quinta-feira , 20 setembro 2018
Início / Dicas / Identifique um SM 58 falso em 7 passos!

Identifique um SM 58 falso em 7 passos!

 

O lendário shure sm58 é obviamente um microfone muito popular mas nem por isso está livre de falsificações. Aprenda neste post como não cair numa roubada comprando um sm58 falso.

 

1 – VEJA O FUNDO DO CONECTOR XLR

sm58falso1.jpg

Em microfones Shure autênticos, cada pino XLR estará numerado de 1 a 3. A maioria dos microfones falsos não tem essa numeração e, no lugar, algum tipo de marca de conector ou, mais comum, nenhuma marcação.

2 -OLHE EMBAIXO DO “CAPÔ”

sm58falso2.jpg

Retire o globo do seu microfone. Examine a parte de baixo do globo SM58, o anel de metal que é rosqueado na base do microfone. Se ele for reto é um sinal de falso, pois o SM58 autêntico é arredondado. Olhe a parte de cima da cápsula do microfone. Nos falsos, você encontrará um adesivo escrito “CAUTION”, que não existe em microfones autênticos.

3 -CIRCUITO

sm58falso3.jpg

No SM58, remova cuidadosamente a cápsula, dividindo o microfone ao meio. Você verá dentro do microfone dois fios entre as seções. Nos microfones genuínos esses fios são verde e amarelo, mas em muitos falsos eles mantiveram esse esquema de cor. No entanto, se as cores forem diferentes, você provavelmente está com um microfone falso. Então, olhe o circuito na parte inferior. Microfones genuínos têm um selo de controle de qualidade em letras vermelhas. Esse selo não existe nos microfones falsos.

4 -APARÊNCIA E PESO DO MICROFONE

No SM58, abaixo do anel que conecta o globo ao corpo, há o logo “Shure SM58” impresso. Nas cópias, você irá perceber que é um adesivo. Olhe cuidadosamente a fonte e o espaçamento – nos falsos, o espaço é um pouco maior e a fonte menor. Além disso, em geral os microfones falsos são bem mais leves do que os autênticos. O peso dele é de 298 gramas.

5 -CHEQUE A CAIXA

Falsificadores de microfones se tornaram muito bons em fazer a caixa do Shure parecer convincente, mas uma das maneiras certas de saber se seu microfone é falso é olhar dentro da caixa. Microfones autênticos vêm com acessórios, incluindo o clipe para o microfone, clipe para o cabo, adesivo Shure, bolsa para carregar, manual e cartão de garantia. Microfones falsos dificilmente incluem todos os acessórios; geralmente faltam o cartão de garantia e o clipe para o cabo.

6 -CÓDIGO DO PRODUTO

Outra coisa para se observar. Certifique-se de que o número do modelo listado na caixa é o mesmo do que está dentro. Muitos Shure falsificados também vêm com cabo, o único que também inclui um cabo é o SM58-CN. Se a caixa tem um cabo, mas não tem o número do modelo adequado, então é um microfone falso. Alguns SM58 falsos têm uma chave liga/desliga, o modelo deverá ser o SM58S. O clássico SM58 será listado como SM58-LC.

7 -E POR ÚLTIMO… OUÇA.

Um SM58 falso terá um som com muito brilho e “bruto” quando for aplicado um ganho moderado. Um SM58 genuíno irá soar como… bem, um SM58 – suave nos graves e médios, com um pequeno e suave ganho nas altas. Um falso não irá produzir resultados similares.

 

Assista este vídeo e veja com mais detalhes:

 

 

[Via: CV áudio]

 

Comente e divulgue esse post, conte sua experiência, pergunte!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

 

[lomadeewpro category=” keywords=’microfone, shure, sm58, sennheiser, akg’]

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

Masterização – O que há de errado com minha música?

masterização pode ser a salvadora da pátria. Se você já se indagou de alguma das maneiras abaixo, vai entender o que eu estou falando.

%d blogueiros gostam disto: