fbpx
domingo , 28 novembro 2021

Tudo sobre equalização #1 – Tipos e Filtros

Iniciando uma série de posts no AudioReporter, falaremos tudo sobre equalização divididos em partes. Confira agora nossa primeira parte: introdução – tipos de equalizadores e filtros

Cada instrumento musical possui uma serie de freqüências de acordo com sua característica de timbre e tonal. O termo equalizacao diz respeito a manipulação destas freqüências (graves/médios/agudos), resumindo, no mundo do áudio utilizamos o equalizador para aumentar (reforço) e baixar (atenuar) o volume de freqüências.

Historicamente o equalizador surgiu através da industria da comunicação, mais precisamente por causa do telefone. A idéia era compensar uma deficiência do áudio, reforçando algumas freqüências que se atenuavam ao longo do trajeto ,por conta da distancia. Com isso conseguia-se que o sinal sonoro fosse mais inteligível e plano a quem o escutasse. Com o tempo os engenheiros foram descobrindo que poderiam extrair mais do equalizador e o transformaram numa ferramenta indispensável.

 

Tipos de equalizadores:

Paramétrico

paramétrico

Neste equalizador pode-se escolher a freqüência central a ser manipulada, a largura de banda (Q-bandwidth = quantidade de freqüências que se altera junto com a freqüência central) que pode ser constante ou não – e a amplitude desta banda (ganho/atenuação).

 

Paragráfico

Tudo sobre equalização #1 - Tipos e Filtros 1
Popular EQ paragráfico

Mesmos controles do paramétrico a única diferença é que mostram graficamente o resultado das modificações.Não foram feitos muitos modelos desse tipo de  equalizador em hardware, porque exigia uma grande quantidade de componentes,  e espaço para colocá-los em uma forma utilizável, porém sua forma em software é bastante popular.

 

Semi-Paramétrico

Tudo sobre equalização #1 - Tipos e Filtros 2
Semi paramétrico

Todos os mesmos parâmetros menos o Q (largura de banda) que neste caso eh fixa. O termo também é usado para descrever seções de equalização, que podem conter várias bandas de EQ. Nesses casos, geralmente, uma ou mais das bandas em questão não é um paramétrico cheio de recursos, pala ausência do Q . Por exemplo, uma mesa de mixagem com um EQ semi-paramétrico pode ter quatro bandas de equalização, mas apenas dois dos quatro podem ser totalmente paramétricos (o que implica que os outros dois não têm o controle de Q).

 

Gráfico

Tudo sobre equalização #1 - Tipos e Filtros 3

Todos os mesmos parâmetros, a mudança é que as freqüências já são estabelecidas (fixas) assim como a  largura de banda  (normalmete 1/3 de oitava).  A única coisa que faz um EQ “gráfico” é esta configuração que te permite   ver a curva de euqalização em um relance. Os equalizadores gráficos mais encontrados são de 31 e 15 bandas

 

Tipos de Filtros

Para alterar frequências, usamos os seguintes filtros:

BandPass

Tudo sobre equalização #1 - Tipos e Filtros 4

Ou passa banda como é conhecido, ajusta uma banda de freqüências.

 

Low Shelving

Tudo sobre equalização #1 - Tipos e Filtros 5
Leva junto todas as freqüências abaixo da escolhida.

 

Hi Shelving

Tudo sobre equalização #1 - Tipos e Filtros 6

Leva junto todas as freqüências acima da escolhida.

 

Low Pass Filter (LPF)

Tudo sobre equalização #1 - Tipos e Filtros 7

Elimina todas as freqüências acima da escolhida.

 

Hi Pass Filter ou (HPF)

Tudo sobre equalização #1 - Tipos e Filtros 8

Elimina todas as freqüências abaixo  da escolhida.

 

 

Clique AQUI  e leia a parte 2 desse artigo!

 

Sobre Tito Menezes

É colaborador do Áudio Repórter, Engenheiro de som e produtor técnico. Atualmente comanda o seu próprio estúdio móvel.

Confira também

Passagem de Som em Trio Elétrico - Carnaval Salvador 2017 | Tito Na Estrada #27 9

Passagem de Som em Trio Elétrico – Carnaval Salvador 2017 | Tito Na Estrada #27

Segunda parte de uma serie de videos sobre os bastidores do carnaval de salvador 2017. Passagem de som no carnaval de Salvador!

15 comentários

  1. Quem não sabia ou tinha esquecido, agora aprendeu de vez!!!!

  2. Muito Bom, equalizadores são realmente uma ferramenta indispensável tanto para a sonorização ao vivo quanto em estúdio.

  3. Muito bom o post! Não reparem a ignorância, mas como devo inserir esses tipo de filtros numa track de voz, por exemplo? Alguém pode me dá uma bula por gentileza?

  4. Sempre bom relembrar, excelente…

  5. Ola meus amigos tenho uma dúvida que nunca pensei que fosse possível, até hoje me confrontarem com ela.

    1 equalizador analógico fisico pode ser usado em qualquer potência de som? Digamos que vai ser usado em conjunto com 2 amplificadores de 500watts, o equalizador pode correr risco de queimar devido a elevadas potências com amplificação à parte?

    O equalizador é bem velhinho, apenas tem interruptor e as bandas analógicas sem qualquer amplificação interna.

    Muito obrigado, voltarei em breve 🙂

  6. ola eu so Samuel Dinis so técnico de som vive en Angola eu quero boa explicação sobre equalizador ex de 31 bandas quanto medio, agudo , grave

  7. E o Notch Filter? Como funciona?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: