sábado , 29 abril 2017
Início / Resenha / Porque sua mixagem tem que ser criticada?

Porque sua mixagem tem que ser criticada?

A verdade é que ninguém gosta de ser criticado. Com o constante crescimento do site, recebo muitas críticas assim como elogios. Uma crítica construtiva pode ser muito útil quando você souber usa-la.

Você deixa as pessoas criticarem suas mixagens? Se não, eu acho que você deveria. Eis o porquê:

criticaSaia da bolha

Gosto é relativo, mas você pode ter feito uma mixagem ruim e não consegue ouvi-la ruim simplesmente porque está emocionalmente ligado a ela. Todo mundo  pode achar ruim, menos você. Pode ser no estúdio ou no PA.

Há muita coisa que  você pode fazer sobre uma mix feia ou ruim.  Permitir que alguns amigos ou colegas engenheiros em sua “bolha” opinem, obtendo o feedback de como sua mix vai indo é uma boa.  O poder de uma opinião de fora é bastante impressionante. Eles vão ouvir coisas que você simplesmente não percebeu. Eles vão perceber coisas que você está ignorando. Eles vão lhe dar uma chance para melhorar as coisas antes que você termine a mixagem.

Muitas vezes a crítica pode vir do cliente ou artista. Esta é uma informação valiosa, porque eles vão te dizer exatamente como o mix faz sentir e as coisas que eles gostam ou não gostam. É claro que saber filtrar a informação que o cliente te passa é fundamental, pois normalmente o cliente não sabe termos técnicos suficientes para explicar como ele gostaria que a banda dele soasse.

Uma vez, estava no estúdio com um artista de samba quando soube que ele chegaria atrasado para acompanhar a mix, então prontamente comecei-a do jeito que imaginei a música. Era um samba meio pop, com batera  bem definida, linha de baixo forte acompanhando a batera… e foi assim que fiz.  Até o cliente chegar.

Ele imaginava a música de outro jeito, batera bem escondida, percussão bem marcante, levando a música para uma concepção que eu não tinha pensado antes.

 

Só pode ajudar

Se você não gosta de obter críticas sobre sua mixagem, me responda então, do que você tem medo?

Está com medo de se ofender?

Ferir seus sentimentos?

De alguém dizer que está uma merda?

O que será que tem de errado nisso?

Da maneira que vejo é assim, se sua mix é ruim, é ruim e pronto. Se ninguém falar nada, você não vai muda-la e todo mundo vai ouvir sua mix ruim.

Dói o seu orgulho? Absolutamente.

Isso ajuda na mixagem? Absolutamente.

Mesmo se você não concordar com a crítica, ela irá  forçá-lo a pensar mais objetivamente sobre a mixagem, e quando você achar que é uma boa mix, geralmente está boa mesmo.

 

Um terreno fértil para idéias

Eu recebo um monte de grandes idéias quando ouço crítica / feedback sobre a minha mixagem. O criticando pessoa vai me dando todos os tipos de idéias para  adicionar ou tirar da mix. Estas são as ferramentas que posso usar nessa canção e salvar no meu arsenal para a próxima vez que eu mixar  uma música similar.

Acho que o processo de feedback do cliente pode ser muito divertido e útil. Além disso, garante que a mixagem vai ficar como o cliente imaginou que ficaria.

Você tem  críticas em cada mix que você faz? Nem sempre. Mas se você está mixando para alguém, certamente deve estar recebendo informações deles antes de enviar as mixagens finais. Se você está mixando para si mesmo, tenha um ou dois amigos em que possa confiar para mandar a mix para uma avaliação crítica.

 

Estou pensando em criar alguma coisa no site onde o pessoal poste a música e receba opiniões… Se alguém tiver sugestões de como fazer isso, poste nos comentários…

 

 

Este texto foi inspirado  num artigo de Joe Glider do Home Studio Corner

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

bounce

Bounce, consolidar? Ou não?

Você consolida? Faz bounce? Merge? Há perdas no processo ou tudo não passa de uma lenda?

  • Victor Vilas Boas

    pede pra galera postar no sound cloud as faixas e compartilhar o link aqui pra galera comentar,cria uma aba aqui no site para essas postagens e comentarios,eu serei um dos interessados em mandar minhas mix para ouvir opiniões diferentes

  • Claudeir Tomé Claudeir

    Seria uma boa!