fbpx
quinta-feira , 25 abril 2024

Ivete Transmite ao vivo para o Youtube

A cantora Ivete Sangalo mais uma vez numa atitude inovadora, fez a primeira transmissão ao vivo de um show em cima do trio elétrico. O show foi transmitido pelo youtube no canal Carnaval (www.youtube.com/carnaval), que já cobre alguns eventos importantes de Salvador e também fará a transmissão ao vivo do carnaval. Eu pude estar de perto observando todos os detalhes da transmissão.

Trio Demolidor

Como de se esperar Ivete que sempre preza pela qualidade no seu trabalho, contratou os engenheiros de som Beto Neves e Carlinhos Freitas para cuidar do áudio da transmisão. Foi montado dentro do trio Demolidor no camarim da cantora, a unidade de áudio que tinha como console uma Venue profile gravando direto pro protools com um MacPro.

Venue Profile no camarim do Demolidor

O som da unidade de Beto era transmitido via wireless por 4 sistemas sem fio da Sennheiser EW300 na seguinte configuração: 2 canais L/R e 2 canais com a voz da cantora totalizando assim 6 canais; a antena em cima do trio e os bodypacks dispostos na housemix do evento. A partir daí o sinal era enviado via cabo pra unidade do Carlinhos Freitas montada no fundo do palco, que contava com uma SC-48 recebendo os 6 canais mais os microfones de ambiência. Como disse o próprio Carlinhos, era a primeira vez que ele masterizava um show ao vivo, pilotando os microfones de ambiencia no decorrer do show e fazendo os ajustes conforme havia necessidade.

Bodypacks da Sennheiser
Bodypacks da Sennheiser
Carlos Freitas masterizando ao vivo e Vavá Furquim
Carlos Freitas masterizando ao vivo e Vavá Furquim
Unidade de transmissão via satélite
Unidade de transmissão via satélite

Uma unidade móvel de transmissão via satélite foi utilizada para enviar o sinal direto para os EUA, onde de lá era convertido e enviado para streaming em tres tipos de qualidade de imagem: baixa, média e alta resolução.

A apresentação de Ivete Sangalo ocorreu sem atraso e a transmissão foi feita exatamente no horario marcado sem qualquer problema no sinal do áudio, fuga de RF ou algo do tipo.

O perfeccionismo de Beto e a experiencia e tranquilidade de Carlinhos foram indispensáveis para o bom andamento da transmissão, marcando assim a primeira a ser realizada ao vivo em cima de um trio elétrico!

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

mitos do audio

Mitos do áudio revelados! Parte 1

Vou mais uma vez causar polêmica e discussão com este post, pois sei que muita gente que segue o blog faz ou já fez, concorda ou discorda de alguns desses mitos que eu vou comentar agora:

Um comentário

  1. coisa de primeiro mundo e ainda contando com profissionais deste gabarito…..show de bola!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.