segunda-feira , 27 maio 2019
Início / Dicas / 5 dicas para mixar mais rápido

5 dicas para mixar mais rápido

Mixar, mixar, mixar. Todos nós queremos fazer boas mixes – e as vezes parece que ninguém fica inteiramente satisfeito com elas. Como é dito por aí, muitas mixagens a gente não termina, simplesmente abandona! De qualquer forma, há algumas maneiras de chegar no resultado desejado mais rápido.

Esse é o nosso top 5:

 

1. Decida qual o tipo de mix você quer

Muitas pessoas começam levantando os faders e adicionando plugins na esperança de descobrir uma ótima mix. Porque não tenta ouvir a música por inteiro e assim decidir qual o tipo de molde e dinâmica você quer que a música tenha? Esta decisão afetará todas as suas outras decisões durante a mixagem. Por exemplo, você pode ir pela direção de um som de bateria grande e espaçoso, com o bumbo mais tímido. Ou pode ir pela direção de um som de bateria bem seco e com o bumbo mais na cara.

Cabe a você descobrir qual direção quer ir. E uma vez que você tem um plano, ficará mais fácil.

 

2. Delete alguns tracks

Será que realmente precisamos de 18 tracks de guitarras ou 8 tracks de loops de percussão? Ouça track por track e dê um mute nos que nada acrescentam. Seja radical, mesmo que você acabe demitido (se estiver trabalhando para um cliente), mas quem quer ter seu nome numa bagunça?

 

3. Mova seus plugins não utilizados

Se você é uma daquelas pessoas que tem apenas os plugins que precisam, você é uma raridade. A maioria de nós tem muitos plugins atrapalhando nossa DAW. Tire meia hora para passar os plugins que você não usa com frequência ou nunca usou e coloque-os na pasta de plugins não utilizados (unused plugins). O meu palpite é entre 50 a 80% deles. Eles retardam o tempo de carregamento, de sessões e te distrai enquanto você mixa.

 

4. Delete plugins

Me mandaram uma mix na semana passada que tinha 28 tracks e cada track tinha cerca de 3 plugins insertados. A primeira coisa que faço quando recebo sessão para mixar, é desativar todos os plugins. Nesse caso, os tracks soaram mil vezes melhor sem eles. Às vezes menos é mais.

 

5. Tire pausas

Isso parece uma contradição. Fazer pausas para trabalhar mais rápido? Sim, ter um mínimo de 10 minitos a cada hora para tomar um café e um pouco de ar fresco e descansar um pouco os ouvidos. Você vai se

surpreender como a quantidade de intervalos regulares vai fazer diferença para a sua produtividade.

 

 

Esse é o nosso top 5. Qual é o seu?

 

Traduzido do www.pro-tools-expert.com

Sobre Karen Ávila

é colaboradora do Áudio Reporter, formada em Produção Musical pela Anhembi Morumbi e assistente do produtor musical Eduardo Pepato.

Confira também

Gravação do DVD da dupla Maiara & Maraisa

Eu e o meu amigo Renato Riva estávamos lá e vamos contar pra vocês um pouquinho de como foi o evento ;)

%d blogueiros gostam disto: