fbpx
terça-feira , 11 maio 2021

FASE: Diferença de tempo ou Polaridade?

Um dos assuntos mais confundido no áudio é Fase. Vamos saber neste post se é pra apertar o botão inversor ou mudar o posicionamento do microfone quando as coisas soarem estranhas.

 

A grande confusão é que as pessoas usam o termo FASE para expressar mais de um problema.  Mas há duas coisas que pode se concluir como um problema de fase, mesmo que seja errado o termo, a pessoa pode estar referindo-se a polaridade ou diferença de tempo.  Vamos esclarecer o que é cada qual.

 

Polaridade

VFASE: Diferença de tempo ou Polaridade? 1ocê verá um botão em alguns preamps e equipamentos de áudio rotulados como fase, inversão de fase, etc.  Isto é realmente Polaridade.

Outros engenheiros vão falar sobre trocar o pino 2 pelo pino 3 num cabo XLR. Isto também é Polaridade.

O som é vibração do ar. As moléculas são empurradas e puxadas, em seguida, empurrado em seguida removido e assim por diante. Essa vibração do ar é a força que move uma cápsula de microfone. Quando o ar empurra,  deve haver um aumento acima de zero na forma de onda. Quando o ar puxa o elemento deve haver uma queda abaixo de zero. Empurrar ou puxar é Polaridade. Se você inverter a polaridade, um empurrão contra a cápsula  irá causar uma queda abaixo de zero em vez de acima.

Nós simplesmente estamos invertendo a relação entre pessão do ar e sua representação elétrica.

FASE: Diferença de tempo ou Polaridade? 2
Polaridade invertida

Vamos examinar um caso ideal de polaridade:  ao combinar dois sinais idênticos (em espectro, volume e tempo) o volume dobrará. Se você inverter a polaridade de apenas um desses sinais (como mostrado acima) e combiná-los, eles vão cancelar perfeitamente.

 

Diferença de Tempo

Fomos ensinados que ao colocar dois mics captando a mesma fonte poderemos ter problemas de “fase”.  Mas quando o som da caixa chega primeiro no microfone da caixa ao invés do microfone do over, podemos descrever esta situação precisamente como diferença de tempo.

Em uma gravação digital você pode corrigir isso apenas colocando “em fase” as duas waveforms, fazendo elas começarem a onda no mesmo tempo.

FASE: Diferença de tempo ou Polaridade? 3
Diferença de tempo

A diferença de fase pode causar Comb filtering como já falamos NESSE POST, as vezes uma mudança sutil, porém profissionais experientes logo percebem quando há comb filter atuando no sinal.

 

Para evitar gerar mais confusão, tenha em mente isso:

FASE = TEMPO

Inversão de polaridade é outra coisa.

Talvez se  começarmos a usar o termo correto acabamos com essa grande confusão nos termos.

 

Leitura complementar:

Artigo inspirado no original do site theproaudiofiles.com

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

mitos do audio

Mitos do áudio revelados! Parte 1

Vou mais uma vez causar polêmica e discussão com este post, pois sei que muita gente que segue o blog faz ou já fez, concorda ou discorda de alguns desses mitos que eu vou comentar agora:

10 comentários

  1. Valeu Diego. Uma forma simples e didatica pra entender sobre o assunto! PARABENS!!!

  2. Parabéns pelo post.

  3. Paaatz Diego! EXCELENTE texto! Simples e objetivo. Perfeito!

  4. Um assunto complexo. O cancelamento de fase pode prejudicar bastante o som. Mas tb pode ser um elemento criativo. Ou não?

    • Acredito que sim Igor. Mas como você bem já disse: elemento criativo. Se desejarmos criar um som com as características sonoras de um comb filter, ao invés de buscar isso na equalização, podemos criar esse som “naturalmente” com o comb filter.

  5. Tema interessante pra debater e entender.
    O inversor de `fase` POLARIDADE, que apertamos o `botão` ( ø ) inverte a fase em 180˚ como se trocássemos + por – no AF ou pino 2 por 3 num cabo balanceado.
    Alguns aparelhos mais avançados permitem corrigir esses valores em 90˚, 270˚ o intermediárias delas. Sistemas, bass Reflex, Turbo XXX,etc partem desse junção de técnicas de posicionamento e formas de array.
    De outra forma podemos obter resultados similares, pode se captar mesmo sinal de uma fonte com 2 mics (iguais ou diferentes) posicionados a diferente distancia. Conferindo na tela (DAW) ambos sinais podemos movimentar uma delas em TEMPO. mais podemos perceber a forma de onda (SINOIDE) nos 4 ciclos (0˚ 90˚ 180˚ 270˚ ).
    Algo similar podemos perceber na captação de um AMP de GTR quando posicionamos o MIC ,CENTER-AXis, tratase de lóbulos e formas de onda geradas da forma conica do AF.
    Ou seja, quando falamos em manipulação de sinais devemos atentar nos aos fatores ELETRICO `POLARIDADE`(+/-), FASE ( TEMPO / DISTANCIA) que sera relativa ao posicionamento dos MICs e/ ou AF.
    Gde abç

  6. Diego Moreno, meus parabéns pela a ideá deste site que ajuda vários técnicos de áudio do interior não só da Bahia mas sim em todo o Brasil !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: