segunda-feira , 19 novembro 2018
Início / Resenha / Dá pra mixar de fone?

Dá pra mixar de fone?


Você está mixando de fone? Se não, deveria. Se está, não deveria.   Confuso?  Existe a hora certa e a hora errada de usar fones na mixagem.

 

Quando NÃO usar fones?

O tempo todo. 


Os fones fornecem bom isolamento sonoro, portanto torna a mixagem mais fácil. Os músicos podem se ouvir sem a distração de outras pessoas na sala. E como a maioria das pessoas escutam música? Usando fones!

O problema do isolamento sonoro que o fone proporciona está relacionado com as propriedades acústicas da sala. O fone não te dá a sensação física do som, principalmente nas baixas frequêncisa.

O ideal (quando se tem uma sala controlada) é que soe bem nos fones, e nas caixas.  Se soar bem apenas em um dos dois…  Você está com algum problema na sua mixagem.

 

Quando USAR fones?

Quando necessário

usando fonesmixe uma música sem fones e procure por áreas problemáticas.

Considere o exemplo de uma banda com duas guitarras. Uma guitarra soa fantástica e outra não tão bem. Está difícil pra identificar qual o problema mesmo depois de algumas tentativas de equalizar? Pegue o fone.

Sole o canal da guitarra e escute apenas ela. Focado desta forma fica mais fácil identificar o problema. Após fazer os ajustes necessários, tire o fone e escute nas caixas. Tenha certeza que o novo ajuste soa bem. Caso contrário visite novamente os ajustes.

 

Usando fone em shows

Show não é estúdio. Em aplicações de mixagem ao vivo, eu uso os fones para identificar problemas ou “solar” um canal, já que é impossível usar “solo in place”. Além disso você pode usar o fone para refinar sua mixagem em detalhes que a velocidade que acontece o show não permite.

Você pode criar uma grande mixagem usando fones, quando mais usar, mais acostumado vai ficar com o som dele.

Escolha o seu com muita calma e tenha um companheiro pra vida toda.

 

Traduzido e totalmente modificado de um artigo de Chris Huff do site behindthemixer.com

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

Masterização – O que há de errado com minha música?

masterização pode ser a salvadora da pátria. Se você já se indagou de alguma das maneiras abaixo, vai entender o que eu estou falando.

%d blogueiros gostam disto: