fbpx
quinta-feira , 6 maio 2021

Começando o show de casa

Hoje com a tecnologia, podemos começar nossa mix de casa, com os softwares dos consoles que vamos usar. Como?

Temos a obrigação de fazer um prévia de como será a mix. Por exemplo, se eu for fazer monitor, eu sei que o baterista gosta de ouvir bem o bumbo, o baixista também, então eu mando -3db na via deles, para o resto da banda, eu envio -6db e para o cantor/artista -9db, pois ele com certeza vai querer a voz destacada. Assim faço com outros instrumentos, cada musico ouve -3dB do seu instrumento e de acordo com a necessidade, -6dB ou menos -9dB.

Claro que é meio relativo isso e que também mudo na passagem de som de acordo com o que o musico pede. Dentro dessa prévia, eu também sei mais ou menos como uso um efeito na voz, nas cordas e na bateria, assim como equalização, compressão e gate.offline editor

Claro que não garante que chegando na hora vai estar tudo certo! Mas assim, como eu já fiz uma pré mix, ganharei muito tempo na passagem de som e não precisarei fazer com que o baterista fique 30 minutos batendo o bumbo para eu acertar tudo.

 

É preferível você ter uma pré mix ruim do que não ter uma mix.

Avid S3l MonitorSe quando o musico colocar o fone e já estiver rolando o som, mesmo que ainda sem equilíbrio ele já se sentirá seguro e ter segurança é a coisa mais importante para um técnico. Mais importante até do que o som em si.

No PA o mesmo, o tempo que eu teria para passar o som peça por peça, eu uso para ouvir como ficou em conjunto, com a banda toda junto, pois as vezes timbramos os instrumentos de uma forma que ficam lindos, mas não cabem no arranjo.

 

Lembre-se:

Calibre a saída da mesa com a entrada do sistema de fone de ouvido, de maneira simples e rápida, gere 1Khz no gerador de ruído do console e coloque em 0dB ou -18dBs dependendo de como cada console usa seus parâmetros de leitura. E ajuste a entrada dos transmissores em 0dB ou -18 dBs. Sendo assim, terá o mesmo headroom do console no sistema de fone. Garantindo a sua pré mix, e garantindo parte da estrutura de ganho.

 

Obrigado a todos.

Bons sons!

Sobre Kadu Melo

Comecei minha profissão em 1997, trabalhando em bandas de bares e shows de pequeno porte. em 2000 ingressei na empresa paulistana Tukasom, onde obtive um Know How enorme. Em 2010 passei a trabalhar viajando com artista, Grupo Sensação, Bamdamel, Mafalda Minozzi, Pedro Mariano, Pedro e Thiago, Banda Hori, Fiuk, Jorge Ben Jor e Hoje com Fabio Jr. De 2011 a 2014 fui especialista de produto dos consoles Allen&Heath, onde aprofundei tecnicamente tanto na tecnologia como no mundo mais Business.

Confira também

Por que eu utilizo a curva de ponderação C ? 2

Por que eu utilizo a curva de ponderação C ?

É sempre muito complexo falar sobre curvas de ponderação, neste post falarei porque uso a curva C para o meu controle de PA.

3 comentários

  1. boas dicas

    • Obrigado igor. Sabemos que é apenas um start, mas já chegamos no palco semi-pronto, deixando mais tempom para alinhar e fazer pequenos ajustes! Espero que goste e que volte a nos dizer como foi isso na prárica. Forte abraço!

  2. entao gero um 1K NA MESA DE SOM COLOCO EM ZERO Db ESTE RUIDO TEM QUE CHEGAR NA ENTRADA DO SISTEMA EM ZERO 0 Db
    É ISSO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: