Começando com a nossa sessão de dicas de Pro Tools, hoje falaremos sobre funções básicas que as vezes sabemos o que é mas nem sempre as usamos ou entendemos a funcionalidade correta da função.
O Pro Tools tem quatro modos principais para mover o áudio em uma sessão: Shuffle, Spot, Grid, e Slip. Entender as diferenças entre estes modos, e o poder de cada um lhe dá, é crucial para maximizar sua eficiência no programa. Os modos são selecionados através de ícones gráficos na parte superior esquerda da janela de edição.
Modo Shuffle
Modo Spot
Modo Spot é ideal para trabalhar com efeitos sonoros e coisas que estão sendo marcadas junto a imagem. Depois de ter sua sessão sincronizada via “time code” você pode simplesmente inserir o valor do time code desejado que irá para o que você digitou. Se você mover uma região para o lugar onde existe outra, a primeira região será cortada no ponto onde começa a nova região e/ou termina essa região.
Modo Grid
Um monte de engenheiros utilizam este modo ao editar coisas como partes de bateria (um uso muito comum de Pro Tools) porque torna muito rápido para soltar notas de tambores individuais para valores específicos de tempo musical que estão relacionados com a música. Se você mover uma região para o lugar onde existe outra, a primeira região será cortada no ponto onde começa a nova região e/ou termina essa região.
Modo Slip
Iniciantes usam bastente este modo, mas alguns nunca pensam em sair dele e explorar o poder dos outros modos. Um experiente usuário de Pro Tools que está sendo pago por hora é geralmente capaz de alternar rapidamente entre eles usando cada um de forma adequada.
Pratique e descubra quais modos funcionam pra você em diferentes situações. Ao familiarizar-se com as ferramentas do Pro Tools você perceberá que o tempo gasto numa edição cairá drasticamente, aumentando sua eficiência no programa.
Comente e divulgue esse post, conte sua experiência, pergunte!
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E fique por dentro das novidades do mundo do áudio.
Fonte: Manual do Pro Tools e do sweetwater.com
Agradecimentos a Nuno Penna ( @nunopenna ) e Geu Bahia: ( @geubahia )