terça-feira , 17 setembro 2019
Início / Resenha / VU Meter – O que é isso?

VU Meter – O que é isso?

vu meter

O medidor de volume de audio , mais conhecido como VU (unidade de volume) é um dispositivo de medição de áudio. Ele é projetado para medir visualmente a “potência” de um sinal de áudio. VU é a abreviação de “unidades de volume” e é uma medida de potência de áudio média

O medidor de VU foi desenvolvido no final de 1930 para ajudar a padronizar as transmissões através de linhas telefônicas. Ela passou a se tornar uma ferramenta de medição padrão em toda a indústria de áudio.

E para que é usado?

O VU mede os níveis de som médio (RMS) e são projetados para representar visualmente a forma como os ouvidos humanos percebem volume.

O tempo de subida do ponteiro do VU (o tempo que leva para registrar o nível de um som) e o tempo da sua queda (o tempo que leva para voltar a uma leitura mais baixa) são 300 milissegundos.

O nível ideal de áudio para um medidor VU é geralmente em torno de 0VU, muitas vezes referida como “0dB”.

Como isso funciona?

Tecnicamente falando, 0VU é igual a 4 dBm, ou 1,228 volts RMS através de uma carga de 600 ohm.

Um medidor de VU responde de forma relativamente lenta e considera o volume do som durante um período de tempo e seu zero é definido como o nível em que existe 1% de distorção harmônica total do sinal gravado.
Já o dB, abreviação de “decibéis”, é uma medida de potência de áudio instantâneo. Um medidor de dB responde muito rapidamente e considera a potência de áudio em cada instante. e seu zero é definido como o nível em que há 3% de distorção harmônica total.

Os VUs funcionarm muito bem com sons contínuos, mas funcionam mal com transients rapidos, por isso são basicamente utilizados para uma medição media do som.

Devo usar o VU?

Sim, pois os medidores são importantes e devem ser mantidos em ou abaixo de zero para evitar distorções significativas em uma gravação mesmo a digital. Em certas situações, como quando há uma subida rapida com sons altos ou com instrumentos que são muito ricos em harmônicos, é possível ter a leitura do medidor em acima de zero, embora o medidor VU permanece abaixo de zero.

O nível ideal de áudio para um medidor VU é geralmente em torno de 0VU, muitas vezes referida como “0dB”.

Sobre Carlos Freitas

Carlos Freitas é engenheiro de áudio há 30 anos e proprietário do estúdio de masterização Classic Master. Estudou na Berklee School of Music e na Faculdade Casper Líbero. Ao longo de sua carreira trabalhou com grandes artistas nacionais e internacionais. Possui 7 indicações ao Grammy Latino na categoria "Engenharia de Audio" e recebeu o prêmio PA de "Melhor Profissional de Masterização".
%d blogueiros gostam disto: