fbpx
quinta-feira , 25 abril 2024

Dá pra mixar de fone?


Você está mixando de fone? Se não, deveria. Se está, não deveria.   Confuso?  Existe a hora certa e a hora errada de usar fones na mixagem.

 

Quando NÃO usar fones?

O tempo todo. 


Os fones fornecem bom isolamento sonoro, portanto torna a mixagem mais fácil. Os músicos podem se ouvir sem a distração de outras pessoas na sala. E como a maioria das pessoas escutam música? Usando fones!

O problema do isolamento sonoro que o fone proporciona está relacionado com as propriedades acústicas da sala. O fone não te dá a sensação física do som, principalmente nas baixas frequêncisa.

O ideal (quando se tem uma sala controlada) é que soe bem nos fones, e nas caixas.  Se soar bem apenas em um dos dois…  Você está com algum problema na sua mixagem.

 

Quando USAR fones?

Quando necessário

usando fonesmixe uma música sem fones e procure por áreas problemáticas.

Considere o exemplo de uma banda com duas guitarras. Uma guitarra soa fantástica e outra não tão bem. Está difícil pra identificar qual o problema mesmo depois de algumas tentativas de equalizar? Pegue o fone.

Sole o canal da guitarra e escute apenas ela. Focado desta forma fica mais fácil identificar o problema. Após fazer os ajustes necessários, tire o fone e escute nas caixas. Tenha certeza que o novo ajuste soa bem. Caso contrário visite novamente os ajustes.

 

Usando fone em shows

Show não é estúdio. Em aplicações de mixagem ao vivo, eu uso os fones para identificar problemas ou “solar” um canal, já que é impossível usar “solo in place”. Além disso você pode usar o fone para refinar sua mixagem em detalhes que a velocidade que acontece o show não permite.

Você pode criar uma grande mixagem usando fones, quando mais usar, mais acostumado vai ficar com o som dele.

Escolha o seu com muita calma e tenha um companheiro pra vida toda.

 

Traduzido e totalmente modificado de um artigo de Chris Huff do site behindthemixer.com

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

mitos do audio

Mitos do áudio revelados! Parte 1

Vou mais uma vez causar polêmica e discussão com este post, pois sei que muita gente que segue o blog faz ou já fez, concorda ou discorda de alguns desses mitos que eu vou comentar agora:

2 comentários

  1. Olá! Eu estou começando nesta área, estou fazendo alguns cursos e tudo mais.
    Mas eu não tenho muita grana, só tenho uma interface, um fone e muita curiosidade por enquanto. Mixar ou praticar mixagem usando fones não é recomendável? Melhor mixar nada com fones até eu conseguir comprar monitores?

    • Sandro, mixar exclusivamente com fones é possível, mas não é recomendável. Caso você decida mixar apenas com fones de ouvido, você deve se ater bastante a uma música de referência para saber se está indo no caminho certo – há uma tendência a se perder em mixagem exclusiva com fones de ouvido, justamente por ter uma percepção um pouco diferente de ouvir em monitores e caixas de som (a imagem panorâmica fica mais aguçada nos fones de ouvido, por exemplo). Tem um artigo aqui sobre um plugin chamado Magic A/B. Eu uso e é uma excelente solução para comparar uma música em fase de mixagem ou master com uma música já produzida, finalizada, masterizada. A dica que eu tenho pra te dar é essa.
      Se quiser me seguir nas redes sociais, só procurar por BLACKFERAMUSIC ou acessar http://www.blackfera.com.
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.