segunda-feira , 19 agosto 2019
Início / Resenha / Você é engenheiro de áudio?

Você é engenheiro de áudio?

 

Dentro do show business, você sabe exatamente qual o nome da sua função?

Eu não tenho medo de chamar o meu colega de profissão de engenheiro. Mas como assim se no Brasil nós não temos uma faculdade que lecione engenharia em áudio?

engenheiro de áudio

Não é porque um grande profissional com todo o seu know how adquirido ao longo de anos não possa ser respeitado e admirado como um engenheiro.
E em um sistema de sonorização, temos vários engenheiros, qual engenheiro é responsável pelo o que?

 

Engenheiro de sistema

Como o nome sugere, ele é o responsável pelo o sistema de sonorização, e não simplesmente por montar e ligar o sistema, e sim em planejar e desenhar todo o sistema a ser utilizado. Será ele que vai responder pelo o desempenho desse sistema.

O Engenheiro de sistema também é responsável pelo o alinhamento técnico, onde ele vai deixar o sistema com as amplitudes entre os componentes em harmonia e vai colocar o sistema em fase.

O Engenheiro de sistema é o responsável por toda a inteligência na interligação de todos os hardwares que fará parte do processo de sonorizar.

 

Engenheiro de áudio FOH

(Front Of House – engenheiro que mixa o PA).
A tradução parece não fazer muito sentido, mas o engenheiro de áudio hoje conhecido como o técnico da banda, é o Engenheiro que conhece exatamente a sonoridade do artista que ele trabalha.  A princípio, é ele que assina o rider técnico, onde ele descreve os hardwares que ele precisa para alcançar a sonoridade desejada, e alcance a sonoridade mais fiel da música como foi concebida.

No sistema, ele é o responsável pelo o alinhamento artístico, para alcançar de forma mais fiel todo o trabalho que está sendo realizado no palco.

É muito importante que, o engenheiro de áudio tenha o conhecimento das referências dos músicos do qual ele trabalha, para que ele possa sonorizar de forma mais fiel o trabalho realizado por cada músico.

Mesmo que pareça estranho eu escrever algo tão óbvio, mas o engenheiro de áudio tem que ter muita intimidade com o arranjo musical, para que ele possa sonorizar todas as nuances e trabalhar a dinâmica correta para cada artista e para cada música.

Engenheiro de áudio de monitor.

Esse nome já é mais familiar, o engenheiro de monitor é o responsável em mixar o som que o músico ouve. Levando ao músico uma ótima referência e também  musicalidade.

Com a chegada dos fones de ouvido, infelizmente o mercado passou a mixar apenas níveis e deixando para trás a musicalidade na referência dos músicos, assim como os músicos também perderam essa exigência, chegando a estranhar um trabalho de monitoração musical. Lembrando que não é generalizada essa minha opinião.

O engenheiro de monitor, tem a mesma responsabilidade do engenheiro de áudio FOH no que se diz respeito ao conhecimento nas referências de cada músico e no conhecimento do arranjo musical.

Quando temos esses três engenheiros dividindo seus conhecimentos para chegar em um único resultado, quem ganha é a música. Pois todos ouviremos os resultados.

 

Deixe sua opinião e suas dúvidas nos comentários abaixo

Sobre Kadu Melo

Comecei minha profissão em 1997, trabalhando em bandas de bares e shows de pequeno porte. em 2000 ingressei na empresa paulistana Tukasom, onde obtive um Know How enorme. Em 2010 passei a trabalhar viajando com artista, Grupo Sensação, Bamdamel, Mafalda Minozzi, Pedro Mariano, Pedro e Thiago, Banda Hori, Fiuk, Jorge Ben Jor e Hoje com Fabio Jr. De 2011 a 2014 fui especialista de produto dos consoles Allen&Heath, onde aprofundei tecnicamente tanto na tecnologia como no mundo mais Business.

Confira também

Por que eu utilizo a curva de ponderação C ?

É sempre muito complexo falar sobre curvas de ponderação, neste post falarei porque uso a curva C para o meu controle de PA.

%d blogueiros gostam disto: