quinta-feira , 28 maio 2015
Início / Dicas / Equalização: 10 dicas para usar na sua mixagem.

Equalização: 10 dicas para usar na sua mixagem.

Equalizar é equilibrar. Portanto, quando se equaliza um determinado som ou instrumento, estamos buscando o seu equilíbrio tonal. Essa busca deve levar em conta todos os elementos do som e ainda as variantes acústicas do ambiente. O EQ é uma ferramenta extremamente poderosa para moldar o equilibrio de freqüências de elementos em uma mix. Você pode com o equalizador: trazer as coisas para frente ou para empurrá-las para trás,  criar ou tirar o foco de algum instrumento, realçar  elementos importantes, etc. O EQ pode ajudar a reparar gravações ruins e um ajuste correto pode faze-la soar bem. Aqui estão algumas dicas que aprendi ao longo dos anos equalizando numa mixagem.

As 10 dicas!

1 – Não equalize; o posicionamento do microfone é o seu melhor equalizador!  Antes de “meter a mão” no equalizador, ESCUTE. Defina qual o som que você está buscando e tenha-o em mente. Não saia equalizando sem ao menos escutar o que vai fazer. As vezes nem sempre é necessário uma equalização. Dica: neste caso procure usar os filtros  HPF e LPF quando necessário.

2 – Evite tomar decisões de equalização em isolamento (com o canal “solado”). Embora seja tentador “solar” durante a  música que você está trabalhando, isso tira o contexto da trilha dentro da mixagem. É muito comum um canal não soar bem solado, mas dentro do contexto da mix funcionar perfeitamente. Não confunda, apesar de ser comum, nem sempre um som ruim fica bem no contexto da mixagem. Dica: Ao invés de “solar” o canal para fazer algum ajuste, tente aumenta-lo e fazer a alteração desejada.

3 – Use o  EQ para criar perspectivas em sua mixagem. Uma vez que a mixagem é pensada para criar sensações ao ouvinte, não é estranho pensar que existem planos onde os instrumentos são organizados, de  tal forma que  pode-se identificar a posição deles num contexto visual. Exemplo: Pense em um fotógrafo que propositadamente faz objetos fora de foco para destacar o assunto .

Leia também:

4 – Às vezes o botão de mute  é o equalizador mais eficaz. Se algo não está funcionando, não está soando como você imaginou e mesmo equalizando ele não se encaixa na mix como você espera, é melhor reavaliar o arranjo e perguntar a sí mesmo se esse instrumento realmente pertence à mistura.  Lembre-se: nem todos os elementos têm de estar jogando o tempo todo, um arranjo interessante evolui e muda ao longo da música.

Assine nossa lista de e-mail

5 – Geralmente, atenuar uma região é melhor do que aumentá-la.

6 – Esteja atento aos instrumentos que atuam nas baixas frequências. Lembre-se que elas tem um comprimento de onda maior do que as de alta e levam mais tempo para desenvolver, em última análise, ocupará muito espaço na sua mixagem, por isso é comum a cortar agressivamente as baixas usando um filtro passa altas (HPF) , canais e instrumentos que não ocupam essa região. Muitas mixagens soam mal por não terem sido trabalhado corretamente as baixas. Graves embolados é um problema muito comum e distribuir corretamente as frequências aos instrumentos dessa região, é a chave para obter uma mixagem limpa e com graves definidos.

7 – Certifique-se de respeitar as características de cada instrumento. Não da maneira onde não pode ser usado a criatividade para criar um novo timbre, quando digo “respeitar” quero mostrar que os instrumentos atuam em uma faixa de frequência, ou seja, nada adianta aumentar uma região que o instrumento não responde. Dica:  use um analizador de espectro para visualizar o “range” de freqüência que o instrumento atua, mas lembre-se que ele não é um substituto do seu ouvido!

Equalizador Logic

8 – Não use presets! Cada instrumento tem sua característica única. Nessa hora deixe a preguiça de lado, invista na sua criatividade, busque um novo som, aperfeiçoe sua  técnica.

9 – Diferentes tipos de música e rítmos tem abordagens diferentes quanto a equalização. Esteja por dentro do estilo que vai mixar, busque uma referência, ESCUTE!

10 – Pense que no fim da sua mixagem, cada instrumento deve ter o seu espaço, deve atuar na sua região de frequência. Colocar dois instrumentos em regiões proximas pode fazer com que um mascare o outro. Exemplo: trabalhar com o bumbo atuando em 80hz  e o baixo com um “boost”  na mesma região fará com que um dos dois suma da sua mix.

Leia também:

Lembre-se, não há “receita” para equalização, pois tudo depende do arranjo dos instrumentos, da captação, etc. Se alguém pediu um a um chef:  “como posso preparar uma batata para comer?”, eu aposto que ele te diria de volta: “Bem, o que você quer fazer com ela? O que você gosta? Que outros alimentos serão servidos ao lado a batata? ” Existem dezenas de maneiras de preparar batatas, dependendo do contexto e dezenas maneiras de equalizar sua mix.

Deixe sua dúvida  nos comentários!

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

capa-1176

1176 – A história da lenda

Alguma vez em alguma mixagem seja ao vivo ou no estúdio você já usou o 1176 ou um modelo inspirado nele. Com certeza o compressor mais famoso da história,

  • Leonardo Henrique

    fANTASTICO ESTE BLOG,NÃO SOU PROFISSIONAL E NÃO TRABALHO COM AUDIO,MASI GOSTO DE BRINCAR COM EDIÇÃO DE SOM E ACHEI O BLOG MUITO BOM.Parabens

  • http://www.audioreporter.com.br Diego Moreno

    Valeu leonardo!!! Sempre que puder comente e divulgue!

  • Edvanildo

    Adorei as dicas me foram muito uteis gostaria de saber como faço para ter uma mix mais alta

  • elgermusicstudio

    Boaaa, muito shows as dica Parabéns vou passar pra frente… 😀

  • Ednei Costa

    Boa tarde ! censacional Parabéns Diego otimas dicas .

  • Paulo Matos

    Muito boa as dicas. Tentarei usar em minhas gravações amadoras. Toco guitarra um estilo mais pesado ''Metal'' as mixagens ficam bastantes complicadas no final do arranjo. Pois são duas guitarras baixo bateria, tenho que ter muita atenção com os graves e saber explorar os agudos da guitarra e preecher os graves com o baixo.

  • Marcos system

    Tenho uma emp. de áudio & iluminação; Digit@l mix -The system with technology. Em Salvador-BA. E esse blog é de grande importacia para mim pois tirei várias dúvidas referente ao áudio de mixagens obrigado aos seus idealizadores…

    • http://www.audioreporter.com.br/ DiegoMoreno

      Valeu Marcos, que bom que você gosta!! Continue sempre divulgando e comentando no site… um abraço!!

  • alexandre

    trabalho com som a 10 anos e sempre tenho problemas em mixar em jinasios esportivos o que devo fazer obrigado

  • http://www.lgsonorizacao.no.comunidades.net Gustavo Macedo

    Trabalho com sonorização em igrejas a mais de 15 anos de forma amadora e resolvi me profissionalizar nos últimos anos. Terminei meu primeiro curso (Áudio para Shows e Eventos pela HomeStudio-RJ) em JAN/2012 e tenho aprendido muito com as dicas do "Áudio Repórter". Valeu pelo site!! E querendo convidar um aprendiz do áudio pra acompanhar algum trabalho ou evento estamos aí. Abç

    • http://twitter.com/DiegoMoreno @DiegoMoreno

      Valeu Gustavo, continue curtindo e divulgando o site!!!

      um abraço!

  • daniel

    legal esse post me fale como posso destacar a parte mais alta da guitarra sem que se funda aos agudos de pratos e caixa metalica de baterias ultracristalinas (tendencia contemporanea) isso é muito mais comum do que voce imagina.
    minha guitarra atinge pico de ressonancia entre 11khz. (telecaster)

  • daniel

    existe uma publicaçao da super interessante em que se abordava os truques dos pintores, por exemplo uma paisagem de um céu cujo a cor do sol era a mesma emambos os quadros mas a cor do fundo variava dava a sensação que nunca poderia ser a mesma tinta usada nos sóis! reflitam nisso!!!

  • Ítalo

    Boas dicas, facilitaram mais o meu entendimento!
    Que luz de Deus sempre esteja próxima de nós!
    Obrigado!

  • Ítalo

    Boas dicas, facilitaram mais o meu entendimento!
    Que a luz de Deus sempre esteja próxima de nós!
    Obrigado!

  • jean

    valeu essas dicas me ajudaram bastante

  • Jozilto Araujo

    Meu Brother perfeito, trabalho na área a 14 anos sou dono do Studio Mix Mania em Ilhéus BA e sempre que um iniciante me faz estas perguntas, são estas resposta que eu dou, uso a mesma filosofia de mix que vc. parabens.

  • Jozilto Araujo

    Espero que possamos trocar informações sobre o assunto.

  • Giancarlo

    trabalho com uma Yahmara 01V96, qdo alguem vai cantar o "'S" fica muito evidente, o que faço para acabar com isso?

    • Anselmo Gonçalves

      Giancarlo,

      O exxxcccesso de agudosss, mais precisamente do "s", é a chamada sibilância.
      Esse (d)efeito pode ser causado pela fonte sonora (neste caso a voz), pela resposta de frequência do microfone, pelo circuito, enfim, as fontes podem ser diversas.

      Para resolver essa questão, você tem três opções:
      1) Reposicionar ou readequar a fonte sonora. Se não for possível…
      2) Use um filtro notch, que nada mais é do que um peaking com um alto valor de Q. Quanto maior o valor da largura de banda, mais seletivo é o filtro. Com o filtro ajustado, é só fazer o sweep na região da sibilância (normalmente entre 8kHz e 12kHz). Ou então…
      3) Utilizar um processador de sinal ou plug-in chamado De-Esser. o De-Esser nada mais é do que filtro notch já pronto para uso bastando apenas selecionar a frequência e a atenuação.

      A partir da LS9 você pode escolher um De-Esser como dinâmicos. Na 01V96, siga a segunda opção.

      Espero ter ajudado.

      • Augusto Cézar Medeiros

        Ei cara, vc tem face? se tiver me add ai, vejo q vc entende de som e queria umas dicas cara, por favor me add: procura por email, cezar_kizar@hotmaill.com, no meu face está; augusto cézar medeiros, abraço!

  • Rogerio

    Cara.gosto muito de som forte.como faço para realsar o som da bateria em mp3,ja que a bateria alcansa quase todas as frequencias.tem alguma dica.valeu muito bom o blog,parabens.

  • Anselmo Gonçalves

    A 5ª dica é a melhor de todas! Me arrisco a dizer que talvez seja uma das mais eficientes…

    Valeu Diego!

  • Eduardo

    tbm tinha em mente que a equalização não seguia um padrão
    sou iniciante gostaria muito de aprender mais sobre esse mundo fantástico.
    vlw cara gostei muito das dicas.

  • claudio mauro

    eu tenho uma paichao por produçao de audio e uso o sonar 8 na verdade a mix tem muitos segredos o cuau nao me adapitei mais se deus quizer eu chego la valeu amigo pelas dicas gostei se tiver como me dar mais auguma forza ficarei grato abrasso

  • Enylson Correia

    gostei, valeu, eu coloco som na igreja, tenho um rapais que canta e ele só quer que coloque o grave zerado eu acho ruim fica uma voz como uma lata velha batendo sem o tibe do agudo para equilibra,não sei o que fazer

  • junior

    Oque significa HPF ???

    • Diego

      High pass filter

  • Joel

    a e sera q vc pode m ajuda com alguns nomes dessa imagens q vcs usam na equalizador, ainda ñ sei indentifica esses nomes no equalizador virtual

    Ex; Fullness, bottom,snap,clang
    m da uma ajuda

  • Ubirajara Moura da Silva

    Estou com uma duvida enorme.
    Gravei tudo, produzi tudo em sample rate 96. Porém a voz, será gravada em uma placa que alcança no maximo sample rate 48. Posso converter toda produção em 48, somente para gravar voz ? Terá alguma perca ?

  • Elton Salles

    Estou om uma dúvida a respeito de equalização de microfone. Ouvi falar que tira-se todo o grave da mesa de som do canal de microfone, pois ele não responde o grave! É verdade???

    • Yan Murmel

      depende da voz a ser aplicada nele sempre.

      fabricantes costumam ostentar coleções de microfones de amplo espectro (20Hz a 20kHz), mas eles respondem mesmo a partir de 80Hz até 16 ou 18 kHz, com a variante das frequências que seu PA responde montado.

      caso seja voz feminina, recomenda-se sim tirar o grave com um HPF pra evitar microfonias de grave no sistema, visto que a voz da pessoa não vai contemplar aquela faixa de frequência. já cheguei a usar HP de 250Hz em microfone de mulher. mas tem que cuidar com o timbre, no caso de mesas analógicas e varia muito de voz pra voz.

  • Foaguitar

    Curti muito este site, tem me ajudado muito à mixar os equipamentos do ministério onde congrego.

  • Augusto

    Otimas dicas. Grato. Luz!

  • enok

    Muito bom a explicação…gostei d +.

  • Pingback: 6 Dicas para sua mixagem Áudio Repórter()

  • http://www.dipbr.com.br Emmanuel Tavares

    SOUNTOYS OFERECE…
    PLUGIN GRÁTIS ATÉ O DIA 28/03/2014

    SEGUE O PASSO A PASSO PARA BAIXAR O PLUGIN DA SOUNDTOYS:

    COMO CONSEGUIR ESSE PLUGIN GRÁTIS sem precisar de ILOK:

    1) Caso ainda não tenha, você precisa registrar uma conta no site ilok.com (não precisa ter um dongle, e é grátis) click no linkhttps://www.ilok.com//register?execution=e1s1 e registre pois vai precisar do USERNAME da ilok pra baixar o plugin

    2) Se ainda não tem uma conta com a SoundToys você vai ter que criar uma, mas antes lembre que precisa do USERNAME da ilok para registrar clique no link a seguir para registrar:
    https://www.soundtoys.com/acct/createAccountBasic

    3) Logo após vai no link abaixo para obter seu plugin GRÁTIS!!!

    https://www.soundtoys.com/sxsw2014/&rc=254-7099-695

    (nesta pagina bastar entrar com o usuário e senha do soundToys)
    O LINK VAI ESTAR DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD NA SUA CONTA DA SOUNTOYS “MYACCOUNT” (canto superior direito)

    Só lembrando que o Little PrimalTap não precisa do iLOK USB. A autorização pode ser armazenada no seu computador. Mas é necessário ilok manager instalado (gerenciador de licensas ilok) e conta válida registrada no site ilok.com

    Mais detalhes sobre o plugins no link abaixo:

  • Pingback: Músico ou técnico de som? « Áudio Repórter Áudio Repórter()

  • geraldo

    Isso se calhar ajuda-me tanto mais nada melhor,doq porem mais imagens bem qualificadas e bem vizivel para o melhoramento das aulas

  • Franklin

    qual o melhor Programa para a equalização de Voz?

    • Matheus Felipe

      Viper4Windows

  • Homero

    Como faço prá deixar a voz na frente? Em minhas mixagens a voz sempre fica no fundo, desequilibrada em relação ao playback.

    • Matheus Felipe

      Linha 8k/16 do equalizador. Procure a faixa mais agradável para você.

      2k são normalmente instrumentos. 16k tem uma diferença sutil nas vozes.

      125 não faz diferença.

    • Cleber Luiz Souza

      Homero, td bem? Experimente abaixar a mix e deixar a voz no plano desejado e no final de tudo elevar o SPL da mix na master. Valeu.

  • Pingback: 10 Dicas sobre equalização | Blog L.A. Masterização()

  • luis

    ola amigo tenho duvidas
    1 como colocar instrumentos e efeitos virtuais na mesa de som analogica com notbook.

%d blogueiros gostam disto: