domingo , 15 setembro 2019
Início / Resenha / Saiba como foi a gravação do novo DVD de Cláudia leitte

Saiba como foi a gravação do novo DVD de Cláudia leitte

Na noite de sábado do dia  3 de agosto de 2013 na Arena Pernambuco em  Recife, foi gravado o terceiro DVD da cantora Cláudia Leitte! Saiba tudo que aconteceu nos bastidores!

O sistema usado na sonorização na Arena Pernambuco para a gravação do DVD Axé Music Claudia Leitte, foi um J15 FZ Áudio da empresa João Américo sonorização, e foi montado da seguinte forma:

  • 12 caixas de alta por lado
  • 08  outfill  por lado
  • 16 subs montado trapezoidal
  • 04 subs montado  em um arco a frente do palco.
  • Front Fill

FZ-2 j15

Com 32 metros de largura do palco, a  boca de cena tinha no total 22 metros, para que vocês tenham uma idéia da distância entre o P.A principal e o Outfill era de mais ou menos 5 metros, então, tivemos que montar mais uma linha de subwoffer entre os clusters, tentando resolver a falta de pressão sonora no centro, devido a largura tanto do palco quanto da boca de cena, essa fileira de sub foi montada há uns 2 metros a frente do palco, pois, sem essa forma existiria a ineficiência do sistema com a  falta de pressão sonora no eixo central do P.A. e também em algumas áreas do estádio, então para fazermos uma melhor cobertura montamos dessa forma, sempre tentando buscar um  resultado satisfatório.Estrutura

Distribuição de caixas

Foram usadas cobrindo a área da Arena num total de 04 Torres de Delay, foram utilizadas 06 caixas de Line em cada torre onde existia uma grande dificuldade relacionada a esse ponto, estávamos dentro de um estádio de futebol onde sua acústica e o tempo de reverberação chegavam pertíssimo de 1m, e por diversas vezes notamos que as pessoas que ali estavam trabalhando na montagem da estrutura,  Led, Iluminação, Grid, Cenário se deixassem cair algo no chão, até mesmo uma chave de fenda no palco ou gritassem, o ciclo da onda dentro do Estádio, rodava, rodava em torno de quase 1 minuto, Rsrs…  Ai voce fica imaginando o que fazer  para melhorar o resultado num show onde o publico estimado era cerca de 70 mil pessoas entre arquibancadas e gramado e que ali mesmo iriamos gravar um DVD, aonde não se pode trabalhar com volume de P.A alto. Na verdade essas Torres foram usadas para sonorizar o pessoal que estavam nas arquibancadas.
Usamos também 08 caixas para front fill em cima dos subwoffer’s, laterais e frontais direcionados e corrigindo os pontos críticos.

Equipamento do P.A.

Foram usados 2 processadores Lake LM 26 e o Smart 7.0 para o alinhamento de todo o sistema. Esse software realmente faz a grande diferença.  A única dificuldade foi a reverberação do estádio, como já havia pontuado antes mas, quando o publico chegou a noite para o espetáculo, deu uma amenizada muito boa, acabaram se em 60% as reflexões e ai Tudo funcionou perfeitamente bem

A console usada foi Allen Heath I LIVE 112 (IDR 64).

Monitor e gerenciamento de frequências

Roque-3Em toda a fase de Check Sound do DVD Axé Music precisei usar frequências reserva, digo que é uma ferramenta sensacional e de grande importância hoje, principalmente no trabalho do Técnico de Monitor. Depois de ter usado esse sistema no DVD, digo que:
 “Antigamente tomávamos porradas do RF sem nem imaginar nem saber de onde vinham, hoje digo que: A realidade é outra, podemos ver, proteger, respirar, analisar em RTA de onde vem o problema,  e o que é melhor, elimina los sem ter que prejudicar oespetáculo ao realizarmos possíveis trocas.”

 

Unidade de Gravação

Uma outra novidade na gravação do DVD Axé Music Claudia Leitte foi a UM que fez a captação de áudio.
A U.M Mix2Go tem como console central um Allen&Heath Ilive 144 com um IDR (Stagebox) de 64 in e 32 unidade movel mix2goOut. Toda a conexão entre o Caminhão e a U.M é feita através de fibra óptica militar com redundância em todos os caminhos, o Áudio é gravado em dois sistemas digitais baseados em Apple I7 customizados com todos os componentes sólidos e interligados via protocolo Dante e Madi eles gravam 64 canais cada. A sincronia fica por conta de um Antílope OCX-V que recebe o Sinal de BlackBurst da U.M de Video e converte para WordClock sincronizado todos equipamentos digital de Áudio. O TimeCode, também gerado pela U.M de Video, foi recebido por um Horita que corrige qualquer drop ou defeito decorrente do percurso e distribui para as maquinas na U.M de Áudio.
O sistema ProTools ainda tem uma interface SSL Delta Link que converte do formato Madi para PT Digilink.
A U.M Mix2Go é um caminhão Ford com Baú de 6,20 num total de 8 toneladas de carga. A climatização é feita por um sistema de ar dutado de 24,000 BTUs. Todo o sistema de AC da U.M Mix2Go também é redundante podendo ser conectados até 3 matrizes de AC para alimentarem um Trafo Isolador com No-Break de 6 KVA e autonomia de até 1 hora de baterias.

Considerações Finais

Utilizando se das novas tecnologias aplicadas a esse DVD Axé Music Claudia Leitte na Arena Pernambuco no ultimo dia 3/08, eu como Técnico de Monitor posso considerar que: De posse do sistema completo da Axient da SHURE  e com o importante suporte dos especialistas da marca Yuri Costrov e Jon Lopes pude ver de perto toda a eficiência e qualidade que tem esse sistema Axient, todos os equipamentos wireless que foi usado no DVD Axé Music foi organizado pelo Workbench 6.0, e as diversas antenas e filtros  mais modernos que existem hoje em dia no mercado, em um dos dispositivos sem fio precisei usar 2 frequências reservas e tão rápido o sistema disponibilizou e resolveu o problema, a qualidade dos seus microfones que foram usados em alguns convidados a exemplo de Naldo, Wanessa Camargo também foi uma grande novidade, a linha de cápsulas KSM9 se fez presente também.

A gravação do DVD Axé Music Claudia usou: Mic serie 5000 da Senhheiser que mais uma vez foi estilizado com cristais e deu um toque especial a, PSM1000 que mostra uma qualidade superior em se tratando de In Ear aos demais do mercado, intermodulações nesse sistema foram eliminadas de verdade em seu novo modelo, pois, seu diversity cuida e muito bem dessa parte, incrível. Outra consideração referente ao uso de novidades em equipamentos destaco aqui a I LIVE 112 Allen&Heath tanto no monitor quanto na UM, e que mostra mais uma vez sua qualidade excepcional, seu som possante e quente, seus dinâmicos bastante eficientes e companheiros, sua capacidade na reestruturação muito boa, seu rack de efeitos (de rico kkkkkkkkkkk),  seu compressor é um sonho. Usei uma cena de um show normal para começar as atividades do DVD, reestruturei pude aumentar a quantidade dos input , dos output devido a dimensão que se torna uma gravação de DVD desse porte, com artistas convidados, músicos convidados  e ainda comunicação geral de produção, não existiu dificuldade. Obrigado a todos que de forma direta e indireta participaram da realização desse projeto.

Igor-e-Roqueequipe-tecnicaequipe-som

 

Sobre Roque Fausto

Roque Fausto Almeida, Técnico de Monitor, Soteropolitano, autodidata, que ao longo desses 15 anos vem pesquisando e atuando com muita responsabilidade com grandes nomes da musica Bahiana e do Brasil e há quase 3 anos vem desempenhando essa função com a artista Claudia Leitte.

Confira também

Backstage do Rock in Rio com Claudia Leitte

  Veja como funcionou o Rock in Rio no backstage no show da artista baiana …

%d blogueiros gostam disto: