terça-feira , 18 dezembro 2018
Início / Dicas / Alinhamento de sistemas para iniciantes.

Alinhamento de sistemas para iniciantes.

Quando comecei no áudio, eu acreditava que um sistema alinhado era um sistema no qual eu conseguiu ligar o microfone, falar nele e não ter a realimentação, ou seja, não dava microfonia. Com muita pesquisa, muita pergunta e ouvindo muitas vezes: lá vem aquele moleque chato fazer perguntas, que eu comecei a entender que o alinhamento de um sistema não era nada do que eu pensava.

Para ajudar quem está começando, resolvi escrever superficialmente este artigo e assim despertar o interesse em um estudo mais profundo.

O que é alinhamento?

O alinhamento de um sistema começa antes mesmo deste estar montado, começa na definição dos equipamentos que serão usados para o local. Ter em mãos as configurações indicadas pelo fabricante dos equipamentos para não ficar tentando adivinhar e colocando o equipamento em risco. Com as informações do processamento indicado pelo fabricante, você já tem um norte para saber quais cortes e configurações o equipamento responderá melhor. Sem isto, você terá que fazer muitos testes para ter em bom rendimento.Dowling_Zombie_Slayer

Eu aprendi que um sistema com maior equilíbrio entre as frequências, ou seja uma resposta mais plana, responde bem para todos os programas musicais. Esta resposta próxima de linear auxilia em criar um padrão sonoro, assim uma banda que fez um show ontem com um sistema também alinhado desta forma, hoje consegue fazer um show com sonoridade bem parecida por causa deste padrão. Se cada sistema soar com uma resposta muito diferente do outro, em um lugar excessos e em outro faltando algumas frequências, imagina como seria difícil preparar para a apresentação?

Estética e angulação

O alinhamento do sistema não é somente definir onde começa e termina as vias de Grave, Médio e Agudo, vai além e muito além, existem vários outros processos para ganhar rendimento no sistema. Uma caixa não pode ser posicionada pensando somente na questão estética, vou pendurar e vai ficar bonito, parecendo o Rock in Rio, pois somente empilhar ou pendurar pode causar diferenças de tempo na projeção do áudio. Ahh! Percebeu que a decoração do Rock in Rio fica por trás das caixas? É importante entender que é preciso pensar no sistema inteiro e não individualmente nas caixas.

montando o som

Muitas vezes a angulação errada de uma caixa pode causar esta diferença de fase e todas as outras caixas do sistema entrarem em conflito (cancelamento). Por isto é muito comum estar ouvindo uma sonoridade em um ponto e a dois passos ter outra totalmente diferente, as vezes faltando e as vezes tendo excessos. Por isto é tão importante ajustar o tempo, polaridade e angulação entre componentes das caixas. Muitas vezes você tem até um sistema equilibrado, mas se o som de um componente chega primeiro que outro, pode gerar a sensação de que alguma coisa não está soando corretamente.

Filtros e correções

dolby lake processadorAplicar os filtros de equalização não corrige problemas de construção da caixa e nem de montagem, mas ainda sim é preciso fazer no sentido de auxiliar o equipamento a responder de forma mais plana, onde é mais importante tirar os excessos, que excitar áreas onde poderá não responder corretamente. Muitos não entendem a causa de componente queimarem, mas querem que respondam além do que conseguem. Este processo de correção não deve ser feito somente na fonte principal (PA), deve ser feito nos avanços (torres de delay), nos fronts, center, side e out fill. Você também precisa corrigir volumes e tempo com relação ao PA, então todos estes complementos do sistema (delas, fronts, center, side e out fill) devem receber também esta outra correção, assim todas estas fontes sonoras funcionaram como um só sistema, aí por onde você andar no local coberto pelo sistema, terá similar sonoridade.

Eu entendi tudo isto, mas aonde eu vou fazer esta medições Tiago?

Você acha que se falar em um microfone, lá na House Mix, conseguirá corrigir tudo isto que foi falado acima? Beleza, resolvido! Mas eu acho que conseguirá um resultado melhor com as várias ferramentas de medição que existem disponíveis no mercado. Aí no meu entender, o primeiro local que você deve medir é próximo da caixa, assim você consegue garantir que o sinal original não terá grande modificação, pois logo em seguida existirá uma queda natural do sinal e também a soma das reflexões. Ahh! Isto não é perto entre as caixas, é perto próximo a cada projeção sonora, tipo primeiro L, depois R, depois Center… Só depois de corrigir o sinal individual das fontes, é que devemos ouvir o sinal como todo, e aí sim, você agora terá um comparativo para o sinal limpo do sinal que vai ouvir na house mix com a influencia de vários fatores, incluindo acústica, temperatura e umidade.

alinhamento de sistema

E por falar nisto, ter ideia sobre a temperatura e umidade do local, ajuda a corrigir de forma mais precisa as correções de tempo. Lembrando que o resultado final terá os seus ouvidos como juiz, eles quem irão concordar ou não com o que as ferramentas sugerirem, por isto, cuide sempre bem deles. Faça uma audiometria no mínimo anualmente para ter ideia de como eles estão respondendo.

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Espero que este texto ajude a dar uma direção em Alinhamento de Sistemas para quem está começando.

 

 

Sobre Tiago Borges

Sou especialista em ajudar técnico de som iniciante se tornar profissional e alcançar resultado mais alto em sua carreira técnica, impactando através do compartilhamento do meu conhecimento.

Confira também

Como fazer um cabo para mixar fone em estéreo?

É muito comum precisarmos fazer uma mixagem de fone em estéreo, mas como fazer as ligações?

%d blogueiros gostam disto: