fbpx
quinta-feira , 28 março 2024

Organizando sua sessão no Pro Tools

Ao começar a mixar uma música sempre nos perguntamos: por onde começar? Comece organizando sua sessão. Neste post e em outros posteriores algumas dicas de como fazer essa organização para não se perder em dezenas de canais.

É comum no ambiente de estúdios que haja prazos e datas a serem cumpridas para entrega do serviço. E quando isso ocorre muitos dão pouca importância a um assunto que pode ajudar bastante a ganhar tempo na hora de mixar uma música: Organização.

Não há nada pior do que uma sessão de pro tools toda desorganizada com o canal do Bumbo no final da Mix window entre 2 canais de violão e 2 canais dos 6 de vocais. Isso faz com que se perca bastante tempo procurando canais.

A organização de uma sessão nao se baseia somente em organizar os canais e a proposta é que com esse e alguns artigos posteriores sejam dadas algumas dicas de como organizar o seu trabalho.

1-    Markers no pro tools

Use e abuse dos markers. Uma forma de usa-los é por exemplo separando as partes da música:

2-    Nomeie os canais de Bus no I/O da sua sessão

Vá em Setup – I/O
Na aba Bus nomeie os canais para que na sua sessão você identifique a finalidade de cada canal de bus. Por exemplo: se você estiver utilizando o Bus 1-2 para a volta de um Reverb drum plate nomeie esse canal para que você o identifique toda hora que for utilizar.

3-    Utilize as cores das pistas.

Parece bobagem mas as cores diferentes das pistas ajudam bastante na hora de procurar um canal rapidamente na sessão. O que me ajuda bastante é sempre ter um padrão de cores para cada instrumento por exemplo: Eu utilizo sempre Amarelo pra violões e verde para guitarras.

Voce pode também fazer que as cores das tracks da edit window fique da maneira que você achar melhor em Protools – preferences.
No meu caso prefiro deixar da mesma cor das tracks.

Bom é isso. Em breve postarei mais algumas dicas.

Sobre Vinicius Bernucci

Vinícius é Engenheiro de áudio e Produtor Musical graduando em música pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalhou como Eng. responsável do Estúdio da Banda Dominus em BH e atualmente é proprietário do Studio Rhodes em BH.

Confira também

Dicas de Mixagem – PAN

Então é hora de dar atenção a algo que muitos não dão o seu devido valor: O “PAN”.

Um comentário

  1. Sou suspeito pra falar.. Mas falo assim mesmo: confirmo e endosso as palavras do amigo Vavá Gênese!_E digo mais vc é talentoso e sabe dar valor a isso!_Deus te abençoe muito e conte comigo sempre!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.