terça-feira , 17 setembro 2019
Início / Dicas / Dicas de Mixagem – PAN

Dicas de Mixagem – PAN

Sua Mixagem está embolada? A voz some no meio dos outros instrumentos? Você já aplicou todos os conceitos de equalização?

Então é hora de dar atenção a algo que muitos não dão o seu devido valor: O “PAN”.

 

Quando Mixamos estamos criando através dos Canais L e R da Mix uma imagem Stereo. Essa imagem, é uma imagem tridimensional, ela possui:

  • Profundidade
  • Lateralidade
  • Altura

Essas características podem ser alteradas respectivamente pelo Volume, Pan e Frequência. Isso é um fenômeno Psicoacustico

 Imagem retirada do Livro - A Arte da Mixagem de David Gibson
Imagem retirada do Livro – A Arte da Mixagem de David Gibson

 

Vamos tratar por enquanto somente do PAN.

Quando você gira o botão de PAN, é como se você visse o instrumento se movendo da direita para a esquerda (faça a experiência). Fazendo isso, você estará alterando a localização desse instrumento em sua imagem stereo.

Devemos sempre imaginar a nossa Mix como um quarto e que nesse quarto temos que fazer com que caiba tudo que precisamos de uma maneira organizada e uniforme. Os limites desse quarto são os alto falantes se por exemplo você possuir uma grande orquestra em sua mix todos estarão representados dessa forma

imagem stereo 1
Imagem retirada do Livro – A Arte da Mixagem de David Gibson

 

Agora se você possui apenas 3 violinos será da seguinte forma:

 Imagem retirada do Livro - A Arte da Mixagem de David Gibson
Imagem retirada do Livro – A Arte da Mixagem de David Gibson

 

Agora precisamos lembrar que esse espaço é limitado e precisamos fazer com que caiba todos os instrumentos. É muito importante saber que se houver um instrumento com regiões de frequências semelhantes ocupando um mesmo espaço nesse quarto dificilmente você irá distingui-lo mas se você alterar a localização dele, você pode ter resolvido um problema. Além disso se você colocar todos os instrumentos ocupando o mesmo lugar no Centro dificilmente você terá uma voz que esteja clara e bem audível em sua mixagem, pois ela estará competindo com todos os instrumentos que ali estão no mesmo Lugar.

 

Este Espaço limitado que possuímos entre os monitores de áudio é o onde podemos construir diferentes estruturas de mixagem de uma forma criativa e pessoal.

 Imagem retirada do Livro - A Arte da Mixagem de David Gibson
Imagem retirada do Livro – A Arte da Mixagem de David Gibson

 

Mas sempre lembrando que Temos um Espaço a cobrir e de uma maneira uniforme.

Aplicando as equalizações necessárias além de compressão, efeitos e além disso, se preocupando com o Panorama que você está criando, sua Mix estará bem mais definida evitando assim mascaramentos entre outros problemas recorrentes em algumas mixagens. Dê uma atenção a mais ao “PAN” e compare seus resultados!

 Leia Também:

PAN: Imagem estéreo em som ao vivo

Criando espaço e profundidade na sua mix

Imagem estéreo

Sobre Vinicius Bernucci

Vinícius é Engenheiro de áudio e Produtor Musical graduando em música pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalhou como Eng. responsável do Estúdio da Banda Dominus em BH e atualmente é proprietário do Studio Rhodes em BH.

Confira também

Dicas de Pro Tools – Organizando sua sessão

Ao começar a mixar uma música sempre nos perguntamos: por onde começar? Comece organizando sua sessão. Neste post e em outros posteriores algumas dicas de como fazer essa organização para não se perder em dezenas de canais.

%d blogueiros gostam disto: