cabos que vamos fazer. Depois temos a Solda, que também tem uma variedade enorme. Costumo usar a  40/60, chamada assim por ter 60% de estanho e 40% chumbo com a espessura de 0,5 mm a 2mm eu uso geralmente de 1mm que da pra qualquer tamanho de cabo ou conector.

E por mais incrível que pareça, e não menos importante,  um maço de palha de aço (daqueles de usar com utensílios de aço inox), por ser mais macio que o tradicional atende muito bem a função de limpar o ferro de solda. Com o tempo você irá perceber que a palha de aço é sua maior aliada.

Como soldar um conector XLR ?

No desenho a baixo temos o esquema de um cabo XLR balanceado simples.

Cabo XLR pinagem
Primeiro Passo: Depois do material selecionado, com o estilete vamos retirar mais ou menos 15mm de capa. Com cuidado para não ferir os cabos.
Coloque os prensa cabos (parte posterior do conector) logo agora para não esquecer.

soldando cabo 1

Segundo passo: Separar a malha dos fios internos. Repare na foto que depois de separado os cabos ficam de tamanhos diferentes

como soldar um cabo 2

Para facilitar dê uma olhada plug a ser soldado que ele vai dizer pra que lado cada fio vai ficar para facilitar a solda depois.

Vamos aparar as pontas usando o alicate de corte para que elas fiquem com o mesmo tamanho.

Terceiro passo: Vamos desencapar os fios internos de 2 a 3 mm

como soldar um cabo 3

Quarto passo: Com o ferro já quente e limpo ( usem a palha de aço para a limpeza) e o fio apoiado (para quem não tem pratica recomendo usar uma morsa para prender o cabo e os plugs!), aqueça o fio e a solda ao mesmo tempo e bem rápido. Não deposite muita solda para não ficar escorrendo. Repita isso nos 3 fios.

Essa operação tem que ser rápida,  porque se demorar derrete a capa do fio interno e vocês vão ter que fazer tudo de novo!

Uma observação muito importante: Não estanhe a malha do cabo ate o final. Geralmente ela endurece e perde resistência e quebra muito fácil.

como soldar um cabo 4
Nos conectores o processo e um pouco diferente. Esquente os terminais e vá depositando a solda ate encher o espaço do fio

como soldar um cabo 5

A junção do cabo com o plug.

Aqueça o terminal do plug ate derreter a solda só depois coloque o fio no meio da solda já derretida e rapidamente retire a ponta do ferro de solda. Cuidado para não aquecer muito, porque pode derreter a capa do cabo e estragar todo o trabalho.

como soldar um cabo

Bom, espero ter ajudado a todos com esse pequeno tutorial.
No próximo vou explicar sobre os macetes de montar um cabo p10 mono e estéreo. Postem dúvidas nos comentários que responderei todas!

Sobre Daniel Suino

Daniel Suino Santos é técnico de som, estusiasta em eletrônica, engenheiro de sistemas da PIG CABLES e técnico propietario do Chiqueiro home studio de pre produção e edição. Atualmente mixando shows com o artista Gerônimo e banda Cangaia de jegue.

Confira também

Como soldar um cabo P10?

A arte da solda só requer um pouco de dedicação, treino e olhar aos detalhes. Continuando a serie de posts sobre confecção de cabos, vamos aos cabos P10.