sábado , 29 abril 2017
Início / Dicas / Como soldar um cabo P10?

Como soldar um cabo P10?

A arte da solda só requer um pouco de dedicação, treino e olhar aos detalhes. Continuando a serie de posts sobre confecção de cabos, vamos aos cabos P10.

 

 

Os Conectores P10 (TRS) podem ser balanceados (estéreo) ou desbalanceado mono.

Diferente dos  XLR, temos uma variedade de marcas e modelo de onectores P10 (TRS) cada um tem uma forma diferente de ser soldado.

Conector TRS

Como soldar um conector P10 (TRS)?

Vamos utilizar as mesmas ferramentas  do post anterior. (clique AQUI para ler o post)

Vamos cuidar dos plugs jack monos, e depois dos plugs jack’s estéreo.

Primeiro passo,  Vamos colocar a capa de proteção do plug no cabo, primeiro a capa, depois a mola e em seguida o isolante. É importante que seja nessa ordem.

Segundo passo,  vamos retirar a capa do fio mais ou menos 15mm. Repare que esse cabo é diferente do cabo balanceado, tem apenas a malha e o fio interno.

conector P10

Separamos a malha do fio ajustamos e cortamos para a medida de 10mm. Desencapamos 2mm do fio interno e estanhamos da mesma forma que aprendemos no post anterior.

Terceiro passo, você precisa prender o plug numa morsa para estanhar os terminais.  Uma coisa bem importante nessa hora: É um pouco difícil fazer isso mas o terminal do pino TIP (positivo) do cabo eu costumo estanhar por baixo.Sim querido amigo é por dentro do plug mesmo.

Feito isso, estanhe no terminal negativo mais ou menos um pedaço de 5mm a logo abaixo da ponta do terminal positivo.

conector trs
Quando você solda o plug pelo lado mais fácil o de fora cria-se uma dificuldade para fechar a tampa bem na hora de colocar o isolante.

Agora vamos unir tudo.

Comece pelo terminal positivo. Aqueça o terminal do plug com o ferro de solda pelo lado de fora do terminal e coloque o fio pela parte de dentro do plug, retire o ferro e espere a solda esfriar.

Depois você aquece o terminal da malha e com cuidado, abaixa o fio da malha ate ele derreter a solda e logo em seguida retire o ferro e aguarde.

como soldar um cabo p10

Dica importante:

Cuidado com o super aquecimento do conector. Na duvida, Sugiro que você teste com um multímetro se não tem curto entre os terminais antes de soldar o próximo plug! Assim você não fica com duvida de qual o lado do plug pode apresentar algum problema.

Para os plugs estéreos o procedimento é o mesmo. A única diferença e que você tem 2 terminais e uma malha. Nesse caso o que você precisa esta atento e com a interação entre os terminais dos pinos TIP e RING que podem encostar e fechar curto. Mais uma dica sobre isso é não utilizar muita solda nesses pinos.

conector TRS estéreo
Bom espero ter ajudado com mais um post aqui no site. Na próxima semana vou escrever sobre plug p2 muito obrigado e ate a próxima.

Sobre Daniel Suino

Daniel Suino Santos é técnico de som, estusiasta em eletrônica, engenheiro de sistemas da PIG CABLES e técnico propietario do Chiqueiro home studio de pre produção e edição. Atualmente mixando shows com o artista Gerônimo e banda Cangaia de jegue.

Confira também

Como fazer um cabo XLR ?

Fazer um cabo de qualidade requer um pouco de pratica mais não é nada que você mesmo não consiga fazer. Hoje você vai aprender como soldar um cabo XLR