sábado , 22 julho 2017
Início / Dicas / Entendendo o De-esser

Entendendo o De-esser

Um De-esser é um compressor que atua somente na redução de intensidade de uma banda de frequências específica. Entenda de uma vez por todas tudo sobre essa ferramenta

 

– Pra que serve?

É um método para reduzir a intensidade de frequências geradas por sibilância.

– O que é sibilância?

Sibilância é o nome dado à ocorrência de sons como “ssss” ou “shhh” na pronúncia da pessoa que está cantando. O som da letra “t” também pode trazer essa sibilância.

Esses sons estão presentes, geralmente, num range de 4Khz a 10Khz (variando de acordo com quem está cantando). Porém, existem alguns outros fatores que podem gerar/intensificar essa sibilância, como por exemplo:

  • Gravar em um ambiente com uma acústica ruim;
  • Exagerar no uso do EQ;
  • Comprimir demais ou comprimir de maneira incorreta uma voz.

– Como corrigir essa sibilância?

Existem diferentes modos de correção, o que permite esse controle tanto de um jeito mais manual, quanto de um jeito automático. Esses modos são:

• Use um EQ paramétrico com um Q bem fechado para atenuar essa frequência ofensiva com mais precisão.

plugin-EQ-7-band

 

Leia também:

 – Dicas para controlar a sibilância

***CUIDADO***

Não baseie-se exclusivamente no que você ouve com o EQ nessa busca pela frequência exata. Ouça primeiro a track sem processamento, e então tente achar o que você ouviu. Se você der boost e ficar procurando frequências ofensivas e começar a cortá-las (swipe and clean), você vai achar várias que podem ser harmônicos ou outras frequências menos presentes e então seu resultado final não vai ser dos mais naturais.

  • Use a Automação. Na sua DAW, você tem a possibilidade de automar o volume da track que contém essa sibilância;

automação-de-volume

  •  Use uma Compressão Sidechain. Você pode duplicar a track e insertar um EQ nessa cópia de modo que só a sibilância seja ouvida. Coloque um compressor na sua track original e roteie seu Input para um Bus. Roteie o Insert Send da sua track Equalizada para esse Bus e coloque o Send Level em 0dB. Ajuste os parâmetros do compressor na sua track original de modo que só o sinal da track Equalizada seja comprimido;
  •  Use um plug-in de De-esser. Nele você pode digitar a frequência ofensiva e ajustar o Threshold até onde você ficar satisfeito. Caso o resultado desse plug-in ainda não seja do seu agrado, você pode tentar colocá-lo pré-EQ, pré-Compressor, pós-EQ, pós-Compressor… Enfim, do jeito que você preferir.

plug-in-De-esser

Considerando a possibilidade de que mesmo assim o plug-in ainda não te satisfaça por completo, use também a técnica de automação ou inserte um EQ. 

Não existem regras. O importante é o resultado final.

Sobre Rafael Fadul

Rafael estudou Audio Engineering & Recording Arts na Los Angeles Recording School. Atualmente trabalha como Engenheiro Assistente do Engenheiro de Áudio Beto Neves.