sexta-feira , 20 outubro 2017
Início / Resenha / Mitos do estúdio parte #1

Mitos do estúdio parte #1

Vamos falar sobre alguns mitos bastante comuns entre os profissionais de áudio, mais especificamente os de estúdio.

Mito 1  – “Eu preciso de um par de monitores de 8 polegadas e um sub pra mixar bem as baixas frequências”

 

 

 

 

 

 

 

Sim, alto-falantes maiores produzem frequências mais baixas, mas isso não significa que você precisa deles. Nunca tive nada maior do que um alto-falante de 6 polegadas, e sei que muitos dos engenheiros mixam o dia todo em monitores  de ‘5 ou ‘6 polegadas.

Aproveite e siga a nossa dica de como mixar em volume baixo.

 

Mito 2 – “Eu preciso comprimir todos os tracks por padrão.”

Você pode substituir a palavra “comprimir” com qualquer coisa. Fazer as coisas sempre no “default”  é coisa de preguiçoso. Há tracks que eu quase sempre comprimo, mas eu … sempre … escuto  antes de dar um tapa no compressor. Como eu já disse em um  post antigo:

“Experimente. Evite ir a presets  que pareciam funcionar da última vez. Leve as coisas ao extremo, distorcer as coisas, usar efeitos de guitarra para os vocais, reverb no bumbo, delay no baixo… Experimente todas as suas ferramentas e veja o que acontece. Fugir do padrão vai aumentar a chance desses experimentos darem errado, porém quem disse que não se aprende com o erro?  Apenas  divirta-se com ele. Em seu caminho você vai encontrar alguns sons únicos que só podem ser encontrados, evitando os presets.”

 

Mito 3 – “Eu não preciso de ninguém pra criticar minhas mixagens.”

Se sua mixagem te faz feliz, mas não agrada o cliente… alguma coisa tem de errado.  Descubra neste post o que pode estar acontecendo.

Aceitar críticas é o primeiro passo para uma boa avaliação de mix… se você não gosta que opinem, acho melhor mudar de idéia.

 

Mito 4 – ” É impossível obter uma boa mixagem em casa (homestudio) “

Estúdios caseiros  realmente são grandes desafios. Não há tratamento acústico correto, além de inúmeros fatores desfavoráveis. Porém conhecendo bem as ferramentas dá pra obter-se um bom resultado!  Eu mesmo já ouví inúmeros trabalhos mixados em casa, soarem bem!

 

Mito 5 – “Uma boa mixagem leva horas para ser concluída.”

Talvez se você não tenha tanta experiência com mixagens, leve mais tempo para concluí-la. Porém à medida que se ganha experiência, você ja sabe ou imagina que caminho percorrer, tornando seu trabalho mais prático e rápido. O que não significa que mixagens rápidas são as ideais.

Descubra o tempo certo para abandonar  a sua mix.

 

Comente e divulgue esse post, conte sua experiência, pergunte e aguarde a parte 2 desse post!!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E fique por dentro das novidades do mundo do áudio.

Este post foi inspirado e modificado de um artigo do site homestudiocorner.com

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

melhor dica de mixagem

A melhor dica de mixagem!!!

Se alguem te perguntasse uma dica de mixagem, apenas uma, o que você responderia?