Desde que ouvi falar destes in-ears de fabricação nacional me interessei em conhecê-los. Chegou a hora!
Foi através do Eng. de monitor Roque Fausto (Claudia Leite, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Alexandre Peixe) que vieram parar em minhas mãos. Estou com os modelos demos em mãos, são eles XE2/PRO, XE3/PRO, XE3/REF, XE4/PRO. Todos estes, fones de ouvido da marca brasileira Xtreme Ears. http://xtremeears.com/ .
Leia também:
No primeiro momento em casa, na madrugada, em ambiente não ruidoso, ouvi 30 segundos de música em cada fone, só para ter uma primeira impressão rápida.
Ouvi o XE2/PRO, gostei, senti um pouco à falta das frequências de médio grave, mas nada exagerado, consequentemente o agudo e o grave se acentuam, mas mesmo assim acho o grave agradável, o agudo senti um pouco mais acentuado principalmente na região de 8khz à 11khz. Sinceramente esta acentuação não me incomodou, mas acredito ser necessário tomar cuidado com a mix nesta região, se não o driver fica “espirrando”.
Apesar das observações é uma opção interessante.
Logo após coloquei o X4/Pro. Nossa! Confortável demais, a resposta de frequência da região de sub se estende, tornando o som mais macio, os agudos idem, e não sinto tanto a acentuação neles como no XE2/Pro. As regiões de grave, médio grave e médio agudo se equilibram bem com os extremos.
Sonoridade impressionante, agradável e macio.
Agora em seguida vem o XE3/REF, de imediato senti um pouco a falta de maciez, falta do sub e do médio grave. Não é que o modelo não tenha, foi a referência anterior que mascarou a resposta nos primeiros segundos, o cérebro estranhou (rs). Logo após os segundos iniciais, percebo a resposta real do fone. Mais equilíbrio entre as bandas de frequência que o XE2/Pro, o agudo continua um pouco acentuado.
Resposta mais equilibrada.
Por último vem o X3/Pro, muito parecido com o XE3/Ref, mas possui menos equilíbrio entre as bandas de frequência, possui o agudo mais acentuado, e o grave idem. O equilíbrio entre as bandas de frequência soa melhor que o XE2/Pro.
Conclusão da primeira impressão.
Achei o resultado satisfatório em todos os modelos, a diferença de sonoridade existe, mas na minha humilde percepção esta diferença está no equilíbrio das bandas de frequência e não no timbre em si, ou seja, a sonoridade do agudo é a mesma para os modelos XE2/PRO, XE3/PRO, XE3/REF, praticamente só os volumes que modificam, agora no XE4/PRO existe uma extensão na resposta de frequência, escuta-se melhor os harmônicos, por isso existe uma maciez e melhor equilíbrio no resultado sonoro.
As diferenças devem existir, para que o usuário tenha opções. E lógico, que condiz com a diferença de valores, mas não significa que o modelo mais simples seja descartado, porque nele já existe um bom resultado.
Percebi também que cada modelo pode se encaixar de acordo com o estilo musical a ser mixado ou tipo de mixagem que o músico ou técnico desejam.
Escutei muitos estilos diferentes. Nas músicas clássicas e MPB o XE3/REF e XE4/PRO se destacaram, talvez pela melhora na respostas de frequência dos extremos, equilíbrio entre as bandas e a naturalidade. No axé, sertanejo, rock, reggae e “pop” o XE2/PRO por causa da acentuação dos graves e agudos, principalmente para bateristas, baixistas e percussionistas, além do XE4/PRO que insiste em funcionar em qualquer situação.
Diria que XE2/PRO seria um “pau pra toda mix”, o XE4/PRO a “mix para toda e qualquer obra”.
Ter escutado o XE2/PRO e ter pulado diretamente para o XE4/PRO, os extremos dos modelos, do mais simples para o mais top, foi uma mudança muito agradável. Parecida com a troca de um microfone dinâmico top por um condenser também top.
Por isso ao mudar do XE4/PRO para o XE3/REF e PRO senti o som “diferente”, mas não inferior.
Existe qualidade nestes produtos.
Para deixar mais claro.
XE2/PRO: Senti como tivesse um boost nos graves e agudos, consequentemente menos médio grave e médio agudo no lugar.
XE3/PRO: O médio grave se equilibra melhor às outras bandas, mas ainda há o agudo que se destaca.
XE3/REF: Agora equilíbrio entre as bandas é que se destaca, a mix soa suave e agradável.
XE4/PRO: Finalmente o melhor resultado. Muito claro e rico, digo à sonoridade. É como ouvir um sistema hi-fi. Sem exageros.
Quero deixar claro que este meu depoimento foi baseado no que escutei em poucos segundos, a próxima avaliação será ao vivo no show da banda A Zorra, com a console M7CL da Yamaha.
E também não me foi solicitado por ninguém da empresa Xtreme Ears que fizesse tal parecer. Foi por livre e espontânea vontade que o escrevi, para mostrar minha opinião sobre um produto nacional aos técnicos que não o conhecem. Aos que discordam e tem o direito, opinem.
Após os testes no show, compartilho.
Escrito por:
Igor Pimenta Atualmente pilotando os monitores das Bandas A Zorra e Mametto. Mas já contribuiu com seus serviços para: Mariene de Castro, Jauperi, Negra Cor, Alexandre Peixe, Motumbá, Vixe Mainha, O Circulo, Marcio Mello, Zelito Miranda, Beto Jamaica, Batifum, dentre outros.
Além de instruir alunos de escola pública no curso de Sonorização na Ong Escola Profissionalizante Pracatum, de propriedade do músico Carlinhos Brown desde 2009.
Otima aquisicao Cabeca, se jogue, to ate precisando comprar um fone novo…
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quem sabe nao viro um endosser ??
Abracos
Boa Sorte ai Papito!!
Parabéns pela matéria parceiro, de grande valia!
Parabéns meu amigo pimenta!
TIRO O CHAPÉU PRO GRANDE E RESPEITÁVEL IGOR PIMENTA.ESSE SAB TUDO E MAIS UM POUCO,FIQUEI CURIOSO PARA EXPERIMENTAR O XE4PRO.
PARABENS MEU MANO.ABÇ SOU FÃ
PARABÉNS,IGOR!!!!!Quero testar tambem.como fasso?
Infelizmente não estão mas em minhas mãos.
Salve, salve Igor, ou seja, professor Igor, tive a oportunidade de trabalhar com essa fera como profissional e como aluno na escola PRACATUM, achei muito bem clara e explicada sua opinião Igor, até quem ñ entende de som com certeza se ler vai entender, parabéns pela pesquisa e por deixar bem explicado o conceito de um produto que é sonho de muitos Artistas, com certeza muitos a partir desse comentário se comprarem vão saber o q estão comprando, parabéns
Gostei da avaliação, ja da pra prceber as finalidades de uso de cada um ficou bastante claro. E já que os mencionou, nada melhor do que testar pessoalemnte ^_^ . VLW!
Precisamos de pessoas como vc Igor, para dismistificar muito mais coisas. Abraços e parabéns pelo artigo.
grande ,grande!!!
Muito bom Igor, é sempre bom sabermos mais de pessoas qualificadas para nos dar um bom resultado.abraços!!
tal declaração vinda de vc que é um profissional como poucos,é para ficarmos ansiosos mesmo queridão,bj
É isso ai amigão, concordo com os detalhes. E estou ansioso para ter o meu! Abraço irmão.
interesante muito bom!!!
Muito bom artigo Igor! Muito fera! Quando estes tiverem disponíveis no mercado, pra nós "rélis-mortais" [rs], sem dúvida será uma boa opção para testar. Abraço e sucesso!
muito bom Igor, parabéns ! bom artigo.
Massa Igor vlw por compartilha isso com migo quero ver este fone……
muito bom o , parabems igor!! abraços
Muito Boa Avaliação!.Pra quem tem dúvidas ou não conhece o produto (como eu) esse é um bom ponto de partida!
Parabéns Igor pelo seu profissionalismo e competência.Abç
Parabéns parceiro pelo texto!! A versão XE4/PRO é muito boa.
Parabéns Igor, muito interessante quero ouvir logo… abraço
demais Igão! Excelente artigo! Abrass
no site do fabricante o X4 custa R$ 2.600,00. Seria possivel comprar um fone ear com qualidade equivalente, pelo menos valor, mas da marca shure?