fbpx
quarta-feira , 21 outubro 2020

Saiba tudo sobre Microfones de fita

 

Os Microfones de fita  foram inventados no início dos anos 30 por engenheiros da Siemens e de lá pra cá quase nada mudou. Conheça o microfone de fita e porque muita gente ama o som deste tipo de mic.

 

O microfone de fita funciona basicamente com o mesmo princípio de um microfone dinâmico com bobina móvel, só que ao invés de uma bobina acoplada ao diafragma, uma tira estreita de alumínio é disposta verticalmente dentro de um suporte, sujeita a ação de um imã.

Saiba tudo sobre Microfones de fita 1

 

O elemento de fita responde a variações na velocidade das partículas de ar, ao invés da pressão, por isso  são também chamados de microfones de velocidade.  Como a fita vibra dentro de seu campo magnético, gera uma tensão pequena que corresponde a essas mudanças na velocidade. Em projetos de fita clássicos, este nível é muito baixo quando comparados a  microfones dinâmicos necessitando de um pré-amp de alto ganho para alimentá-los.

 

Características:
  • Seu padrão de captação sempre será bí-direcional ( figura 8 )
  • Possui uma vasta resposta de frequência, praticamente flat em todos os pontos
  • Mesmo com um transformador interno seu sinal é baixo em comparação com outros microfones.
  • Excelente resposta a transientes.
  • Extremamente frágeis

 

  Microfones de fita têm uma ampla faixa dinâmica, e são capazes de lidar com uma pressão acústica elevada em altas freqüências (tente usar nos metais ou em instrumentos de percussão). Estes microfones são bidirecionais pelo design, porque o elemento de fita responde ao som que chega de frente ou de trás do microfone e não captam os sons que chegam em suas laterais. Esta figura-8 padrão natural  torna-o ideal para aplicações de gravação e é útil em aplicações onde você quer eliminar ruídos indesejáveis ​​entre duas fontes (isto é, em broadcast). 

 

Microfones de fita são muito sensíveis e por sua vez bastante frágeis; Modelos antigos deste tipo de microfone costumam ser bastante delicados, podem ser quebrados por fortes rajadas de ar, picos de tensão ou até mesmo por ser armazenados de forma errada.

Leia mais sobre microfones:

 

Por ser um microfone de mecânica simples, várias pessoas desenvolveram projetos para fazer o seu próprio microfone de fita. Achei um site  gringo bem bacana de um projeto caseiro de microfone de fita, confira: http://www.rimagraphics.com/microphone.html

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

mitos do audio

Mitos do áudio revelados! Parte 1

Vou mais uma vez causar polêmica e discussão com este post, pois sei que muita gente que segue o blog faz ou já fez, concorda ou discorda de alguns desses mitos que eu vou comentar agora:

%d blogueiros gostam disto: