quarta-feira , 29 julho 2015
Início / Dicas / Compressão vs Automação

Compressão vs Automação

Quando você está trabalhando numa mixagem, como é que você  tem  certeza que o vocalista fica em um nível consistente durante toda a música?


Uma forma de equilibrar o nível do vocal é o uso de compressão. A compressão pode ser uma ótima maneira de fazer o nível vocal mais consistente,  a grosso modo ele irá aumentar o que tá baixo e abaixar o que está alto.

Eu não abro mão de usar um bom compressor na voz principal da minha mix, mas as vezes há seções na música onde o vocal ainda fica “perdido”… O que fazer?

É muito fácil chegar para o compressor e adicionar mais compressão, afinal se você comprimir algo bastante forte, ele fica em um volume consistente. Problema resolvido, certo?

Eh … realmente não.

 

Muita compressão em um vocal (ou qualquer outro instrumento) pode soar muito mal, se mal usado. E ninguém se importa se a voz está num volume consistente  se ela não soar bem.

A solução? AUTOMAÇÃO DE VOLUME .

 

Antes de espremer alguma coisa com um compressor, tente aplicar um pouco de automação no canal.

O que é automação de volume, você pergunta?

É muito simples na verdade. Você está simplesmente registrando movimentos de fader, então você pode trazer o vocal pra frente até no refrão, e coloca-lo de volta para dentro da música no  verso.

Alguma pessoas gastam horas gravando as automações e/ou mais tarde aperfeiçoando-as.

A maioria dos softwares de gravação (mesmo o Garage Band) têm algum tipo de automação de volume. Normalmente há um modo que você pode mudar para que lhe mostre uma linha horizontal em toda a faixa que representa o nível do fader. Então você chega e “desenhar” a vários níveis que você quer …

A automação pode ser uma alternativa muito melhor à compressão, caso não esteja seguro suficiente. Da próxima vez que você estiver mixando, experimente. É uma dica interessante para testar e conhecer!

 

Comente e divulgue esse post, conte sua experiência, pergunte!

 

Artigo traduzido e modificado do site: http://www.homestudiocorner.com/

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

por dentro da cena - jota quest

Bruno Campregher – Jota Quest | Por dentro da Cena #5

O Eng de P.A do Jota Quest mostra como ele usa sua cena, seus plugins e fala sobre sua mixagem!

  • Claudio Souza

    Boa dica excelente trabalho
    parabens

  • http://www.cheeseboardteam.com/ Alexandre Gomes

    Senhores,
    Alguem tem alguma coisa ou conhece algum material sobe a Mackie Dl1608?

  • Guilherme H. S. Ostrock

    Essa automação não seria a “envelope de volume”?

%d blogueiros gostam disto: