segunda-feira , 27 maio 2019
Início / Resenha / O Fator UAU!!!!!

O Fator UAU!!!!!

Como se destacar, conquistar e satisfazer seus clientes em um universo onde a informação nunca foi tão abundante e o acesso aos bons equipamentos nunca foi tão fácil?

 

O fato é que com a chegada da internet e do audio digital, a informação e acesso aos bons equipamentos estão ai disponíveis para todos , basta acessar o google, alguns clicks e tudo aparece na sua tela. Das técnicas de mixagem as revistas digitais de áudio, o blog do seu eng. preferido e milhares de plug-ins que simulam os equipamentos mais desejados a um preço razoável transformaram em pré-requisito o que antes era um diferencial.

 

Fator UAU!!!, mas o que significa isso?

 

O termo “fator Uau” foi inicialmente utilizado para referir as qualidades exclusivas de cada pessoa, que a elevam, a tornam única e diferente das demais. Num determinado indivíduo pode referir-se a óbvias capacidades de uauliderança, em outro a aptidões fora do comum para a matemática, em outro a um instinto maternal exacerbado. Resume as características que sobressaem, de forma mais ou menos evidente, naquela pessoa e a tornam memorável para os outros. O mesmo termo tem também sido associado às mais diversas áreas da atividade humana.

O conceito, tão debatido nestes tempos de aceleração da forma como nos relacionamos com o conhecimento, é aplicável a música, cinema, fotografia, design e publicidade

 

Mas e o que isso tem a ver com a masterização?

Bom, tem a ver essencialmente com a sensação de agrado imediato que o produtor ou artista sentem ao ouvir o resultado da masterização e algo o surpreende positivamente. Essa sensação privilegia a gratificação instantânea, reforçada por vezes por um entusiasmo que exterioriza a espectacularidade que ele encontrou no resultado das suas canções no album masterizado.

Nos associamos qualidade às coisas pelas quais experimentamos esta sensação. Estabelecemos com elas uma relação de enorme empatia e achamos obviamente que sobressaem das demais.

Mas se por um lado esta qualidade (Fator UAU) é importante naquilo que produzimos, de modo a destacarmos o resultado do nosso trabalho das dos nossos concorrentes, neste mercado voraz e feroz em que nos fazemos parte, não é menos importante que, após o apelo inicial, as coisas continuem a funcionar e a demonstrar, no cotidiano, o acerto em nosso trabalho.

 

No fundo, mais importante que o impacto inicial que é provocado ao produtor, é fundamental que gostemos cada vez mais do trabalho que fazemos nas músicas ao longo do processo de masterização e com o passar do tempo, à medida que elas vão atingindo ou fãs pelas as Rádios e os iPods, nós continuemos a achá-las belas e inspiradoras.

Como nas relações humanas, mais importante que uma paixão, ou que uma atração fútil por algo muito belo, é o amor duradouro. Este adora as qualidades e aprende a conviver com os pequenos defeitos. Otimista, chama-lhes “traços de personalidade”, porque assim como não existem pessoas perfeitas, não há masterizações isentas de imperfeições.

 

Qual é o seu “fator Uau? “

Cada boa masterização tem, na sua essência, uma ideia forte que conta a sua história e é perceptível como o seu ponto alto, pode ser o volume ou o timbre. É o seu “factor Uau”. Mas a mesma masterização resolve também, de forma mais invisível, um conjunto de pequenos problemas indispensáveis a que faça sentido e funcione como um todo no projeto todo como o equilibrio entre as músicas, a passagem entre elas e eliminação de ruidos. Tem espessura para além do que aparenta à primeira vista. Exige mais do que uma análise e não é nunca óbvio.

Eu trabalho a muitos anos como eng. de masterização e embora eu seja bem experiente eu adore masterizar, de verdade, a masterização para mim ainda é uma prática, que exige muita disciplina e um trabalho duro diário e eu ainda trabalho arduamente com paixão.

Eu valorizo muito o tempo e energia que o Produtor, o Arista e Eng. de mixagem, gastam em seus projetos e sempre me lembro como é importante para eles o dia da masterização. Isso não só me faz dar meu máximo em cada projeto, me faz ir sempre um pouco além na busca de um resultado melhor!

 

Esse é o meu fator UAU!!!

 

 

 

 

Sobre Carlos Freitas

Carlos Freitas é engenheiro de áudio há 30 anos e proprietário do estúdio de masterização Classic Master. Estudou na Berklee School of Music e na Faculdade Casper Líbero. Ao longo de sua carreira trabalhou com grandes artistas nacionais e internacionais. Possui 7 indicações ao Grammy Latino na categoria "Engenharia de Audio" e recebeu o prêmio PA de "Melhor Profissional de Masterização".

Confira também

VU Meter – O que é isso?

Saiba o que é e como funciona o VU Meter

%d blogueiros gostam disto: