quinta-feira , 20 setembro 2018
Início / Dicas / Por que eu utilizo a curva de ponderação C ?

Por que eu utilizo a curva de ponderação C ?

É sempre muito complexo falar sobre curva de ponderação, neste post falarei porque uso a curva C para o meu controle de PA.
Acho que o meu começo de profissão não foi muito diferente dos meus atuais amigos de profissão, muita coisa fazemos por já ter visto alguém ou a maioria fazendo isso ou aquilo.
Com a medição de SPL não foi diferente, naquela época (to ficando velho) era normal termos decibelímetro em um sistema, sempre existia um bom decibelímetro junto ao Drive-Rack ou o Eng do artista trazia o seu.
Mas sempre medíamos na curva de ponderação C, então eu criei a minha referência com a curva de ponderação C.
Em umas poucas pesquisas eu entendi que, as curvas de ponderação existem para diferentes medidas e finalidades como por exemplo a curva de ponderação A.

Curva A

Muito usada para controle de ambiente de trabalho por existir filtros conforme mostra na fig.1 por conta da nossa audição ter diferentes curvas de acordo com diferentes nível sonoro fig2., a curva A é mais inteligente na medida das frequências onde temos mais sensibilidades de 5 a 7Khz.
Figura 2
Figura 1
Alguns engenheiros/técnicos utilizam a curva de ponderação A, para ter melhor controle sobre o nível sonoro de sua mix em relação a região de voz.

Curva C

Para medições com maior pressão sonora (acima de 80 ~ 85 dBA) é usado a curva de ponderação C, como podemos ver na fig1. Essa curva é mais linear em todas as frequências, também se aproximando a nossa curva natural acima desses níveis mais baixo.
Esse pequeno texto explica um pouquinho de o porque eu uso a curva de ponderação C para as minhas medições.
Poderei junto com a ajuda do nosso grande mestre Luiz Referência e meu grande amigo e professor Tairo Arrabal a falarmos com mais detalhes sobre cada curva de ponderação. O assunto é muito longo, e aprofundaremos em futuros posts, aguardem!
Obrigado mais uma vez ao AudioReporter por conceder esse espaço maravilhoso.

Sobre Kadu Melo

Comecei minha profissão em 1997, trabalhando em bandas de bares e shows de pequeno porte. em 2000 ingressei na empresa paulistana Tukasom, onde obtive um Know How enorme. Em 2010 passei a trabalhar viajando com artista, Grupo Sensação, Bamdamel, Mafalda Minozzi, Pedro Mariano, Pedro e Thiago, Banda Hori, Fiuk, Jorge Ben Jor e Hoje com Fabio Jr. De 2011 a 2014 fui especialista de produto dos consoles Allen&Heath, onde aprofundei tecnicamente tanto na tecnologia como no mundo mais Business.

Confira também

A nova geração de consoles da Allen&Heath, a DLive

Convido vocês a conhecerem a nova console digital da Allen&Heath, a Dlive

%d blogueiros gostam disto: