quarta-feira , 24 abril 2019
Início / Dicas / Começando o show de casa

Começando o show de casa

Hoje com a tecnologia, podemos começar nossa mix de casa, com os softwares dos consoles que vamos usar. Como?

Temos a obrigação de fazer um prévia de como será a mix. Por exemplo, se eu for fazer monitor, eu sei que o baterista gosta de ouvir bem o bumbo, o baixista também, então eu mando -3db na via deles, para o resto da banda, eu envio -6db e para o cantor/artista -9db, pois ele com certeza vai querer a voz destacada. Assim faço com outros instrumentos, cada musico ouve -3dB do seu instrumento e de acordo com a necessidade, -6dB ou menos -9dB.

Claro que é meio relativo isso e que também mudo na passagem de som de acordo com o que o musico pede. Dentro dessa prévia, eu também sei mais ou menos como uso um efeito na voz, nas cordas e na bateria, assim como equalização, compressão e gate.offline editor

Claro que não garante que chegando na hora vai estar tudo certo! Mas assim, como eu já fiz uma pré mix, ganharei muito tempo na passagem de som e não precisarei fazer com que o baterista fique 30 minutos batendo o bumbo para eu acertar tudo.

 

É preferível você ter uma pré mix ruim do que não ter uma mix.

Avid S3l MonitorSe quando o musico colocar o fone e já estiver rolando o som, mesmo que ainda sem equilíbrio ele já se sentirá seguro e ter segurança é a coisa mais importante para um técnico. Mais importante até do que o som em si.

No PA o mesmo, o tempo que eu teria para passar o som peça por peça, eu uso para ouvir como ficou em conjunto, com a banda toda junto, pois as vezes timbramos os instrumentos de uma forma que ficam lindos, mas não cabem no arranjo.

 

Lembre-se:

Calibre a saída da mesa com a entrada do sistema de fone de ouvido, de maneira simples e rápida, gere 1Khz no gerador de ruído do console e coloque em 0dB ou -18dBs dependendo de como cada console usa seus parâmetros de leitura. E ajuste a entrada dos transmissores em 0dB ou -18 dBs. Sendo assim, terá o mesmo headroom do console no sistema de fone. Garantindo a sua pré mix, e garantindo parte da estrutura de ganho.

 

Obrigado a todos.

Bons sons!

Sobre Kadu Melo

Comecei minha profissão em 1997, trabalhando em bandas de bares e shows de pequeno porte. em 2000 ingressei na empresa paulistana Tukasom, onde obtive um Know How enorme. Em 2010 passei a trabalhar viajando com artista, Grupo Sensação, Bamdamel, Mafalda Minozzi, Pedro Mariano, Pedro e Thiago, Banda Hori, Fiuk, Jorge Ben Jor e Hoje com Fabio Jr. De 2011 a 2014 fui especialista de produto dos consoles Allen&Heath, onde aprofundei tecnicamente tanto na tecnologia como no mundo mais Business.

Confira também

Por que eu utilizo a curva de ponderação C ?

É sempre muito complexo falar sobre curvas de ponderação, neste post falarei porque uso a curva C para o meu controle de PA.

%d blogueiros gostam disto: