terça-feira , 19 novembro 2019
Início / Resenha / Como você faz o seu Backup?

Como você faz o seu Backup?

 

Discos rígidos sempre falham. Mais cedo ou mais tarde o disco em que os seus dados mais preciosos residem se tornará tão morto quanto múmia no egito.

 

Mas é claro que você tem um plano de backup, não é? 

Você pode simplesmente substituir o disco, restaurar seus dados e continuar como se nada tivesse acontecido.

Mas o fato triste é que a maioria das pessoas não tem um backup, e a maioria daqueles que têm, encontra  um ou mais dos seguintes problemas:

 

  • Seu backup não é mais seguro do que o seu armazenamento de dados primários.
  • Nunca testou o procedimento de restauração.
  • O backup está desatualizado.
  • Está sujeito a perda de dados durante o procedimento de backup.

 

 

Vejamos cada um destes, por sua vez …

 

HD depois de um incêndio

Suponha que você tenha um backup . Onde você guarda isso? Anexado ao seu computador em todos os momentos?  Bem, quando os assaltantes entrarem na sua casa ou no seu stúdio, eles vão levar o seu computador. Você perdeu seus dados.

Se sua casa pegar fogo, você perdeu tudo junto.  Mesmo se você esconder o seu backup sob o assoalho, o fogo (ou inundação) irá certamente encontrar e destruí-lo.

Seu backup precisa ser em um local remoto de modo que se seu computador for roubado ou danificado, a cópia de segurança continua a ser segura. Principalmente em trabalhos de alto orçamento.

 

 

Suponha que você tenha um backup. Quando foi a última vez que você testou seu procedimento de backup?  Uma vez tinha um  álbum inteiro sendo gravado ainda, com o trabalho todo em andamento .Quando o meu disco que falhou, eu estava tão satisfeito que eu tinha um backup…  até eu descobrir que ele não iria restaurar.  Felizmente tinha algumas mixes armazenadas em outro lugar e dava pra usar elas.

De vez em quando, portanto, você deve testar o seu backup, para ter certeza que vai funcionar quando você precisa dele.

 

 

Qual foi a última vez que você fez backup de seus dados? No final da sessão de ontem? Realmente? Meu computador apenas piscou uma mensagem dizendo que eu não tenha feito o backup em 20 dias. Oh querido, é tão fácil esquecer.

Suponha que você tenha um disco rígido de backup. De vez em quando você vai ter para anexá-lo ao computador para actualizar o seu backup. E se o computador faz algo engraçado e limpa todos os seus dados? Isso é comum.

Meu próprio plano para os meus dados pessoais, fotografias de família e tal, é isso …

Eu mantenho meus dados importantes sobre um dos meus computadores da Apple. Eu tenho computadores com o Windows, mas o Mac é o meu computador de uso diário.

O software padrão instalado com o sistema operacional OS X inclui algo chamado Time Machine. Basicamente, se você conectar um disco rígido externo, o computador irá perguntar se você quer usá-lo para backup. Time Machine é muito fácil de usar para backup, e eu tenho restaurado arquivos em um par de ocasiões em que eu tinha apagado-los em erro.

Uma coisa que ainda me preocupa, porém, é a perda de dados durante o processo de backup. Isso pode levar um longo tempo e eu poderia facilmente querer sair da casa enquanto ele estiver em andamento. Neste caso quem garante que o processo foi concluído com sucesso?

Eu tenho usado o Mobile Me da apple para arquivos comuns ( documentos, fotos etc…), Gobbler para projetos de áudio antigos ( arquivo ) e  HD’s externos para o backup do dia a dia.

 

Leia:

OK,  e  você?   Como faz o seu backup?    Se alguém vier um método de verdadeiro gênio e simplicidade impressionante, vamos apresentá-lo em um artigo aqui no áudio repórter.

Post traduzido e modificado do site http://www.recordproducer.com

 

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

Profundidade na mix

Criando espaço e profundidade na sua mixagem

Um dos desafios que enfrentamos numa mixagem é saber como criar um som realista tri dimensional

%d blogueiros gostam disto: