domingo , 21 julho 2019
Início / Resenha / Novas consoles, Novo mercado

Novas consoles, Novo mercado

O mercado de consoles digital está agitado, praticamente todas as empresas com grandes lançamentos. Vejamos a evolução.
Na última década assistimos o o mercado de shows ao vivo migrar de tecnologia, do mundo analógico para o mundo digital. As consoles analógicas para música ao vivo foram praticamente extintas, dando lugar as consoles digitais.

Logo no início esses consoles eram praticamente inacessíveis aos “mortais” pois os preços eram muito altos, foi o caso das pioneiras

Yamaha PM1D

Yamaha PM1D

MIDAS XL8

Midas Xl8


Estas consoles  beiravam um milhão de reais.

Foi aproximadamente a 10 anos que esse mercado deu sua grande “guinada” e se tornou acessível a todos, com a chegada das Yamaha:

  • DM2000
  • PM5D
  • M7CL

 

Venue Mix rack
Venue Mix Rack

Logo depois a Avid trouxe suas Venue Profile e MixRack e essas 2 marcas dominaram 90% do mercado Brasileiro.

Outras marcas começaram a surgir, correndo atrás desses mercado, como a DIGICO com sua linha SD, a Allen&Heath com a linha ILIVE e a Midas com a linha PRO.
Com a evolução da tecnologia e do mercado, estamos assistindo no último ano a chegada de uma nova geração de consoles e seus fabricantes apostando em produtos para um mercado mais exigente e disposto a pagar mais por um produto diferenciado.

Foi o caso da gigante SSL, maior fabricante de consoles para Studios no mundo, que apresentou sua primeira console para Live, as L500 e L300.

A Yamaha apresentou também seu novo carro chef, a PM10 e o último lançamento foi o da Avid com a nova S6L.

Leia mais em: 

Saiba como é a nova console da AVID

Esses 3 lançamentos tem em comum uma tecnologia totalmente nova, um poder de processamento muito maior do que já visto antes, muito mais canais, auxiliares, VCAs e muitas outras funções só criadas após a chegada do mundo digital. Cada uma delas com suas características, são produtos que vem para atender a grandes eventos e trazer uma diferenciação para as empresas de áudio de grande porte que, com certeza, são o foco desses produtos, mas e aí?

 Isso torna a 1ª geração dessas consoles obsoleta?
E a aquisição dessas novas consoles coloca as empresas que as adquiriram em outro patamar?

 

No final de maio teremos a convenção da AES em SP, uma excelente oportunidade para conhecermos esses lançamento e suas aplicações.

Sobre Beto Neves

Paulista, radicado na Bahia, gravou e mixou grandes artistas, como Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Claudia Leite, Netinho, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Rumpilezz, Timbalada, Harmonia do Samba, Bebel Gilberto, Banda Eva, Tony Garrido e muitos outros. Atualmente comanda o PA da banda Asa de Águia e é sócio AudioWorkshop e da Unidade Móvel Mix2go.

Confira também

Pro Tools 11, só o que ficou foi o nome.

Sou usuário dos produtos AVID, antes Digidesign, desde 1997 quando comprei uma interface AudioMidea com o Software Sessoin 8, o pai do Protools.

%d blogueiros gostam disto: