fbpx
terça-feira , 19 março 2024

Entenda o novo formato do Pro Tools 10, o AAX

A Avid anunciou junto com o lançamento do Pro Tools 10 um novo formato de plugin, o AAX (Avid Audio eXtension).

Com essa nova “aposta” a Avid justifica que o novo formato veio para  assegurar aos usuários do Pro Tools 10 uma sonoridade igual tanto para os sistemas Pro Tools nativos (usando apenas a capacidade de CPU do computador) ou em sistemas com aceleração DSP como o Pro Tools|HDX.

Com o lançamento do Pro Tools 10, a Avid assegurou um extenso suporte da indústria para esta nova arquitectura de plug-ins AAX, sendo que, nos últimos dias, sucederam-se já os anúncios de empresas que declararam o seu suporte. São já cerca de 30 os fabricantes que têm já plug-ins AAX prontos ou preparados para lançar nos próximos tempos. Mas quantos serão nativos e quantos irão suportar aceleração por DSP?

A estratégia da AVID

Apesar dessa nova arquitetura  ter sido uma decisão claramente bem pensada e amadurecida por parte da Avid, o mais novo e polêmico formato AAX pode ser um tiro no pé, enfurecendo usuários que esperavam maior suporte aos plugins existentes no mercado e pra piorar a situação, aqueles que compraram packs caríssimos e completos da arquitetura antiga. Estes se tornarão totalmente incompatíveis.

Em contra partida a Avid alega que esta decisão visa encorajar usuários a migrarem pro Pro Tools 10, garantindo total compatibilidade e transparência sonora entre as diversas versões do programa – native, software only e HDX.  Além disso, a placa Pro Tools|HDX já não suporta TDM e por isso, deixam de ser suportados plug-ins tão relevantes como o Dolby Surround Tools, Line 6 Amp Farm, Line 6 Echo Farm, TC Electronic TDM e Waves PS22 Stereo Imager.

Citação de um artigo da revista portuguesa Produção Áudio:

“Mas tal como a Avid também já confirmou, o formato AAX irá também substituir o formato RTAS da própria Avid.
O motivo porque os músicos e estúdios de projecto não vão gostar muito desta política é que o formato AAX, embora compatível entre diferentes sistemas, implica que será necessário optar entre investir pelos plug-ins AAX DSP que estão dependentes da placa Pro Tools|HDX para processamento, enquanto o formato AAX Native pode ser usado com qualquer sistema Pro Tools 10 ou Pro Tools HD 10, dependendo da potência CPU do computador onde corremos as aplicações.
A Avid defende-se afirmando que, com esta nova arquitectura AAX se “abrem as portas para uma grande evolução da tecnologia no futuro” (mas também diziam isso do TDM e, tal como temos visto, são cada vez mais os fabricantes que se estão a afastar da abordagem suportada por hardware dedicado).”

Lista de desenvolvedores compatíveis com AAX

Agora é só esperar e ver como os concorrentes vão reagir.  Estou anciosamente aguardando o Logic Pro X e as novas versões do Cubase, Reaper, DAW Studio one, etc…

Comente e divulgue esse post, conte sua experiência, pergunte!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E fique por dentro das novidades do mundo do áudio.

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

mitos do audio

Mitos do áudio revelados! Parte 1

Vou mais uma vez causar polêmica e discussão com este post, pois sei que muita gente que segue o blog faz ou já fez, concorda ou discorda de alguns desses mitos que eu vou comentar agora:

13 comentários

  1. Tiro no pé. Acho que a AVID quer que todos os usuarios sigam pro Logic.

    • o que vai ser uma boa idéia!!! heheheheheh

    • e olha que em 2021 venho aqui dizer que eu nunca paguei pelo logic pq em 2012 comprei esse imac que vos escrevo e um macbook pro e ambos vieram com o logic e eu só fui atualizando; o legal que tudo que vc precisa instalar de vst e o escambau a quatro o logic oferece já mas vamos e convenhamos que o logic por ser aquele jeito mais intuitivo de usar por ter uma aparência menos carregada de funções nos deixa meio abitolados em não saber usar outra plataforma tipo um reapper da vida; eu não sei nem endereçar uma entrada para um canal e falar a verdade eu nunca nem quis aprender; ah detalhe; pago pau pra quem só usa pro tools pq precisa ter muita paciêncoa pra clicar em 10 botões e abrir meia dúzia de menus pra exportar uma track depois de fechar a mix enquanto no logic só apertamos command+b ou se for mais preguiçoso só clicar no Bouce do lado do master

  2. Sempre. Vender,vender,vender… não importa como. LOGIC!!!!!!!

  3. Não vejo como tiro no pé. Essa é umas das melhores coisas que a Avid anunciou. Os DSPs HD Accel estão ultrapassadíssimos e a tecnologia TDM é da década de 90. Com a Tecnologia AAX haverá mais fidelidade e eficiência, quem não tiver o HDX não terá problemas, pois a qualidade do audio será a mesma no Native.
    A Avid também não está obrigando ninguém a fazer o upgrade, quem tem dinheiro faça agora, mas quem não tem o HD Accel ainda dão conta do recado. Toda transição leva tempo.

    Aliás, quem está reclamando dessa notícia da Avid com certeza não tem o Pro Tools HD. Deve ter no máximo uma Digi 003.

  4. O Beto Neves reclamou no twitter que gastou uma grana no HD 9 tem pouco tempo e já ficou obsoleto.

    Acho que é o mesmo sentimento de quem compra um carro novo e 3 meses depois ele sai de linha e custa o preço de um cacho de banana.

  5. Nossa! Um novo formato de plugin nessa altura do campeonato, FRIA!!!! Outra grande novidade do Pro Tools 10 – Clip Gain é um recurso que a maioria das DAWs concorrentes já tem a muitos e muitos anos. Por isso já não uso Pro Tools a muitos e muitos anos. rsrsrsrsrs. Alguns projetos que ainda tenho em Pro Tools são o tormento da minha vida. Será que a visão da AVID dos profissionais não vai avançar? Será que eles não conhecem os concorrentes Logic, Nuendo, Studio One, etc….Se você é profissional conheça.

  6. Realmente Paulo!!!Embora eu seja usuário do Pt, penso assim tbm . Eles lançam algo e fazem alarde com coisas que os outros já tem há seculos !!! Mas não seria incompetência da concorrência em fazer um pouco mais de frente a Avid a deixa-la posando de vanguardista?

  7. POIS É, SÓ ABRNDO UM PARENTESES. SO DPOIS DA VERSÃO 7 DO PROT É Q ELE ESCREVE OS OVERWIEWS DO AUDIO GRAVADO E SO DPOIS DA 5a VERSÃO É Q ELE VEIO C/ ''Ctrl Z''. VERGONHOSO, MAS O MERCADO ''DIZ'' Q S VC NÃO USA PROTOOLS, VC NÃO É BOM. PAZ

  8. PIOR Q EH VERDADE MARIO, E O BOUNCE DO PRO TOOLS Q NAO TE DA NEM A OPCAO DE FAZE-LO OFF LINE????? VERGONHOSO MESMO!!!!!

  9. Cara, verdade! O Logic nesse aspecto é a Daw mas avançada e olhe que já tem um tempo estacionado no pro 9, pena que a empresa não faz um Marketing mas forte e especifico Pra grandes studios, é Logic é d+…

    A daw perfeita: a interface do logic + a funcionalidade do pro tools hd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.