domingo , 20 janeiro 2019
Início / Dicas / Saiba como usar o Follow Actions no Ableton Live

Saiba como usar o Follow Actions no Ableton Live

O Follow Actions é uma espécie de programação que controla a organização de reprodução de cada clip em um mesmo canal.

fig-1Quando um clip é disparado o Follow Actions determina o que irá acontecer depois, por exemplo: após um determinado tempo do lançamento de um clip pode-se definir que o próximo clip na sequência (o de baixo) comece a tocar ou pode-se definir que irá tocar o anterior (o de cima); pode-se definir também que o clip toque mais quatro vezes e que depois pule para o último; ou que toque qualquer outro.

É possível que a música acabe ou que aconteça alguma coisa oriunda do livre arbítrio da lógica do computador, mais conhecida como evento randômico. Este recurso funciona para os clipes de áudio e de MIDI, mas somente para os que estão em seqüência, num mesmo canal ou nos canais juntos a estes. Quando em modo Play e com o Follow Actions ativado, os botões de disparo dos clipes seguintes ficam piscando aguardando seu disparo.

 

Parâmetros ajustáveisfig-2

Os ajustes do Follow Actions são regidos por três parâmetros: Time Control, Chooser e Chance, sendo que estes dois últimos dividem-se em dois, A e B [Figura 2] O campo Time Control define quando que os próximos parâmetros irão atuar após o clip ter sido disparado, sendo que este ajuste pode ser definido em compassos (bars), sua  subdivisão em semínimas (beats) e sua subdivisão em semicolcheias (sixteenths).

Observação: A visualização deste parâmetro baseia-se na informação contida no campo fórmula de compasso na guia Clip. Lembre-se que esta informação é somente uma indicação visual e não afeta o clip, mas a visualização dos valores na guia Time Control podem mudar, por exemplo: Um compasso de um clip em 4/4 aparece 1, 0 e 0 na caixa Time Control, ao passo que se mudarmos a fórmula de compasso desse mesmo clip para 3/4 irá aparecer 1, 1 e 0 e o resultado de ambos será o mesmo. O ajuste de fábrica para o campo Time Control para novos clipes, mesmo que sejam maiores do que um compasso é de um compasso;

Vamos analisar um caso de um clip em 4/4:

Pergunta: Como se faz para um clip com dois compassos tocar até o fim antes que o Follow Actions tome alguma medida?

Resposta: Ajusta-se o valor para 2, 0 e 0.

Pensando na direção oposta, como se faz para diminuir o tempo?

Se você quiser que o mesmo clip toque somente até a terceira semínima, ajuste o campo Time Control para 0, 3 e 0 e assim por diante.

É importante notar que o Time Control governa as ações do Follow Actions imediatamente após o período definido em suas caixas somente se a quantização individual do clip estiver em Global ou None.

Uma coisa interessante é que o Follow Actions privilegia a visualização de acordo com a nota de maior tempo, portanto ele não deixa a gente digitar uma duração do tipo 0, 0 e 4, que se refere à quarta semicolcheia do compasso 4/4, pois seria o mesmo que digitar 0, 1 e 0, a primeira semínima; portanto se tentarmos fazer isso ele irá mudar o valor para este último automaticamente.

Subdivisões de vanguarda são possíveis, como por exemplo: 1,2 e 3, que resultaria em uma ação acontecendo após um compasso, duas semínimas e três semicolcheias, ótimo para alternar clipes de texturas. Este ajuste isoladamente não modifica em nada a ordem de reprodução dos clipes; para que a Time Control funcione é necessário indicar nos campos abaixo (Action A e/ou B e Chance A e/ou B) alguma ação a ser tomada e sua probabilidade, pois por default não há nada programado e o loop continuará tocando infinitamente (caso o botão loop estiver acionado).

São nove ações possíveis e que inclusive podem ser diferentes nos campos A e B, vamos a elas:

No Action: Nenhuma ação (o mesmo que o default “em branco”)

Stop: Pára o clip no tempo determinado nos ajustes de Time Control, mesmo que o clip esteja com a função loop acesa.

Play Again: Toca o clip de novo.

Previous: Toca o clip acima.

Next: Toca o clip abaixo.

First: Toca o primeiro clip do grupo.

Last: Toca o último clip do grupo.

Any: Toca qualquer clip do grupo inclusive a si próprio.

Other: Toca qualquer clip com exceção de si próprio.

Note que em grupos compostos por apenas um clip, todas as opções de ações acima irão fazer com que o loop toque novamente no tempo determinado, com exceção das opções Stop e No Action.

Nas caixas abaixo ficam os campos Chance A e B, que regem a probabilidade das definições escolhidas nas caixas Actions A e B. Se escolhermos 1 na caixa Chance A e 0 na caixa B, por exemplo, a probabilidade de que a ação escolhida na caixa Action B venha a se concretizar é nula, ou seja, a Action A vai acontecer toda vez e de acordo com a definição do parâmetro Time Control. Por outro lado, se escolhermos 1 na caixa Chance A e 3 na caixa chance B, a Action A vai acontecer uma vez a cada 3 disparos desse clip (aproximadamente), portanto a ação presente na caixa B vai acontecer muito mais vezes.

Embora neste cenário estes ajustes sejam definidos utilizando-se números precisos eles não refletem uma regra precisa, somente uma probabilidade, portanto pode ser que no exemplo acima os clipes se alternem uma vez a cada 3 vezes, ou 4. Se for necessário mudar clipes de forma previsível utilize o Time Control, exemplo: se o clip tiver um compasso e você quer que ele repita 2 vezes antes de mudar para o próximo, faça o Time Control ser o dobro do tamanho do clip (2,0 e 0).

Confira nos Vídeos como fazer!

Sobre Nairo Elo

é colaborador do ÁudioRepórter, ministra aulas em seu estúdio particular, www.nairostudio.com e também na escola Pracatum, atua como técnico de gravação, músico free-lancer, programador e produtor.
%d blogueiros gostam disto: