domingo , 16 dezembro 2018
Início / Dicas / 7 Dicas para melhorar o seu som de bateria

7 Dicas para melhorar o seu som de bateria

Quando se trata de sons de bateria, às vezes os pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença, considerando que existem normalmente vários microfones envolvidos, aqui estão  reunidas 7 dicas simples  pra você melhorar a sua gravação.

1 – Microfones apontados para o centro da bateria te dá mais ataque, se você precisa de corpo, aponte para as extremidades do kit.

 

2 – A melhor forma de escutar como a bateria está soando durante o check é ter o baterista tocando pausadamente as notas. Assim você terá tempo suficiente para ouvir o “decay” ou “ring” do tambor.

 

3 – Tente colocar qualquer microfone que esteja por baixo do tambor em um ângulo de  90° em relação ao microfone de cima, por ex: caixa e esteira. Dessa forma você estará reduzindo os problemas de fase ao mínimo.

 

4 – Os microfones que estiverem por baixo dos tambores estarão fora de fase com os de cima. Inverta a polaridade no preamp ou na sua DAW. Não se esqueça de escutar o resultado.parallel room mics

Leia também: Problemas com o canal do Over Head?

 

5 – Tente colocar os microfones o mais paralelo possível. Dessa forma, você estará evitando ao máximo os problemas de fase.

Leia também: Porque gravar o Over de bateria mono

 

6 – A melhor forma de posicionar um microfone na bateria, é achar uma posição onde o baterista não fique preocupado em acertar (ou não) o microfone enquanto toca. É muito comum ter um SM57 separado a cápsula do corpo.

 

 

7 – O som ambiente da sala é parte importante do som da bateria. Não negligencie isso.

microfone de sala bateria

A maioria dessas dicas se aplicam na microfonação do kit. lembre-se de escutar atentamente a cada ajuste feito. Note a diferença de cada mudança feita e veja se ela  se aplica a música.

 

Traduzido, modificado e adaptado de um texto do livro The Recording Engineer’s handbook de Bobby Ownsinski

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

Masterização – O que há de errado com minha música?

masterização pode ser a salvadora da pátria. Se você já se indagou de alguma das maneiras abaixo, vai entender o que eu estou falando.

%d blogueiros gostam disto: