domingo , 19 abril 2015
Início / Dicas / Compressão vs Automação

Compressão vs Automação

 

Quando você está trabalhando numa mixagem, como é que você  tem  certeza que o vocalista fica em um nível consistente durante toda a música?

 

Uma forma de equilibrar o nível do vocal é o uso de compressão. A compressão pode ser uma ótima maneira de fazer o nível vocal mais consistente,  a grosso modo ele irá aumentar o que tá baixo e abaixar o que está alto.

Eu não abro mão de usar um bom compressor na voz principal da minha mix, mas as vezes há seções na música onde o vocal ainda fica “perdido”… O que fazer?

É muito fácil chegar para o compressor e adicionar mais compressão, afinal se você comprimir algo bastante forte, ele fica em um volume consistente. Problema resolvido, certo?

Eh … realmente não.

 

Muita compressão em um vocal (ou qualquer outro instrumento) pode soar muito mal. E ninguém se importa se a voz está num volume consistente  se ela não soar bem.

A solução? AUTOMAÇÃO DE VOLUME .

 

Antes de espremer alguma coisa com um compressor, tente aplicar um pouco de automação na pista.

O que é automação de volume, você pergunta? É muito simples na verdade. Você está simplesmente registrando movimentos de fader, então você pode trazer o vocal pra frente até no refrão, e coloca-lo de volta para dentro da música no  verso.

Alguma pessoas gastam horas gravando as automações e/ou mais tarde aperfeiçoando-as.

A maioria dos softwares de gravação (mesmo o Garage Band) têm algum tipo de automação de volume. Normalmente há um modo que você pode mudar para que lhe mostra uma linha horizontal em toda a faixa que representa o nível do fader. Então você chega e “desenhar” a vários níveis que você quer …

A automação pode ser uma alternativa muito melhor à compressão. Da próxima vez você está mixando, experimente. É uma dica interessante para testar e conhecer!

 

Comente e divulgue esse post, conte sua experiência, pergunte!

 

Artigo traduzido e modificado do site: http://www.homestudiocorner.com/

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

capa-procurando-algo

Procurando algo pra mixar? #13

Uma sessão multipista pra você treinar suas habilidades de mixagem!! Você já mixou uma bandada Rússia?

  • Roque Fausto

    Roque Fausto Quando se tem recursos disponiveis e sempre bom aplicar mas, como eu tenho uma certa experiencia musical, manualmente e o que eu mais uso mas, quase que sempre ha escorregos… kkkkk
    Principalmente que a maioria esconde o jogo quando se trata da forma, da letra, e da seguranca… Ja me deparei varias situacoes onde, produtores, publico vem ate a house me dizer que a voz esta baixa mas, eles nao entendem isso, geralmente a falta de direcao musical tem sido a causa mais predominante nessa questao. TONALIDADE baixa e o que mais prejudica sua mix, principalmente se for ao vivo… E rezar para a musica ou o show terminar logo… Tentar abordar o assunto com as pessoas responsaveis poderia ser uma saida com sucesso ( eu falei poderia ser )…

  • Hidalgo

    Oh amigo, por gentileza, eu não estou a par dos direitos de tradução etc. mas este artigo deveria ao menos citar a fonte, pois até a imagem foi copiada. Desculpe

    • http://twitter.com/DiegoMoreno @DiegoMoreno

      Você está certo Hidalgo, na correria desse mês acabou passando em branco a fonte, mas esse artigo é uma tradução com complementos e correções feitas por mim do site:
      http://www.homestudiocorner.com/

  • http://twitter.com/nunopenna @nunopenna

    Gostei desse post. Apesar de não ser um expert em compressão, costumo fazer esse processo, primeiro faço uma automação porém ao inves de usar um compressor, uso o limiter L2. Como trabalho com Jingle, é uma forma de a letra da música ser bem entendida o tempo todo!

    • http://www.audioreporter.com.br/ DiegoMoreno

      Já usou o Vocal Rider?

  • Bruno

    EAW AMIGO TUDO BOM? MINHA MESA DE SOM TEM COMPRESSOR EMBUTIDO, MAIS EU GOSTARIA DE SABER SE EU PRECISO USAR O COMPRESSOR DO SOFTWORE PRA DEIXAR A GRAVAÇÃO DA VOZ MAIS ALTA? É QUE QUANDO EU CONFIGURO O COMPRESSOR DA MESA DE SOM ELE GRAVA A VOZ BAIXA, AI QUANDO EU USO O COMPRESSOR DO AUDACITY A VOZ FICA MAIS ALTA E SEM DISTORÇÃO, EU QUERIA SABER SE É NECESSÁRIO, EU USA O COMPRESSOR DO SOFTWORE TAMBÉM? OU NÃO PRECISA BASTA CONFIGURA O COMPRESSOR DA MESA DE SOM E DEU? SÓ ISSO QUE QUERIA SABE SE PODE ME RESPONDE MUITO OBRIGADO FORTE ABRAÇO

  • Pingback: 6 Dicas para sua mixagem Áudio Repórter()

  • Pingback: Quando e porque usar o compressor? Áudio Repórter()

%d blogueiros gostam disto: