fbpx
terça-feira , 3 dezembro 2024

Dicas para gravar voz

É muito fácil cair na rotina quando se fala em gravar  voz. A maioria de nós pegamos um microfone (geralmente um condensador cardóide), colocamos na altura do cantor, este que já tem sua posição padrão de gravar e assim fazemos um disco inteiro.  Mas enquanto métodos de gravação padrão podem te trazer resultados geralmente satisfatórios, porque tentariamos uma nova abordagem?   É o que eu vou tentar explicar neste artigo.

Tente com um OMNI Direcional

O problema com cardióide e outros microfones direcionais na gravação de voz  (como aqueles que têm uma hiper-cardióide, super-cardióide, figura-8 , etc) é que eles têm um efeito proximidade inerente: Quanto mais perto você chegar ao um microfone direcional, mais grave será captado pelo seu microfone.  Esta prática, entretanto, pode provocar ruídos nas consoantes plosivas P e B, prejudicando a performance .

Isso não é necessariamente um grande problema se você manter a mesma distância do microfone em todos os momentos ao cantar. Mas sempre o vocalista muda sua posiçao em relação ao microfone e muitas linhas de vocal terão um som  completamente diferente de outros. Para um som consistente, você pode precisar de ajustar os graves na equalização  durante a mixagem para limpar o vocal.

Um microfone omnidirecional apresenta nenhum efeito  proximidade, não importa o quão próximo você está ao microfone. Isso permite que você se aproxime bastante  da cápsula do microfone e ainda produzir um som cristalino.  Se o microfone estiver clipando, ligue o PAD (-10 ou -20dB)  para evitar a distorção.

Figura 8 + EQ

Se o cantor tem como marca registrada  uma voz  grave naturalmente, um microfone omni talvez não lhe satisfaça. Tente usar um microfone bi-direcional (ou um microfone multi-padrão definido para o modo bi-direcional).

Durante a gravação tente manter a mesma distância do microfone ( geralmente 5 dedos fechados ).  Durante a mixagem, atenuar a região de 150hz é uma boa idéia para limpar a sensação de som embolado que o bi-direcional tenha produzido deixando as frequencias graves intactas.  Não tenha medo de verificar se um ganho na região de 80hz é válido para o timbre da voz, sendo assim,  um “tapinha” em  4kHz para melhorar a presença não será uma má idéia.

O resultado: Vocal limpo e claro com graves profundos e acentuados.

OBS.: Normalmente eu não curto essa idéia de fórmula mágica pra equalização, acredito que não há regras para isso. O que foi descrito neste item é apenas um ponto de partida. Experimente!

Pense pequeno (diafragma)

A maioria das faixas vocais são gravados com um microfone condensador de diafragma grande. Pequenos condensadores de diafragma pequeno no geral capturam  mais detalhes do que seus primos maiores, com a desvantagem de ser mais sensitivo as consoantes plosivas ( P e B )  e respiração pesada.

Para uma faixa vocal cheio de detalhes, tentar cantar por cima  ( fora do eixo)   ao invés de diretamente, usando um  microfone condensador  omni. Como falamos no começo do post, o modo omni é normalmente o menos sensível às  turbulência de vento e portanto, menos propensos a pop. E se você cantar 90 graus fora do eixo de captação do microfone (isto é, perpendicular, tal como um repórter costuma a falar) , o vento da sua boca passará com segurança  sobre a cápsula. Um pop filter não é uma má idéia.

Esqueça a boa postura

Há uma boa razão para  muitos cantores ao cantar,  curvar-se como o Corcunda de Notre Dame: o apoio do diafragma.

Tente configurar o seu microfone de modo com que o cantor curve-se para alcança-lo. Se o fizer, irá comprimir o diafragma, proporcionando um maior apoio que vai  pode ajudar na gavação dos vocais.

Não entupa a mix do fone do vocalista

Na maioria das vezes, ao gravar uma voz, mandar para o vocalista uma  mix  completa com muitos instrumentos pode confundi-lo um pouco. Instrumentos melódicos principalmente aqueles que soam em regiões próximas da voz, pode distrair o cantor e faze-lo cantar “semitonado”.

Limite a mix do fone do vocalista em instrumentos harmônicos e base rítmica apenas.É apenas isso que ele vai precisar para  buscar a afinação correta e assim se manter durante toda a música.

Muito cuidado ao adicionar reverb na gravação da voz, ele pode tirar o seu senso de afinação e a do cantor também.

Se a voz gravada já soar bem com uma mix enxuta para gravação, soará inacreditável quando você adicionar os elementos que estavam faltando

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

capa limpar microfone

Como Limpar Microfones corretamente?

O guia definitivo para limpar microfones passo a passo.

4 comentários

  1. suas dicas estão sendo muito importantes para meu aprendizado.Obrigado.

  2. parabéns Diego ..suas explicações são sempre certeiras..obg.

  3. Olá Diego, me chamo Robson Sena, trabalho na área de comunicação como locutor, tenho um home-estúdio e como nunca estudei frequência e equalização a não ser através das vídeo aulas estou com muitas duvidas e preciso da sua ajuda. Minha voz é grave e preciso gravar com mais qualidade minha produções de spot como faço para melhor, qual o caminho a seguir?
    Este é meu email: [email protected], se me permitir posso lhe mandar om off demostrativo para que você possa ter uma melhor avaliação e me ajudar no que estiver de errado. Aguardo sua resposta.

  4. Olá Diego, Parabéns pela matéria!
    Estou começando a gravar em casa e gostaria que me desse uma orientação básica: Uso o Cubase LE 9, placa de som M-Audio Firewire 410. Pra gravar com meu microfone Rode NT1-A já vi que preciso de um plugin compressor, porque o sinal dele é muito fraco. Qual compressor você recomenda neste caso? Conhece algum que seja gratuito? Muito obrigado e sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.