domingo , 16 dezembro 2018
Início / Dicas / Porque sua mixagem está horrível?

Porque sua mixagem está horrível?

 

É evidente que estamos sempre a procura de um bom som, acredito que seja por isso que você está lendo neste momento essa matéria. Mas nem sempre o resultado sai como  esperado ou como você imaginava. Seu destino vai ser totalmente decidido pelo fã ou pelo ouvinte (fã em potencial). Você não vem junto com sua mix, você não está lá para explicar toda a sua angústia ou os problemas que existiram na gravação  ou mesmo informar a todos que realmente você fez daquele jeito porque seu gosto musical é baseado em sons antigos ou  vintage , e acredite: NINGUÉM SE IMPORTA.

operando o som

Quando você está famoso, pode dar alguma desculpa exótica pra justificar seu som, mas quando você é um zé niguém e as pessoas que te contrataram te adoram, deve-se evitar as 5 questões a seguir:

 

Eu sei usar o Reverb!

O Reverb é como um brinquedo na mão de uma criança que acha que está sempre numa catedral com um decay gigantesco. Logo, perde-se toda a clareza ou “punch” que tinha o instrumento ou melhor, enlama toda sua mix tornando-a confusa. Lembre-se que uma mixagem é um trabalho onde as trilhas soam bem em conjunto , ou seja, não tente uma desculpa como: ” Eu coloquei esse reverb grande na voz pra destacar da base”. Você só vai bagunçar sua imagem estéreo ou pior, fazer a banda soar muita mais “seca” do que o normal, dando a impressão de que está em um ambiente e a voz em outro.

Solução: Conheça os tipos de reverb e sua mais comum utilização, não tenha medo de perder tempo escolhendo o efeito ideal. Tenha bom gosto, busque referências. Se tiver em dúvida da quantidade de efeito empregado na mix, tente baixar as  voltas ( fx return ) dos efeitos e gradativamente colocando-as até que uma imagem esteja levemente perceptível.

Você pode gostar de:

 

Tá tudo embolado…

Os Beatles gravaram o Sgt. Peppers em dois gravadores de 4 canais. Agora os softwares te oferecem um número incontável de trilhas disponíveis. Mas isso não significa que vc tem que usar todas elas…

O percussionista usou todo o set de efeitos disponíveis, e você ainda dobrou alguns canais pra parecerem mais cheios. Ou o tecladista levou a pré pra gravar em casa e te devolveu com 1.000 canais de teclado, fora isso vc dobrou todas as guitarras, o refrão dos vocais  e além de gravar dobrado aquele naipe de 4 instrumentos de sopro, ainda dobrou.

Será que não é muita coisa pra o ouvinte se concentrar?  Uma mix  cheia de toneladas de texturas e camadas pode ser frustrante ouvir, porque o coração da música é muitas vezes perdido no espectro sonoro lotado.

Solução:  Escolha apenas alguns elementos para destacar. Um elemento provavelmente será o vocal principal, que é a coisa que as pessoas querem ouvir de qualquer maneira. Ou você está certo de que todo mundo iria enlouquecer sobre o seu dub delay na guitarra no segundo refrão depois do minuto 3:06?

Discipline-se para destacar um elemento principal por secção da canção, a fim de manter o interesse do ouvinte ao longo da música inteira. Se você misturar uma tonelada de coisas com o mesmo volume porque você ama tudo, você não está realmente permitindo que o ouvinte curta elementos chave da música no tempo certo. Crie expectativas!

 

A voz está alta?

Algumas pessoas gostam da voz alta, outros preferem que a voz permaneça dentro da base. Mas ninguém gosta de uma voz muito alta ou enterrada dentro da música.

Bem, se alguém tem de se esforçar para ouvir o vocal confortavelmente, você “perdeu a mão” no ajuste do volume . Se o vocal é mixado tão baixo que a caixa, guitarras, pratos, ou qualquer outra coisa interfere com a voz, suas palavras, ou o seu tom, você também está com problemas. Coisas ruins também acontecem se o vocal é mixado tão alto que parece que a cantora está gritando diretamente no seu ouvido.

Solução: Há um bom número de “testes” para os níveis de vocal. Um dos meus preferidos é ir abaixando a música até que esteja quase inaudível. Se eu ainda posso ouvir e entender cada palavra do vocal, mas também posso ouvir os tambores e instrumento harmônico principal (guitarra, teclado, etc), então está tudo bem.

 

… e mesmo assim não tá legal

O baixo destacado e com bastante médio grave, bumbo com bastante sub, provavelmente não vai emocionar ninguém. Por outro lado, tentando ser modernos com uma mixagem  que dispara médios e agudos como lâminas ninja shuriken só podem degolar o seu público. Depois de tudo equilibrado analizando sua mix num espectro amplo e geral ainda soa estranho…  ALGO ERRADO!

Solução: Para garantir que o seu espectro sonoro não soe estranho,  tenha uma referência de uma mixagem profissional como espelho. Esta é a melhor maneira que eu encontrei para avaliar se eu estou colocando baixo demais (em comparação com a mixagem  de referência), ou abusando dos médios ou agudos. Alternar entre sua referência “pro” e a sua mixagem irá lhe mostrar onde está o seu “erro”.

 

Comprimindo tudo

Compressão pode sim fazer sua mix soar alta, como também explodir suas caixas de som. Estamos cansados de saber como excesso de compressão pode acabar com o som do seu disco e aqui vai uma surpresa, os PROS também erram (ou tem mal gosto). Vou dar dois exemplos de discos de artistas famosos com compressão inacreditavelmente HORRIVEL

Metallica – Frantic

Audioslave – Man or Animal

 Solução: Deixe a compressão final para um bom engenheiro de masterização.

 

Este post foi inspirado traduzido e totalmente modificado de um artigo do site EqMag.com

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

melhor dica de mixagem

A melhor dica de mixagem!!!

Se alguem te perguntasse uma dica de mixagem, apenas uma, o que você responderia?

%d blogueiros gostam disto: