fbpx
terça-feira , 11 maio 2021

Dicas de Reason – REDRUM

Redrum é um módulo do Reason que simula uma bateria eletrônica equipada com um sequenciador de patterns. Além do sequenciador padrão, o Redrum também pode ser reproduzido a partir sequenciador principal do Reason ou por MIDI.

 

Dicas de Reason - REDRUM  1

A primeira vista a REDRUM parece ser uma bateria baseada em patterns,tipo as lendárias Roland 808/909
De fato ela possui uma sequência de 16 botões que servem para programar os steps do pattern.Só que a REDRUM permite muito mais do que as lendárias baterias da Roland.
A REDRUM possui 10 canais, em que cada um você “carrega” um arquivo de audio (wave ou aiff),soudfonts,loops ou seções de arquivos REX em qualquer resolução de bit,taxa de amostragem,stereo ou mono. Pau pra toda obra !!!

Quando criamos um dispositivo REDRUM,este vem vazio,portanto teremos que primeiro “carregar” um programa.

Dicas de Reason - REDRUM  2

 

 

 

 

 

O Reason oferece vários patchs, de acordo com o estilo de música que você vai produzir.

obs: A depender da sua configuração o Reason já abre o módulo com o patch default.É só marcar a opção “Load Default Sound in new Devices.Não gosto muito desta opção,prefiro que ela abra “vazia”.

Dicas de Reason - REDRUM  3

 

 

 

Depois de carregado o patch, clique nas “setas” de cada canal para ouvir os sons.

Dicas de Reason - REDRUM  4

 

 

 

Pronto, veja o video REDRUM 01 – Para entender melhor como trabalhar com pattens:

 

Video:

 

Dicas de Reason - REDRUM  5Nairo Elo é colaborador do ÁudioRepórter, ministra aulas em seu estúdio particular, http://cursohomestudio.blogspot.com e também na escola Pracatum, atua como técnico de gravação, músico free-lancer, programador e produtor.

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

mitos do audio

Mitos do áudio revelados! Parte 1

Vou mais uma vez causar polêmica e discussão com este post, pois sei que muita gente que segue o blog faz ou já fez, concorda ou discorda de alguns desses mitos que eu vou comentar agora:

3 comentários

  1. Como vc faz para importar arquivos wave ou aiff no Reason?Tentei aqui mas somente os arquivos que transformei pra REX foram lidos.Vc já usa o Reason 6 que está aberto ou tem um jeitinho no Reason 5?

    • Oi Adriano,Ainda não estou com o Reason 6.No 5 você importa arquivos diretamente nos módulos de sampler, veja por exemplo na redrum, em cada canal tem uma pasta,clique nela e navegue até seus arquivos no caso dos REX você vai visualizar cada "fatia"(slice) do loop.Fora que podemos também gravar estes samplers diretamente no módulo.Aguarde que esta série de vídeos da redrum teremos todas as possibilidades,ok ?
      Obs: No reason 5 você não vai importar por exemplo um track de voz ou instrumento, até pode mas não seria prático. O usual é usarmos arquivos one shot.

  2. e se quero usar a bateria eletronica, eu tenho uma td-4 roland e quero usar o midi dela como faço para utilizar com o programa???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: