terça-feira , 17 setembro 2019
Início / Dicas / 3 motivos para usar um preset

3 motivos para usar um preset

Se você costuma a mixar “in the box” já deve ter usado algum preset em algum momento de sua mixagem. Os presets podem ser úteis numa mixagem, porém há os que acham que não é válido.

Qual é a verdade?

Eles são realmente úteis?

Tudo bem se eu usar presets?

É o que vamos discutir agora…

1 – Pode se aprender bastante com presets

Ou não. Presets do plugin, por natureza, são projetados por profissionais que fizeram o plugin. Eles são uma recomendação de ajustes para determinadas tarefas, gêneros ou instrumentos. Eles não são completamente arbitrários como se algum programador fechasse os olhos e salvo algumas configurações do plugin.  Ao contrário, eles foram feitos  baseados na  opinião de um ou mais engenheiros ou designers de plugin.

Por que você passar batido em uma chance de talvez aprender alguma coisa com essas pessoas?

Se você estiver procurando por uma configuração de compressão para o seu violão, eu digo pegue o seu compressor favorito e procure por uma preset de violão. Selecione-o e em seguida, tome um momento para não apenas ouvir, mas olhar para como estão as configurações. Que relação eles usaram? Que tempos de ataque e release que eles recomendam? Você pode usar esta predefinição como um momento de aprendizado, decidindo se aquelas configurações pré definidas te satisfazem e definindo qual parâmetro não serviu para o seu propósito.

 

2 – Presets podem ser um bom ponto de partida

Usando esse exemplo de compressão de violão, a predefinição pode vir a ser um ponto de partida para o seu som final. Você pega o preset, aprende  que ratio,  ataque / release foi sugerido, mas depois você percebe que o compressor não atua porque o threshold foi ajustado muito alto. Esta é a parte  que o programador ou engenheiro não pode prever sobre a sua mix: o quão alto as suas faixas foram gravadas.

Assim, você diminui o threshold  até que haja alguma redução de ganho. Você ouve e decide se você gosta da quantidade de compressão ou não. Talvez você ajuste para um ratio maior ou decide retardar o ataque um pouco para mais do dedilhar de guitarra soar  e então você está pronto!  Você começou com uma predefinição  e rapidamente adaptou para a sua mix, de acordo com o seu gosto. Grande uso de uma predefinição.

 

3 – Você pode criar seus próprios presets

O que há de errado em criar os seus próprios presets para utilizar como ponto de partida para suas mixes futuras?  Quando encontrar algumas configurações que você gosta para os seus compressores, reverbs, delays, etc,  salve-os com seu próprio nome personalizado e descrição.

Você sabe que eles são um preset útil porque você os criou,  automaticamente você também sabe que  não tem que usá-los na íntegra. Simplesmente tratá-los como ponto de partida e seguir em frente apartir daí.

 

A palavra final sobre preset de equalização

Eu não posso terminar esse post sem mencionar que eu acho uma completa perda de tempo usar presets de equalização. Por esse motivo já disse algumas vezes em posts do áudio repórter que NÃO USO PRESETS de EQ.

Freqüências que precisam ser cortadas (ou aumentadas) variam drasticamente de instrumento por instrumento e de mix pra mix. Não há realmente nenhuma maneira de um engenheiro adivinhar curvas de equalização que você precisa para o seu bumbo ou baixo. É impossível saber.

Mas ironicamente, muitas pessoas ainda acreditam em presets de equalização e confiam nisso para tentar tirar aquele som fantástico de bateria do disco tal…O que eles estão fazendo é apenas prejudicando sua habilidade em mixar.

A equalização é uma daquelas coisas que você deve usar baseando exclusivamente no que você ESCUTA. Na minha opinião não se deve usar NUNCA presets de equalização, mesmo como ponto de partida.

 

 

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

Entrevista: Rafael Fadul

Nome: Rafael Fadul Idade: 23 anos Origem: São Paulo, SP Atualmente em: Los Angeles, California …

%d blogueiros gostam disto: