quarta-feira , 24 abril 2019
Início / Dicas / Duplicando canais – Na estrada com Kadu Melo

Duplicando canais – Na estrada com Kadu Melo

Começando a primeira parte de uma série de posts sobre som ao vivo, vamos mostrar um truque usando canais duplicados.

 

Hoje, com a facilidade proporcionada no mundo digital, podemos ter infinitas opções de uso de ferramentas e roteamento do sinal.

 

 

A algum tempo atrás, o João Libarino www.facebook.com/joao.libarino me explicou como ele amenizava o vazamento do som de bateria no microfone de voz do baterista!Phil Collins

Ele prendia dois SM-57 e tinha dois canais na voz do baterista. O segundo canal estava com a polaridade invertida o que nos traria cancelamento, certo? Mas ele dosava a quantidade suficiente desse segundo canal para não existir o cancelamento completo, e também ficava pilotando esse segundo canal durante os momentos em que o baterista cantava.

 

Simplesmente sensacional!!!

Hoje com os consoles digitais, onde temos 1001 ferramentas e todas as idéias do mundo, podemos fazer isso de maneira mais simples e sem precisar pilotar.

Vamos aprender como  fazer algo parecido, só que na voz principal.

 

Cancelando o canal da voz principal

Use um  segundo canal do console e no input patch coloque o mesmo pré-amp de entrada do canal do cantor.

Primeiro faça todos os ajustes do canal principal, nível de entrada, correções, equalização, compressão e mandadas…

Agora copie 100% o canal original para o segundo canal.

Nesse segundo canal, inverta a polaridade. Como os dois canais estão exatamente iguais mas com a polaridade invertida, eu não terei som ok?

Entretanto, no compressor desse canal eu vou ajustar o threshold no nível de sinal de entrada no canal, nos momentos em que o cantor não esteja cantando, (vamos supor que, quando não tenho o cantor atuando, eu tenha um nível de sinal em -15dB, isso quer dizer que quando ele cantar, esse nível vai passar esses -15dBs certo?) e quando ele cantar o segundo canal terá o compressor acionado, como se você estivesse abaixando o volume do segundo canal. ao abaixar o volume pelo compressor, eu vou diminuir o cancelamento causado pela a polaridade invertida, sendo assim, a cada vez que o cantor se afasta do microfone ou parar de cantar, eu diminuo o vazamento, deixando o som mais limpo.

O ajuste fino do tempo de Attack e Release do compressor do segundo canal, faz com que você chegue a um resultado onde não ouça os efeitos desse cancelamento.

Deixar o segundo canal alguns dB mais baixo, também ajuda na inteligibilidade do resultado final

Utilizei por muito tempo esse “truque” quando fazia monitor para o Jorge Ben Jor, onde eu tinha muita interferência do som vindo tanto da bateria quanto dos amplificadores de guitarra dele.

 

Até semana que vem com mais dicas de som ao vivo!

Sobre Kadu Melo

Comecei minha profissão em 1997, trabalhando em bandas de bares e shows de pequeno porte. em 2000 ingressei na empresa paulistana Tukasom, onde obtive um Know How enorme. Em 2010 passei a trabalhar viajando com artista, Grupo Sensação, Bamdamel, Mafalda Minozzi, Pedro Mariano, Pedro e Thiago, Banda Hori, Fiuk, Jorge Ben Jor e Hoje com Fabio Jr. De 2011 a 2014 fui especialista de produto dos consoles Allen&Heath, onde aprofundei tecnicamente tanto na tecnologia como no mundo mais Business.

Confira também

Por que eu utilizo a curva de ponderação C ?

É sempre muito complexo falar sobre curvas de ponderação, neste post falarei porque uso a curva C para o meu controle de PA.

%d blogueiros gostam disto: