sábado , 14 dezembro 2019
Início / Resenha / Canais Auxiliares – O que são eles? O que eles fazem?

Canais Auxiliares – O que são eles? O que eles fazem?

 

Canais Auxiliares são comumente encontrados no mundo analógico; tracks auxiliares no mundo da DAW. O que eles têm em comum, e como eles diferem? O que você pode fazer com eles?

 

Vamos começar no mundo analógico, especificamente nnum console analógico de mixagem, que é onde muitos de nossos conceitos de mixagem em software se originam.

 

Canais auxiliares analógicos

Um console  analógico possui um número de canais. Você poderia, por exemplo, conectar uma série de microfones para o mesmo número de canais e mixar uma banda tocando ao vivo diretamente em estéreo. Ou você pode ligar tracks de um gravador multitrack e mixar para estéreo.

Cada canal terá um pré-amplificador, equalizador, mandada auxiliar  (uma explicação para o que vou guardar para outro artigo), pan, fader, solo e controles de mute.

Um pequeno console pode ter oito canais; um console grande pode ter 32 ou mais (geralmente em múltiplos de oito).

Canais auxiliares são exatamente como os demais  canais, mas com menos recursos. Tipicamente um canal aux terá uma entrada de linha, pan, fader rotativos, solo e mute. Pode haver um par de mandadas aux, mas não haverá EQ (ou o mínimo possível).

Embora canais auxiliares  não tenha muitas facilidades como os canais padrão da mesa, eles ocupam um menor espaço na superfície do console. Então, eles são facilmente fornecidos como canais extra que você pode usar quando você não precisa de todos os recursos de um canal standard – um retorno do  reverb por exemplo.

Obviamente, mesas digitais também terão canais auxiliares.

Canais auxiliares são às vezes chamados de “canais de retorno ou volta “, mas isso implica que deve haver uma relação de mandada-retorno de algum tipo. Na maioria das vezes é usado nessa finalidade, mas não sempre.

 

Auxiliar Tracks em DAW

Pra quem ainda não se acostumou com o termo DAW,  aqui está a definição:

“Digital Audio Workstation: Refere-se aos pacotes de Software que funcionam como estúdios virtuais de produção musical. ex: Pro Tools, Logic, Cubase, etc.

Tendemos a não utilização da palavra “canal” quando se trata de áudio digital ou DAW, comumente usamos “tracks”ao invés disso. No mundo analógico, um “track” é uma nomenclatura usada por gravadores, nunca por uma mesa de mixagem.

Se você olhar para a tela de edição do seu DAW, então você verá claramente os “tracks”. Se você olhar para a tela do mixer, você verá uma estreita semelhança com os canais de uma mesa analógica.

No DAW, uma faixa auxiliar é uma pista que não tem nenhum áudio gravado associado a ele. Todas as outras terão de áudio sobre eles. Você não pode gravar em uma faixa de aux.

Fig.1

Você pode usar a mandada auxiliar do track em questão, para enviar um sinal de áudio para o canal auxiliar adicionando reverb ( ver fig. 1 ) ao track.

Em um DAW, uma faixa de aux é tão cheio de recursos como qualquer outra pista. A única diferença é que ele não pode gravar.

 

Subgrupo

Um bom uso (entre muitas) para canais e tracks  auxiliares  é subgrupo.

Sessão dos Subgrupos numa mesa analógica

Por exemplo, você pode ter gravado uma banda e usou oito faixas para a bateria. Faz sentido mixar as 8 faixas e em seguida enviá-los para uma faixa aux estéreo para que você possa controlar o nível da bateria inteira em apenas um fader.

(Em um console analógico você pode não ter um canal aux estéreo, mas você poderia apenas como facilmente usar dois canais mono aux.)

Se você tiver qualquer dúvida sobre as faixas aux que ainda precisam de respostas, escreva nos comentários que responderemos logo em seguida!

 

Artigo escrito Por David Mellor do site recordproducer.com

 

 

 

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

Entrevista: Rafael Fadul

Nome: Rafael Fadul Idade: 23 anos Origem: São Paulo, SP Atualmente em: Los Angeles, California …

%d blogueiros gostam disto: