fbpx
domingo , 25 outubro 2020

Neutrik Timbre Plug

Será mesmo que um cabo pode mudar o som da guitarra? É o que propõe a renomada marca de conectores Neutik com o lançamento do TimbrePlug.

O novo conector da Neutrik chama-se timbrePLUG e vem com um conector que nos permite alterar as características de transmissão “neutras” do som da guitarra, para algo mais “quente”, presente ou simplesmente mais seco, dependente do instrumento e do tipo de ataque que conferimos. Claro está, quanto mais amplificado for o sinal transmitido pelo cabo, mais se nota a diferença e, como também é normal, a diferença torna-se ainda mais notada se o sinal for alimentado a um canal com ganho no máximo, amplificando as nuances provocadas pelo conector através da distorção. Uma mais valia simples para qualquer guitarrista que aprecia controlar todos os aspectos do seu som, para além de o timbrePLUG ser um conector jack de excelente desenho e qualidade.

Neutrik Timbre Plug 1
Como Funciona?

A Neutrik não explicou exactamente (por enquanto) quais os parâmetros que afecta quando desenhou o novo conector timbrePLUG mas, efectivamente, este permite-nos a possibilidade de alterar o timbre do som da nossa guitarra, de uma posição neutra e límpida para um som mais cheio e com características diferentes, bastando para tal escolher uma de quatro posições num selector integrado no conector jack.

É seguramente mais uma ferramenta no arsenal dos guitarristas, permitindo assim explorar uma nova série de sons, para além de – na nossa opinião – contribuir decisivamente para um alerta da consciência de todos os guitarristas para a importância da escolha de um cabo e conectores de boa qualidade.

O efeito gerado pelo timbrePLUG nota-se mais com um canal com distorção onde os harmónicos são amplificados, sendo que o efeito do conector timbrePlug resulta numa maior presença e ataque das notas à medida que vamos optando por uma posição onde o efeito é mais audível. Se virmos o vídeo de demonstração que a Neutrik colocou no site podemos perceber que a diferença está lá, mesmo quando temos um canal limpo de guitarra eléctrica.

https://www.youtube.com/watch?v=5q


Na prática, começando pelo timbre standard do cabo que estamos a usar, ganhamos mais três características tímbricas adicionais de som, tão surpreendentemente eficazes quase como uma mudança de posição de captador na guitarra. Mesmo que acabemos por deixar o selector ficar na posição que achamos que resulta melhor a maior parte do tempo, a verdade é que ganhamos também um conector jack de alta qualidade, com contactos de alta precisão, revestido a ouro, robusto e capaz de resistir melhor a esticões de cabo do que os conectores jack direitos que são mais comuns nos cabos de guitarra.
O desenho deste conector não só é atraente como o acesso ao selector está bastante bem pensado para ser simples experimentar as diferenças no nosso som.

Sem dúvida, mais uma inovação da Neutrik a aplaudir.
www.neutrik.com
www.experience-neutrik.com

Comente e divulgue esse post, conte sua experiência, pergunte!

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

mitos do audio

Mitos do áudio revelados! Parte 1

Vou mais uma vez causar polêmica e discussão com este post, pois sei que muita gente que segue o blog faz ou já fez, concorda ou discorda de alguns desses mitos que eu vou comentar agora:

%d blogueiros gostam disto: