fbpx
quarta-feira , 27 outubro 2021

7 Dicas para melhorar o seu som de bateria

Quando se trata de sons de bateria, às vezes os pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença, considerando que existem normalmente vários microfones envolvidos, aqui estão  reunidas 7 dicas simples  pra você melhorar a sua gravação.

1 – Microfones apontados para o centro da bateria te dá mais ataque, se você precisa de corpo, aponte para as extremidades do kit.

 

2 – A melhor forma de escutar como a bateria está soando durante o check é ter o baterista tocando pausadamente as notas. Assim você terá tempo suficiente para ouvir o “decay” ou “ring” do tambor.

 

3 – Tente colocar qualquer microfone que esteja por baixo do tambor em um ângulo de  90° em relação ao microfone de cima, por ex: caixa e esteira. Dessa forma você estará reduzindo os problemas de fase ao mínimo.

 

4 – Os microfones que estiverem por baixo dos tambores estarão fora de fase com os de cima. Inverta a polaridade no preamp ou na sua DAW. Não se esqueça de escutar o resultado.parallel room mics

Leia também: Problemas com o canal do Over Head?

 

5 – Tente colocar os microfones o mais paralelo possível. Dessa forma, você estará evitando ao máximo os problemas de fase.

Leia também: Porque gravar o Over de bateria mono

 

6 – A melhor forma de posicionar um microfone na bateria, é achar uma posição onde o baterista não fique preocupado em acertar (ou não) o microfone enquanto toca. É muito comum ter um SM57 separado a cápsula do corpo.

 

 

7 – O som ambiente da sala é parte importante do som da bateria. Não negligencie isso.

microfone de sala bateria

A maioria dessas dicas se aplicam na microfonação do kit. lembre-se de escutar atentamente a cada ajuste feito. Note a diferença de cada mudança feita e veja se ela  se aplica a música.

 

Traduzido, modificado e adaptado de um texto do livro The Recording Engineer’s handbook de Bobby Ownsinski

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

mitos do audio

Mitos do áudio revelados! Parte 1

Vou mais uma vez causar polêmica e discussão com este post, pois sei que muita gente que segue o blog faz ou já fez, concorda ou discorda de alguns desses mitos que eu vou comentar agora:

Um comentário

  1. Ola! descobri seu site aqui e achei muito interessante ainda estou curtindo tudo, e quero desejar parabens principalmente porque no Brasil temos poucos que nos tiram tantas duvidas!!
    Bom! meu problema é o seguinte uso a interface PRESONUS FireStudio 2626 e ela tem um software dela para sinc e que mostra uma mesinha de som….Uso um IMAC e ligado com um monitor samsung de 19″ junto.
    Desliguei o computador e havia programado para o software da interface ligar automatico porém estava configurado no monitor samsung quando liguei devido a mexer no cabo do monitor ele subiu desconfigurado com a tela grande demais isso fez com que o software abri-se totalmente grande quando reconfigurei um pedaço da tela do software não aparece…..ja tentei deixar grande denovo, instalar o software novamente, com a interface plugada, desplugada outras versões e nada isso ja havia acontecido, me irritei e formatei tudo…ai voltou quando eu reinstalei…. porém Graças a Deus estou com um grande fluxo de trabalho e aumentei meu HD para 2Tb para formatar isso não ta dando no momneto e preciso de funcões que não aparecem mais……..será qie vc poderia me ajudar………. Obrigado e mais uma vez parabens

    Sandro Chiaranda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: