domingo , 15 setembro 2019
Início / Dicas / Montando o seu Home Studio #3 – Interface de audio e Monitoração

Montando o seu Home Studio #3 – Interface de audio e Monitoração

interface de áudio e monitoraçãoCom o Sistema de gravação já funcionando, vamos preparar a entrada e a saída do áudio.

Interface de áudio

Para que o áudio entre na sua máquina e você possa manipulá-lo no software de gravação você precisa de uma interface de áudio.

Existe uma infinidade de marcas e modelos de todos os preços no mercado e essa escolha é uma das mais importantes no processo de montagem do ‘Home Studio’ pois é ela que vai fazer a conversão do áudio do mundo analógico para o mundo digital e vice-versa.

O mais importante nessa interface é a qualidade do conversor AD-DA. No caso desse nosso pequeno estúdio que estamos montando, acho que uma interface com ‘2in’ e ‘2out’ seria suficiente. O que adianta você comprar uma interface enorme com vários ‘inputs’ e ‘outputs’ se você não vai ter como usa-la por não ter a quantidades de ‘Preamps’, microfones e ate estrutura física para isso.

Concentre-se no que é possível para não jogar dinheiro fora. Acho, realmente, que com 2 canais já da para fazer muita coisa. Economizaremos o dinheiro para outras coisas, também essenciais. A grande maioria dessas interfaces já vem com ‘Preamps’ de entrada, eles não são a melhor coisa do mundo, mas da para começar. Experimente a ‘Apogge Duet2’ e a ‘Avid Mbox 3’, acho que são excelentes exemplos. Sempre desconfie das que dizem fazer muito por muito pouco, lembra-se da estória do Papai Noel?

 

Monitoração.

Para a monitoração temos muitas opções com um custo beneficio excelente. Eu, particularmente, gosto de caixas com auto falantes de 8 polegadas e não consigo trabalhar com fones de ouvido.

Experimente as ‘Yamaha HS80’, ‘KRK Rokit8’ e as ‘Phonic P8’. Existem muitas outras na mesma faixa de preço (essas são bem baratas) com especificações semelhantes, mas não tive a oportunidade de ouvi-las.

Falando em fones de ouvido, você vai precisar de pelo menos 2 fones para que você e o músico possam gravar instrumentos acústicos sem a interferência do áudio reproduzido pela monitoração. Essas interfaces tem normalmente 2 saídas para fones com controle de volume. Atente para esse detalhe na hora da compra da interface para que posteriormente você não precise comprar um amplificador de fones.

Quanto aos fones de ouvido, realmente não tenho nenhuma sugestão quanto a marcas e modelos. Como já disse: detesto trabalhar no estúdio usando fones o que não significa que não seja uma solução viável para você.

No próximo ‘post’ vamos tratar dos microfones e cabos.

 

Sobre Beto Neves

Paulista, radicado na Bahia, gravou e mixou grandes artistas, como Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Claudia Leite, Netinho, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Rumpilezz, Timbalada, Harmonia do Samba, Bebel Gilberto, Banda Eva, Tony Garrido e muitos outros. Atualmente comanda o PA da banda Asa de Águia e é sócio AudioWorkshop e da Unidade Móvel Mix2go.

Confira também

Pro Tools 11, só o que ficou foi o nome.

Sou usuário dos produtos AVID, antes Digidesign, desde 1997 quando comprei uma interface AudioMidea com o Software Sessoin 8, o pai do Protools.

%d blogueiros gostam disto: