quinta-feira , 23 novembro 2017
Início / Resenha / Gravação do DVD da dupla Maiara & Maraisa

Gravação do DVD da dupla Maiara & Maraisa

Dia 29 de outubro de 2016 foi gravado o DVD de uma das maiores duplas da atualidade: Maiara & Maraísa. Eu e o meu amigo Renato Riva estávamos lá e vamos contar pra vocês um pouquinho de como foi o evento 😉

Dvd Maiara e Maraisa
Créditos: Eric Oelke

 

Assim que foi definido o local (Estacionamento do Shopping Bosque dos Ipês em Campo Grande-MS), o Renato Riva – produtor técnico do DVD – fez a primeira visita técnica.

Após muitas reuniões e muito projeto, o rider foi definido e aprovado para orçamento. A empresa escolhida para fazer a sonorização foi a GK Backline (do Pretinho) da cidade de Goiânia.

Os subs S30 da marca DB foram montados em cardióide com 8 caixas por lado, o que nos deixou muito satisfetios com o resultado. O P.A era L e R com 12 caixas RCF HDL 20A por lado e out fill também era L e R só que com 4 caixas RCF HDL 20A.

O sistema do P.A era dividido em 3 linhas de 4 caixas cada, facilitando o equilíbrio dos níveis de volume já que o P.A estava atrás do palco.

Nos delays L e R foram usadas 4 caixas RCF NLX 23A em cada lado e 3 linhas no front fill com 2 caixas RCF Evox8 em cada linha.

Dvd Maiara e Maraisa FOH
Visão da house

A house do P.A. estava totalmente fora do centro em relação ao palco – o que é normal pois em DVD a prioridade é da imagem e da captação do áudio – e para solucionar esse problema foi montada uma referência com duas RCF Evox8. Todo o sistema foi gerenciado por 2 processadores Peavey MX16 e mixado em uma CL5 da Yamaha pelo engenheiro Eder Moura.

 

 

Apesar de não ser a situação ideal de trabalho, o Eder tirou de letra e disse:

“O fato da house não estar no centro atrapalha em tudo, mas somos seres humanos capazes de nos adaptar às situações mais loucas na vida. Então não seria uma house do lado que atrapalharia o DVD, até porque tudo o que fazemos é para fazer o melhor para a captação do áudio e do vídeo.

As caixas de referência que eu tinha na house me ajudaram demais! Fiz a mix em cima dessa referência e então era só caminhar até o centro do palco para ouvir como estava a mix no P.A. e acertar a diferença, que era muito pouca.”

Dvd Maiara e Maraisa Monitor
Renato Riva foi o técnico de monitor e produtor técnico do DVD

Já quem comandou o monitor foi o Renato Riva e a console escolhida foi a Digico SD8 com tela auxiliar, 32 outs e 60 inputs. Foram utilizados 20 in-ears Shure PSM 1000 ligados em stereo e 8 microfones Shure UR4D sendo que nos mics das cantoras usamos a cápsula DPA 4018.

 

 

 

 

O RF ficou a cargo doDvd Maiara e Maraisa RF Will Mac que usou o RF Explorer para escanear as frequências do local e monitorou tudo pelo Workbench. Foram utilizadas duas antenas helicoidais ligadas em paralelo para cobrir o palco e duas antenas omnidirecional, também ligadas em paralelo, para as comunicações.

 

 

 

 

Dvd Maiara e Maraisa Karen
Setup (principal e backup): Macbook Pro 2016, Pro Tools 11 e UAD Apollo 8 Duo

Já eu fui a responsável pelo sistema de Pro Tools (VS) no qual disparava o Timecode para a luz, painel de LED, efeitos e fogos, além do click e os instrumentos pré-gravados para os músicos e P.A.

 

 

 

 

 

Dvd Maiara e Maraisa UM
Unidade Móvel Up Music

A gravação ficou por conta da U.M UP Music de Goiânia que pertence ao engenheiro Paulo Celestino (Paulinho).

O sistema usado pela U.M foi uma mesa Amek BIG, gravando num ProTools HD de 80 canais e backup numa TASCAM X48.

 

 

 

Mas e por que os DVDs não são feitos com a equipe técnica dos artistas?

Para finalizar, vamos tirar uma dúvida frequente do pessoal que nos pergunta por que a equipe técnica dos artistas não participa nos DVDs.

Para alcançar o resultado esperado pelo cliente, é necessário uma série de cuidados ao longo do projeto, principalmente no dia da gravação e nos dias que a antecedem.

A gravação de um DVD possui algumas peculiaridades tanto de operacional quanto de mixagem, como por exemplo, trabalha-se num volume mais baixo do que um show normal. Esses detalhes fazem com que o produtor musical (responsável geral pelo áudio) use a sua própria equipe de trabalho em que ele já confia e tem afinidade. A equipe vai desde os músicos, roadies, assistentes, até os técnicos de monitor e PA.

Outro motivo também é que a equipe do artista está viajando em turnê e acaba não tendo tempo para se dedicar ao projeto.

 

Então é isso pessoal, a primeira música do DVD vocês já podem conferir no YouTube:

Espero que tenham gostado e até a próxima!

 

Ficha Técnica – Equipe Eduardo Pepato:

Produtor e diretor musical: Eduardo Pepato

Produtor Técnico e Técnico de Monitor: Renato Riva

Produtor Geral: Thiago Fittipaldi

Técnico de PA: Éder Moura

Técnico de RF: Will Mac

Técnica de Pro Tools: Karen Ávila

Engenheiro de gravação: Paulo Celestino

Roadies e Direção de Palco: Carlinhos Weber e Simon Figueiredo

Fotos por Éric Oelke

 

 

Com colaboração de Renato Riva

Sobre Karen Ávila

é colaboradora do Áudio Reporter, formada em Produção Musical pela Anhembi Morumbi e assistente do produtor musical Eduardo Pepato.

Confira também

curso de áudio

Curso de Áudio e Produção Musical – Onde achar?

Está em dúvida de qual curso de áudio e/ou produção musical fazer? Fizemos um apanhado dos cursos espalhados pelo Brasil, espero que ajude na sua pesquisa: