terça-feira , 17 setembro 2019
Início / Dicas / Montando o seu Home Studio #4 – Microfones e Cabos

Montando o seu Home Studio #4 – Microfones e Cabos

int4Agora, só falta captar o som e correr para o abraço.

Microfones

Essa parte é um pouco cara, mas vale a pena (porque não dizer: obrigatório?) investir no equipamento certo.

O ideal e que você tenha algumas opções para escolher nessa hora. Sugiro que você tenha um par de microfones com cápsula condensadora e a minha indicação vai para o ‘mic AKG C414’, para mim, o grande coringa dos estúdios.

Com esse ‘mic’ você pode gravar praticamente tudo com uma excelente qualidade. Ele tem 4 figuras de captação, filtro de passa alta, além de atenuadores que dão uma flexibilidade incrível na gravação. Realmente, desconheço outro ‘mic’ com tanta versatilidade e qualidade na mesma faixa de preço.

A outra opção é um par de microfones dinâmicos e o grande clássico nessa categoria é o ‘Shure SM58’. Esse, dispensa comentários. Lembre-se que comprando bons microfones eles te acompanharam pelo resto da vida sem que você queira troca-los posteriormente

Cabos

Não se esqueça de que não adianta ter bons equipamentos se os cabos que os ligam não forem tão bons quanto os próprios equipamentos. Por isso, nesses detalhes, os simples cabos, não da pra fazer economia! Tem que ser o que há de melhor.

Minha indicação vai para as marcar ‘Mogami’, ‘Reference’ e’ Monster Cable’.

Outro detalhe que não se pode esquecer é que o cabo de microfone é uma coisa e o cabo de instrumento é outra; as impedâncias são diferentes e por isso os cabos também são diferentes. Não adianta pegar um cabo de’ mic’, soldar dois ‘plugs Jack’ nas pontas e achar que é a mesma coisa, pois não é. Isso vai fazer muita diferença na sonoridade do instrumento.

Bom, acho que agora é começar a estudar muito. Vá fundo, experimente tudo que tiver vontade no mundo do áudio, pois a hora é essa.

Qualquer dúvida que os leitores tenham, por favor, eu terei o maior prazer em responder através dos comentários desse ‘post’.

Espero que eu tenha ajudado aos iniciantes nesse mundo e que um dia se tornem profissionais do áudio e colegas de profissão. Será um grande prazer. Abraços.

Sobre Beto Neves

Paulista, radicado na Bahia, gravou e mixou grandes artistas, como Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Claudia Leite, Netinho, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Rumpilezz, Timbalada, Harmonia do Samba, Bebel Gilberto, Banda Eva, Tony Garrido e muitos outros. Atualmente comanda o PA da banda Asa de Águia e é sócio AudioWorkshop e da Unidade Móvel Mix2go.

Confira também

Pro Tools 11, só o que ficou foi o nome.

Sou usuário dos produtos AVID, antes Digidesign, desde 1997 quando comprei uma interface AudioMidea com o Software Sessoin 8, o pai do Protools.

%d blogueiros gostam disto: