segunda-feira , 19 novembro 2018
Início / Resenha / Como você inicia sua mix?

Como você inicia sua mix?

 

O objetivo principal do audioreporter é a troca de conhecimentos, então mais uma  vez, vou fazer um post onde o conteúdo estará nos comentários. Comente e conte sua experiência.

Como você inicia sua mix?

 

Não há uma resposta definitiva para esta pergunta e nem um método correto ou guia pra afirmar o que é certo ou errado.  A mixagem de uma música é como fazer uma viagem. Antes de ir, você precisa saber para onde está indo. Descobrir a direção da música e em seguida, tomar qualquer rota que você acha que vai funcionar melhor.

 

Como descobrir o sentido da música?

Ouvi-la algumas vezes com todos os faders para cima, tomar notas mentais. Tente imaginar o que a música vai soar  quando a mixagem for concluída.

Agora que você sabe o seu destino, planeje sua rota. Você pode manter os faders para cima e tirar o que você não precisa ou você puxa tudo para baixo e sobe apenas o que te interessa.  Você pode mixar em um console ou com uma superfície de controle, mantendo os faders na posição que você inicialmente colocou até pode ser uma boa opção ou você pode desativar a tela do computador e é só usar os faders para obter o equilíbrio certo…

Este método não funciona com um mouse, se você não tem uma superfície de console ou de controle é melhor que use  algum tipo de estratégia. Você pode começar com a guitarra ou  baixo primeiro ou começar com a percussão ou com o bumbo, ou com os vocais, em seguida, construir pedaço por pedaço da música

Mais tarde, durante o mix você pode achar que você foi na direção errada. Neste ponto, é melhor fazer uma pausa por alguns minutos, quando você voltar repor os saldos e seguir em frente com uma nova perspectiva.

As  vezes você não acaba  onde você pensou que estaria indo. Isso realmente não importa, desde que ela ainda soa bem. O mais difícil é dar a mix por terminada. Você sempre vai achar algo que pode fazer melhor ou corrigir ou aumentar ou editar…

 

Como diria a famosa frase:

“Mixagem não termina, se abandona.”

 

Comente e divulgue esse post, conte sua experiência, pergunte!

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

bounce

Bounce, consolidar? Ou não?

Você consolida? Faz bounce? Merge? Há perdas no processo ou tudo não passa de uma lenda?

%d blogueiros gostam disto: