terça-feira , 17 setembro 2019
Início / Dicas / Porque gravar o Over de bateria MONO?

Porque gravar o Over de bateria MONO?

Se você está sempre em busca de desafios, do melhor som, da melhor forma de microfonar um dos instrumentos mais complexo de se gravar com punch energia e realismo. Chegou a hora de experimentar gravar o Over em MONO.

 

Não me chame de maluco ainda…

Veja os motivos:

Minimiza problemas de fase

O maior problema de gravar o Overhead com uma microfonação stereo é lidar com os problemas de fase.  Mais especificamente, quando sua fonte de som está batendo nos dois microfones em tempos ligeiramente diferentes você tem aí um problema de fase, resultando num cancelamento em alguma região e assim obtendo um resultado muitas vezes abaixo do esperado. Claro que isso pode ser evitado com uma boa microfonação. Um bom ponto de partida é a técnica de microfonação de Glyn Johns.

Mas o que é ainda mais fácil é simplesmente posicionar apenas um microfone overhead para capturar o kit inteiro, ao invés de dois. Você não tem absolutamente nenhum problema de fase porque não está tentando capturar um instrumento com dois microfones, mas com um. Tá, eu sei que isso parece óbvio, mas não há limites quando está buscando sempre o melhor som.

 

Você pode usar o seu melhor microfone

Quando alguma coisa é microfonada  stereo é melhor usar um par casado de microfones, ou pelo menos do mesmo modelo. Isso é porque você está tratando os dois microfones como um dispositivo de captura. Mas o que você faz se você não possui um belo par de microfones?

Muitas pessoas vão para fora e compram um kit de bateria,  embora não haja nada de errado com isso, você provavelmente está recebendo um bom desconto pelo kit e acredite, os mics de over não serão da melhor qualidade. Ainda tem o problema que se você usar um deles para o chimbal, acabou de perder o ser par…

Se você já tem um bom microfone que você usa para os vocais, por que não usar isso como overhead na baeria?

 Não comprometa a qualidade de som apenas para ter uma imagem stereo nos overheads, use o seu melhor  microfone no instrumento mais desafiador e provavelmente você vai obter um melhor som como um resultado!

Bateria mono pode soar mais “focalizada”

Uma última razão grande para gravar com o overhead mono é que no final, uma gravação mono pode soar com mais punch. Agora, isso não quer dizer que a típica microfonação stereo não vai soar com punch, mas como isso é referente a clareza e separação dos instrumentos na sua mix, nada impede de colocar o over mono e continuar paneando os outros elementos como já fazia antes.

A bateria vai soar como ela faz na vida real, proveniente de uma localização no espaço. Isso ajuda o cérebro a se concentrar na bateria e senti-los como um poderoso instrumento. Se você ainda não experimentou isso, faça. Pode ser isso que sua mix precisa.

 

Comente e divulgue esse post, conte sua experiência, pergunte!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E fique por dentro das novidades do mundo do áudio.

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

Entrevista: Rafael Fadul

Nome: Rafael Fadul Idade: 23 anos Origem: São Paulo, SP Atualmente em: Los Angeles, California …

%d blogueiros gostam disto: