segunda-feira , 27 maio 2019
Início / Dicas / Plugin de graça! #4

Plugin de graça! #4

 

Conheça o plugin LMC-1, da inglesa SSL:

 

Solid State Logic

De vez em quando um equipamento de áudio vem pra definir o som de uma era. Em 1979 Solid State Logic deu luz à um console de gravação lendário. O “SSL SL 4000E Master Studio System” mudou para sempre como os registros seriam gravados e mixados, anunciando uma nova era na música popular. Em menos de três anos, todos os grandes estúdios em todo o mundo, pelo menos um quarto contavam com um console “E” SSL Series.

 

A concepção

O SSL Listen Mic Compressor foi a arma secreta do arsenal de muitos produtores e técnicos de gravação. Originalmente concebido para evitar a re-alimentação no microfone “talkback”, seu ataque e release fixo eminentemente adequado para uso em microfones de ambiencia. Claro, nós gostaríamos de tomar todo o crédito para este grande som, mas como de costume, foi a criatividade dos usuários SSL que levou à idéia.

De longa data SSL usuário Hugh Padgham foi um dos primeiros a captar esse som novo da bateria, ao trabalhar com Steve Lilywhite em “Intruder”  de Peter Gabriel, ele disse à revista Mix: * “Em um console normal, você tem um botão para pressione para falar com os músicos nos fones de ouvido, mas você não tem um botão para pressionar por nós para ouvir os músicos. Para fazer isso, você tem que ligar um microfone em um canal na  mesa e ouvir seus músicos por meio disso. Mas a SSL tinha um botão talkback reverso e no estúdio já havia um microfone pendurado e uma entrada dedicada para a entrada de microfone reverso no console. E neste microfone, eles tinham o compressor inacreditavelmente pesado, então você pode ouvir alguém que estava ali no canto.

“Um dia, Phil (Collins) foi tocar bateria”, Hugh recorda, “e eu tinha talkback reverso  porque ele estava falando e então ele começou a tocar bateria.  O som mais inacreditável saiu por causa do compressor pesado. Eu disse, ‘Meu Deus, esse é o som mais incrível! Steve, ouça isso.’   Mas a forma como o talkback reverso foi instalado, você não poderia gravá-lo. Então, eu tinha modificado a mesa naquela noite. Eu tinha um dos caras da manutenção para entrar na mesa e obter uma saída splitada deste compressor e alimentá-lo em um ponto do patch  para que eu pudesse então corrigi-lo em um canal na placa. De lá, fomos capazes de routear que para o gravador. “

 

O Plug-in

Agora você pode experimentar o Listen Mic Compressor dentro do conforto do seu software  e ver o que parece que vai levar você a novos sons.   Se você descobrir algo realmente grande – como um som radicalmente distorcido de oboé , então não se esqueça de nos avisar.

 

Download:

 

Versão OsX VST/AU

 

 

 

 

Versão Windows VST

 

 

Comente e divulgue esse post, conte sua experiência, pergunte!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

[lomadeewpro category=” keywords=’ipad2, macbook pro, logic studio’]

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

Entrevista: Rafael Fadul

Nome: Rafael Fadul Idade: 23 anos Origem: São Paulo, SP Atualmente em: Los Angeles, California …

%d blogueiros gostam disto: