fbpx
quarta-feira , 30 setembro 2020

Como Limpar Microfones corretamente?

O guia definitivo para limpar microfones passo a passo.

Algum dia na sua vida profissional seja no estúdio ou em shows ao vivo, você vai cantar em um microfone que não lhe pertence, e com ele permanece a dúvida de quantos germes e bactérias entraram em contato com o microfone. Poeira, terra, odores indesejados, tudo isso é muito comum de acontecer na maioria dos microfones sejam de estúdio ou empresas de som.

Em tempos de Coronavírus, e como cuidado indispensável na sua saúde ou dos seus clientes, temos que colocar na rotina a limpeza e manutenção dos microfones.

Irei mostrar nesse post a maneira correta e uma maneira rápida de limpar microfones dinâmico.

Você vai precisar de:

limpar microfones
  • Detergente neutro
  • Escova de dente
  • Mistura 4:1 de Álcool e Listerine (ex.: em um borrifador de 100ml, serão 75ml de álcool 25ml de listerine)
  • Pano para limpeza tipo perfex ou papel toalha
  • Hidratante sem perfume (opcional)
  • Lenços umedecidos com álcool (opcional)

Passo a passo de como limpar seu microfone

1 – Desparafuse a grade do microfone e retire a espuma de dentro da grade.

2 – Com a escova de dentes, escove a grade e lave a espuma interna em água corrente com um pouco de detergente. Isso removerá qualquer sujeira de terra ou marcas de batom. Se você tiver disponível água quente na torneira, ainda é melhor pra retirar odores e restos de batom.

3 – Borrife a solução de álcool + listerine na grade e na espuma (windshield) do microfone, usando o pano de limpeza para ajudar na higienização.

Como Limpar Microfones corretamente? 6

4 – Deixe secar ao sol. Apesar de ser um microfone dinâmico, são sensíveis a água e umidade. Certifique-se de que a grade e a espuma estão secos antes de coloca-los de volta.

Como Limpar Microfones corretamente? 7

5 (OPCIONAL) – Para microfones mal cuidados, arranhados e que perderam a cor, você pode usar um hidratante sem perfume, restaurando a cor sem deixar um aspecto gorduroso.

Boas maneiras e cuidados com o microfone

Os microfones devem ser limpos desta maneira ao menos uma vez ao mês, para microfones de voz e de uso intenso. Você pode alternar para uma limpeza leve usando apenas o pano de limpeza e a solução de álcool e listerine, caso não seja um microfone de uso intenso, ou para a limpeza do dia-a-dia.

Caso precise tomar um cuidado extra com vírus transmissíveis como gripe por exemplo, você pode usar um saco plástico tipo ZIPLOCK para guardar o microfone após a higienização e antes que o artista toque no microfone, assegurando assim que o artista fique seguro ao manusea-lo próximo a boca.

Limpando Microfones condensadores

Microfones condensadores são extremamente delicados, e é altamente recomendável que você saiba o que está fazendo antes de desmontar-lo para limpeza. Como são microfones menos suscetíveis ao contato de batom, saliva e poeira, é recomendado sempre lavar o POP Filter externo quando houver necessidade, higienizando com a solução de álcool e listerine.

Tenha sacos plásticos para guardar os seus microfones condensadores.

Esses sacos plásticos ajudarão a impedir a entrada de poeira e sujeira nos microfones. A maneira como os microfones são armazenados determinará sua vida útil. Microfones armazenados incorretamente tendem a ter uma vida útil curta em comparação com os armazenados adequadamente.


Agradecimento especial para Lázzaro Jesus (www.lazzarojesus.com.br) pela dica!


Comente e divulgue esse post, conte sua experiência, pergunte!

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

mitos do audio

Mitos do áudio revelados! Parte 1

Vou mais uma vez causar polêmica e discussão com este post, pois sei que muita gente que segue o blog faz ou já fez, concorda ou discorda de alguns desses mitos que eu vou comentar agora:

%d blogueiros gostam disto: