Aproveitando o sucesso do post anterior, resolvi postar algumas dicas para gravação de guitarras usando microfones no amplificador.
1. A guitarra e o amplificador
Toda guitarra soa diferente. Uma telecaster nunca vai soar como uma Les Paul e nenhuma quantidade de processamento vai mudar isso. Então, se você precisa do som de uma Les Paul para esta gravação, a sua melhor aposta é ter uma disponível.
Há algumas guitarras e amplificadores que são bastante versáteis em diversas situações de gravação, mas forçando eles a soar como algo que eles não são só vai levar à frustração. Tanto um Fender Twin como Vox AC30 som ótimo para timbres limpos, mas são totalmente diferentes em suas características. Usando a mesma guitarra e um amplificador para cada parte de cada música fica chato um bocado, mas ter um equipamento versátil ou que atenda a necessidade do seu som ou do seu estilo musical é importante.
2. Considere o ambiente e a acústica
Não subestime o impacto do ambiente e da acústica da sala no posicionamento do amp. De um modo geral, é ideal que o amp esteja bem longe das paredes e do chão um pouco. Se um amplificador pequeno não parece grande o suficiente, tente colocá-lo em um canto para ficar mais baixo. Um tapete em frente do amp vai ajudar a manter os reflexos de entrar no microfone.
Experimente: as sugestões acima não são exatamente regras. No stúdio não tenha medo de testar, demore o tempo que for necessário para achar a melhor posição do amp ou do mic na sala.
3. Afinação, temperatura e cordas novas
Tenha o cuidado de assim que chegar ao stúdio, expor seu instrumento à temperatura da sala onde você vai tocar. Não esqueça que a afinação de instrumentos de madeira reage a mudanças de temperatura.
É quase uma regra mas não posso deixar de comentar: CORDAS NOVAS são de fundamental importância numa gravação. De preferência não deixe pra trocar as cordas no stúdio, troque-as em casa e toque um pouco para “amaciar” as cordas.
4. Seleção de microfone e posição
Geralmente para microfonar o amp, os microfones mais comuns a serem escolhidos são os condesadores de diafragma grande e os dinamicos. O microfone dinâmico irá moldar o som um pouco à sua própria característica quanto o condensador será mais fiel à fonte. Distância, ângulo e posição afeta toda a resposta sonora que você vai obter.



Lembre-se de uma regra básica ao microfonar o alto falante: quanto mais ao centro do alto falante você posicionar o microfone, mais ríspido e agudo será o som, ao afastar do centro indo em direção à borda, mais suave e “fechado” será o som.






Aproveite o tempo para experimentar e fazer tudo corretamente, não basta colocar o microfone onde parece que deve ser o lugar ou o que trabalhou pela última vez. SEMPRE ESCUTE. Adicionando um segundo microfone é outro desafio que vou abordar em outro post, mas pode ser muito interessante experimentar.
5. Dobre !
Grave sempre uma pista a mais da mesma sessão rítmica ou solo o mais próximo possível do original. Preferencialmente usando o PAN aberto ( uma toda pra direita a outra totalmente pra esquerda).
Não esqueça que dobrar não é o mesmo que duplicar um track. Enfatizando então, dobrar significa gravar novamente o mesmo canal e não duplica-lo no software de gravação.
Experimente, seja criativo, mude a configuração do amp ou dos captadores no segundo canal. Tenho certeza que você vai descobrir sons novos como novas maneiras de mudar o seu som.
Vamos discutir este post nos comentários, discussão gera conhecimento e espero que os amigos guitarristas possam contribuir com suas experiências em estúdio e gravações!
Vamos lá! COMENTE E DIVULGUE!!!