sábado , 21 setembro 2019
Início / Resenha / 5 Maneiras favoritas de usar o compressor

5 Maneiras favoritas de usar o compressor

Sem dúvida alguma o compressor é minha ferramenta favorita, e de muita gente  também. Reuní neste post minhas 5 maneiras favoritas de usar o compressor.

 

O compressor é o motivo de muitas dúvidas entre os iniciantes e a ferramenta favorita de quem aprendeu a usar. Com vários modelos, características únicas e parâmetros autenticos em cada modelo é muito gostosa a aventura de descobrir como cada aparelho se comporta, onde é o seu melhor uso. Mas de modo geral seja na gravação, mixagem ou show ao vivo, estes são os meus usos favoritos dos compressores.

 

 

1 – Baixo

Eu não conheço um engenheiro sequer que não goste do som do baixo elétrico comprimido. A compressão ajuda a nivelar a performance e suavizar a variação de frequencias graves. Já existe até plugin pra  melhorar a dinâmica de execução do instrumento e já escrevemos sobre ele confira:

 

2 -Vocais

É difícil ouvir o vocal principal de forma agradável em uma mix completa, não importa o quanto você ajustar o volume. Compressão permite que você traga as consoantes em um vocal, para que você possa realmente entender o que ele / ela está cantando. Também é unanimidade entre a maioria dos engenheiros de áudio, usar compressor na voz.

 

3 – Guitarra

Ponto polêmico, pois na maioria das vezes o música não sabe ajustar o compressor do set de pedais ou pedaleira dele, criando um ponto divergente entre técnico e músico. Se você entrar em acordo com o músico e ajustar o compressor da forma que você e ele fiquem satisfeitos, missão cumprida!!  Um bom instrumento já tem um sustain legal por conta da qualidade da madeira, um compressor bem ajustado vai fazer com que a nota soe maior e melhor por muito mais tempo! Teste diversas configurações em sons limpos e distorcidos.

 

4 – Bateria

Na concepção de mixagem de bateria que temos hoje, é difícil imaginar um som de bumbo e caixa sem compressão. Você pode literalmente mudar o som de um tambor dramaticamente simplesmente mudando as configurações do compressor. É muito animal!!!!

Isso sem falar nos diversos métodos de compressão de bateria, compressão paralela, etc…

Leia:

 

5- BUS Compressor

É basicamente um compressor estéreo num bus ou saída principal. Muito usado por grandes engenheiros, tem a função de comprimir seções específicas da mix, sem afetar a dinâmica geral da música.

 

Vamos escrever aqui no audioreporter um post dedicado a esse tipo de compressão,  em breve.

 

 

 

 

Esses são meus usos favoritos pra um compressor. 

Saber usa-los é um grande desafio, tente, experimente, estude e compartilhe seus conhecimentos nos comentários abaixo…

 

 

 

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

Entrevista: Rafael Fadul

Nome: Rafael Fadul Idade: 23 anos Origem: São Paulo, SP Atualmente em: Los Angeles, California …

%d blogueiros gostam disto: